[Duvida] Configuração razoável mas breaks no jogo

Henrik16

Power Member
Olá boa noite, tenho a seguinte configuração no meu PC:

OS: Windows 7 Ultimate
Mother: Asus P5QL Pro
CPU: Intel Core2Quad Q8300 2.5GHz
RAM: Kingston 2x2GB DDR2 800MHz
GPU: Asus ATi Radeon HD4890 1GB GDDR5
Fonte: Corsair TX650M
HDD: Samsung HD161HJ ATA Device (160GB, 7200RPM, SATA II)
Monitor: HP w17e

E o meu problema é que ainda a pouco estava a jogar Call of Duty Black Ops e de vez em quando (quando havia mais tiroteio, mais explosões), apanhava breaks no jogo, de poucos segundos mas como é obvio incomodava... apenas tinha o anti-virus ligado (AVG) que não estava a fazer quaisquer atualizações e por isso achei estranho e decidi vir aqui colocar-vos esta questão... jogo com a resolução no máximo que o monitor suporta (1440x900) o anti-aliasing está em 4X como foi a predefinição do jogo quando o iniciei. Suspeito que seja "problema" do disco pois quando faço o teste de desempenho de hardware que o windows dispõe obtenho nota de 7,2 e 7,6 em todos os componentes à exceção do disco que obtém 5,4... digam lá de vossa justiça! Obrigado!
 
Última edição:
Para esse disco é a classificação normal... e nada tem a ver com esses breaks... já experimentaste reduzir as opões graficas dessas explosoes e ver se o problema persiste? A grafica pelo pouco que sei das radeon é boazinha acho eu mas se o problema e so mesmo quando ha essas explosoes pode ser o problema... mais RAM tambem podia ajudar.
 
Asus ATi Radeon HD4890 1GB GDDR5


->
jogo com a resolução no máximo que o monitor suporta (1440x900)
-> anti-aliasing está em 4X


Esta ai o problema, baixa o AA e AF, ou baixa a resolução e deixa o AA ligado, mas baixa o AF.

 
Experimenta retirar o 4X nas opções do jogo e ve se se mantem os soluços.
Subir os Mhz do cpu uns 200Mhz pode ajudar um pouco.
 
O Black Ops é um jogo muito fácil de aumentar o desempenho sem reduzir muito a qualidade, nomeadamente reduzir os efeitos das explosões etc... Tudo através de tweaks na config.
 
Desinstala o Avg instala o Microsoft security, e retira o 4X nas opções do jogo passa para 2x, se continuar tira definitivamente.

Tens as drives estáveis, não digo só em jogos mas a tudo o que faças no pc?
É que as vezes nem sempre as drives mais recentes são as melhores
 
O disco se tiver problemas também pode causar alguns breaks, falta de informação.

O Problema só acontece nesse jogo?
 
Não, joguei Asassin's Creed: Brotherhood, Revelations e Crysis 2 e ele dava breaks, não era sempre mas dava... fico um pouco desiludido ao saber que tenho de baixar o AA e o AF :/ Mas fora dos jogos ele de vez em quando também se torna um pouco lento será o sistema operativo já com erros graves? Desfragmentei a semana passada e corrigi erros com o CCleaner a pouco tempo não sei será mais grave e tenha de reinstalar o SO? A Ram é a recomendada para o jogo e eu verifiquei o uso da memória durante o jogo e não passava dos 2,74GB ... quanto aos drivers da placa gráfica vou ver qual os drivers que tenho e ver qual o mais recente, penso que da ultima vez que reinstalei o SO, isto já ha mais de um ano talvez, deixei os drivers a cargo do Windows 7 a exceção dos drivers da placa gráfica, mas o Catalyst atualizou a pouco tempo mas não tem nada a ver com os drivers da gráfica digo eu.

Obrigado pela ajuda até agora pessoal!
 
