[Duvida] Configuração razoável mas breaks no jogo

pois ja deves ter o disco cheio e uma quantidade de processos jeitosos a correr.

tenta formatar e instala apenas o necessário e vê como fica, se ficar bom não carregues muito o disco.
Se a massa térmica ainda for a de origem troca antes de começar a fazer OC.

a versão do catalyst dessa gráfica deve ser a 10 ou 11, alias penso haver uns que não são da AMD que funcionavam melhor mas não me recordo do nome.
 
Não, nunca fiz OC nunca mexi nas configurações ali no Catalyst aquilo tá como depois de ter reinstalado e a bios nunca foi tocada para esse efeito, então devo aumentar para 50% o ventilador por exemplo para tentar obter melhor desempenho? É que não noto qualquer barulho do aumento da velocidade do ventilador e pode ser disso digo eu...

EDIT -

Já estou a tratar disso maxperformance até porque eu esqueci de dizer que ao ligar o pc demora sempre cerca de 15 segundos enquanto aquela mensagem de "Bem-Vindo" aparece... já muita coisa foi instalada e depois ficava para ali desnecessariamente, estou a pensar comprar um novo disco talvez de 320GB mas como não posso comprar um de 6GB/s não sei se vale a pena... a minha board não tem suporte para 6GB/s... mas nos 3gb/s ate 70/80€ algum assim porreiro e melhor? Cumps e obrigado! Quanto ao monitor?

Se te conseguires lembrar do nome dos drivers agradecia! ;)
 
Última edição:
1º de tudo, se queres ter o Windows 7 tens que ter 4GB de RAM. 2GB pro W7 é curto, tvx por isso msm é que tenhas os breaks.

2º, saca os drivers da placa de rede (principalmente) e depois formata o disco.

3º depois de formatado e instalado o sistema operativo (W7 64Bit caso já tenhas os 4Gb ou 32 bit se tiveres apenas 2GB de ram), instala os drivers da placa de rede e actualiza o sistema operativo e instala drivers actualizados. Para os drivers da gráfica vai a esta pagina e saca os drivers para o S.O que tiveres instalado.

4º Faz overclock a esse processador. Esse processador é bom mas 2,5ghz já é muito curto para a maioria dos jogos actuais. Esse é outro motivo de falta de desempenho, provavelmente até tá a fazer bottleneck á gráfica. Acho que podes por isso a ~3,5Ghz sem grande stress.

5º Se a tua 4890 tiver um bom cooler, não atingir temperaturas exageradas, faz OC tbm á gráfica. A minha estava a 960/1100 e notei um bom boost e a temperatura máxima era de 85º, perfeitamente normal.


E sim, compra um monitor full HD, ~22 ou 23" porque a gráfica dá perfeitamente conta do recado. Eu já tinha o monitor de 24" com a 4890 e jogava tudo em High e very-high com filtros, inclusive o Metro 2033 q é o jogo mais pesado q já joguei, tinha uma media de frames equivalente á que tenho agora com a 6870 porque com a 4890 jogava em DX10 e não DX11, q é mais exigente. outro caso... Crysis Warhead DX10... continua a ser um jogo mto exigente e sempre joguei com óptima qualidade e fluidez. Ainda cheguei a jogar Crysis 2 antes de trocar de gráfica e fiz o jogo todo em modo Hardcore com 40~45 fps de media.
Se eu jogava estes jogos tão exigentes high quality / 1920x1080 e com um processador AMD 3.2, tu com esse Intel quad-core a 3,2 / 3,4 ghz se calhar ainda irás jogar melhor e se jogares bem estes, jogas bem qqr outro, inclusive BF3.

EDIT: Para a tua gráfica o ultimo driver é o 12.6 (W7 32 Bit) e (W7 64 Bit) http://support.amd.com/us/gpudownload/windows/legacy/Pages/legacy-radeonaiw-vista64.aspx. instalas esse e nunca mais irás precisar de instalar outro.
 