Boas, antes jogava com o AF no minimo mesmo, desligado e continuava a dar breaks especialmente quando atingia um checkpoint mesmo que não existissem explosões, agora baixei de 4X para 2X o AA e notei melhorias tanto em tiro aberto como nos checkpoints mas tou um pouco desiludido pois uma gráfica desta e o preço que me custou não devia suportar bem os 4X pelo menos? Ou o monitor também não ajuda? É que já estou com ideias de comprar um novo com mais polegadas e LED ...
 
Humm estranho, nessa resolução mesmo com filtros deveria suportar sem problemas.

Vê a % a ser usado no cpu.

Manda um print com as temps da gráfica com o HWmonitor.

Já agora também com o HD tune no Heath.

Com uma gráfica de 3 Gerações atras não podes pedir muito, não podes ficar desiludido com isso, já tens a gráfica a bastante tempo...

É uma excelente gráfica sem duvida, mas hoje existe muito melhor, o teu cpu também não ajuda muito por causa do baixo clock.
 
Desiludido, devias de estar orgulhoso de ter durado tanto tempo sem dar o berro e ainda conseguires jogar jogos actuais.

Aumentar o tamanho do ecrã, vai aumentar a resolução e só vai piorar o problema.

Baixa a resolução para 1280x***, que já deves conseguir jogar com tudo ligado.


essa grafica nas condiçoes ideias so deverias notar o lag na resolução 1600+, mas tendo em conta o conjunto todo, (disco, memorias, CPU) é normal que não o consigas fazer.
 
Realmente estou inclinado a concordar com o vici nessa resolução devia correr o jogo com filtros sem grandes problemas apesar de já ser um sistema algo antigo, mesmo a nivel de cpu memórias e afins é mais do que o suficiente

Requisitos Recomendados
* Sistema Operacional Windows XP, Vista ou 7
* Processador de 2 núcleos de 2,6GHz Intel Core 2 Duo E4700 ou AMD Athlon 64 X2 Dual Core 5600+
* 2GB de Memória RAM
* 10GB de espaço em disco
* Placa de Vídeo NVIDIA GeForce 8800 GTS ou ATI Radeon séries X1900
* DirectX 9.0c
* Placa de som compatível com o DirectX instalado

O sistema do user está muito acima disto principalmente a gráfica.

Se calhar uma instalação nova do windows resolvia-te ai alguns problemas, no entanto se tivesse de apontar o dedo a algum componente apontava ao processador, já tive um quad dessa série e facilmente fazes oc nisso se tiveres board esse quad a 3.0Ghz já te deve desemrascar mais 1 ou 2 anos.
 
Pelo que acho embora já tenha alguns anitos ainda devia rodar bem os jogos atuais, quando comprei tinha acabado de sair esta ainda nem sabiam a data de lançamento das 5000 e eu já a tinha asserio custa-me acreditar que seja da gráfica, não será SO? Vocês é que percebem mais que eu pra isso vos estou a pedir ajuda, digam-me lá :( Aqui estão as temperaturas depois de jogar um pouco e com Malwarebytes a correr:

http://i49.tinypic.com/ejvuba.jpg

E aqui estão as do disco com o HD Tune:

http://i45.tinypic.com/1607imc.jpg


Aproveitei e tirei print também ao uso da RAM e do CPU:
http://i49.tinypic.com/30lm1q9.jpg

No ATi Catalyst o ventilador está automático e a velocidade está a 16% apenas... durante o jogo não noto qualquer barulho da acelaração da ventoinha...

http://i47.tinypic.com/2whfalv.jpg

Digam-me lá que acham... e se devo ou não comprar um novo monitor, queria aproveitar melhor a gráfica e ter uma melhor imagem como é obvio.

Cumprimentos e obrigado mais uma vez!

Icecosta poderias ajudar-me com o OC no processador? Tenho um tópico a pedir ajuda sobre isso! Obrigado.
 
Última edição:
Sim, agora mete.lhe meia duzia de anos em cima, principalmente num disco de 160GB que por sim já é pequeno e lento..

não compres um monitor novo se não estas a pensar em mudar de gráfica..

ou então vai na conversa " ha e tal devia de aguentar porque a placa custou um balurdiu em 2009" depois conta como foi..
 
Não é por ter custado um balurdio, a gráfica poucas vezes foi tocada ou realmente puxada, o monitor que pretendo comprar não é de topo e nem supera o que a gráfica devia aguentar é um Asus LED de 21,5 polegadas que custa uns 120€ mas ok vou desistir da ideia visto que não vai aguentar não é... eu coloquei a questão do disco e não me disseram nada mas era do que suspeitava também... o sistema não está equilibrado? À exceção do disco? Cumps! Não é ir na conversa, é ver o quanto o jogo pede e quanto eu tenho para dar ...
 
Última edição pelo moderador:
Eu apostava mais em conflitos de drivers... recentemente tive o mesmo problema tanto com o BO como com o MW2. Fiz uma limpeza completa de drivers AMD e instalei o 12.8 e resolvi o problema.

Eu com a minha anterior 4890 jogava BO em max settings com 4xAA e raramente tinha menos de 50 fps em full HD. Com essa resolução devias ter ~60 fps de media. Não descurando das anteriores opiniões já dadas, parece-me ser conflito de drivers...

EDIT: Maxperformance, a 4890 ainda é gráfica para jogar qqr jogo em full HD... não tenhas duvidas disso.
 
O conjunto em si já foi bom, mas com os anos vai degradando a performance, principalmente o disco.

e como viste mal baixaste o AA notas-te logo melhorias, é sinal que a gráfica já esta a ser puxada ao máximo por algum motivo.
a memoria ram pelo teu printscreen também parece estar aos 100%, esta sempre perto desse valor ?

maximoor sim eu sei, não a trocava por uma 7770 por ex. mas não é só a gráfica que conta, ja tinha dito que com uma config um pouco melhor essa gráfica só se devia queixar em 1600x e apenas nas cenas mais intensas.

o disco é pequeno por ex, a ram não é das melhores, CPU com clock baixo limita a placa.
 
Última edição:
maximoor houve um tempo em que não liguei o pc durante um grande tempo e quando liguei era só atualizações e atualizações já devo ter aqui com cada coisa uma em cima da outra, preciso de reinstalar o SO e instalar tudo certinho e direitinho pelo site da Asus para a mother e pelo da amd para a gráfica, eles tem os drivers atualizados? Ou tu instalas-te de outra maneira? Onde encontro os drivers mais recentes pra grafica? Fui ao site da amd mas só encontrei um software ... Maximoor aconselhas-me a comprar novo monitor? Curtia ter nova imagem e talvez mais tarde venha a comprar uma nova gráfica mas esta por enquanto ainda quero que dure pelo menos mais 1 ano a 2 anos que é quando a garantia acaba... 5 anos penso que seja aquela esperança media de vida que uma grafica deva ter apesar de ficar desatualizada muito antes logo no primeiro ano até... Vou reinstalar o SO enquanto me dizes onde posso arranjar os drivers direitinhos porque o windows 7 não trata lá muito bem das coisas... lol obrigado !


maxperformance tenho um cooler que já não é o stock cooler, está na minha configuração é um Noctua agora não me lembra o modelo mas com esse cooler gostaria de aumentar um pouco o processador e já pensei tambem ou em dar mais speed as memorias ou comprar mais uns 2GB o que penso devia chegar nao? O disco sim já tem uns 7 anos de uso já está mesmo velhinho e é lento e tambem ja tinha pensado em comprar um novo depois do novo monitor, a qual me aconselhavas? Cumps!

A memoria ram está em media nos 1,5 / 2GB
 
Última edição:
No ATi Catalyst o ventilador está automático e a velocidade está a 16% apenas... durante o jogo não noto qualquer barulho da acelaração da ventoinha...

http://i47.tinypic.com/2whfalv.jpg

Epá não consigo distinguir quase nada dessa foto mas overdrive é OC? se andas-te a fazer OC a grafica ja vai com 3 quase 4 anos admira-me ainda não ter berrado isso.
Mas mais importante ainda a 2 3 anitos atras o controlo automatico da velocidade da fan era mau pra simplificar se tu dizes que nem notas a fan acelarar muito possivelmente esse é o maior problema.
 
Back
Topo