Última edição:
maximoor obrigado pela ajuda, já tenho os 4GB de Ram pois fiz logo isso quando decidi mudar para o windows 7 , talvez em breve passe a comprar mais 2 Gb para melhorar um pouco mais mas por agora ainda deve dar... estou a reinstalar o SO e já vou sacar os drivers da gráfica por onde disses-te, quanto ao OC do CPU podes dar-me umas dicas? Não sei como fazer nem a gráfica nem ao cpu, a minha gráfica tem bom cooler, alias, tem 2 fans, é esta aqui: http://www.asus.com/websites/global/products/2bgXQ8xJkV4odiKM/P_500.jpg vou comprar um novo monitor para ter melhor qualidade tanto em filmes como nos jogos pois quero melhorar o que puder agora mas como não estamos em grande tempo para gastar dinheiro nao posso exigir muito, mais 1 anito ou 2 que espero aguentar a configuração. Instalei o Windows 7 64bit Profissional e vou instalar os drivers do site da asus para ter tudo direitinho... vamos lá ver.. ajuda-me se puderes no OC. OBRIGADO!!

EDIT -
Eu a pouco tempo tive a jogar Crysis 2 e opa ainda aguentou muito bem asserio com 1440 x 900 so as vezes e que tinha uns breaks nada de mais mas jogava muito bem!
 
Para já deixava de lado o OC á gráfica, tens um cooler de jeito no CPU ou estás com stock cooler? se tiveres cooler no CPU faz OC ao CPU, quanto á ventoinha da gráfica utiliza um software como o trixx ou o MSI Afterburner para regular automaticamente o funcionamento da ventoinha consoante a temperatura da gráfica sobe.

Não recomendo fazeres OC ao cpu com stock cooler, se no entanto tiveres um cooler a sério passa pela secção de overclock tens lá bastante informação como fazer OC em socket 775 boa sorte.
 
icecosta tenho um Cooler Noctua NH-U12P tem 1 fan tenho 2 fans na caixa a tirar o ar e 2 a por o ar para dentro da caixa tem boa ventilação... vou ver como fazer e ver como aumentar o cpu quanto a grafica vou entao seguir o teu conselho pois com o catalyst ele mantem-se sempre a 15% mesmo puxado... depois de reinstalar vou instalar o crysis 2 e com a resolução de 1440 x 900 faço o teste... Obrigado pela ajuda mais uma vez! Vou comprar o monitor amanha em principio... o monitor é este: http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16824236100

E
DIt-
Não dá para sacar os drivers pelo site da AMD só saca o Catalyst ...
 
Última edição:
Hm... ok obrigado! Lol que burro ! xD Já saquei a mais recente do Catalyst a 12.8 Catalyst Software Suite exato? Vou concluir o resto dos drivers que fiz download através da asus e depois digo como vai o desempenho!

EDIT -

Instalei o catalyst mais recente mas a data do controlador fica em 17-08-2009 é normal?

Cumps!
 
Última edição:
Por caso esse foi o ultimo jogo que joguei antes de vender a HD 4890, jogava no máximo fluido com 1440x900, portanto da gráfica não é...

O teu disco como foi dito deve ser antigo e pode estar cheio, para alem dos processos todos...

OC na gráfica por agora não fazia, o que fazia era andar de olho nas temps, porque normalmente quando joga-se a fan sobe mais que 16% e é algo audivel.

Como o maximoor disse podes comprar outro monitor porque a gráfica ainda aguenta.

Tenho saudades da minha HD4890, bela gráfica sem duvida.
 
Hm... ok obrigado! Lol que burro ! xD Já saquei a mais recente do Catalyst a 12.8 Catalyst Software Suite exato? Vou concluir o resto dos drivers que fiz download através da asus e depois digo como vai o desempenho!

EDIT -

Instalei o catalyst mais recente mas a data do controlador fica em 17-08-2009 é normal?

Cumps!

Onde foste ver essa data do controlador?
Qual é a versão do catalyst que instalas-te?
 
Instalei a 12.8 ... vou instalar a 12.6 como disseste porque com a 12.8 não me reconhece o monitor e vamos ver se resolve .. :s


Fui ver a data do controlador pelas propriedades da gráfica...

Vici por acaso tou mesmo satisfeito com ela e pensar que nao podia comprar um monitor novo até me deixou maluco! :s
 
Instalei agora o Catalyst 12.6, o monitor foi detetado logo que o Service Pack 1 foi instalado. Agora fui ver a data do controlador e já está a 03-07-2012 que é a mais recente para esta gráfica penso.

Noto o pc bem mais rápido claro e como reinstalei vi bem as coisas que aqui tinha desnecessárias que abriam processos e tornavam o pc muito mais lento, ainda não tive a oportunidade de experimentar o jogo mas assim que experimentar já digo qualquer coisa. Obrigado pelos programas que me recomendas-te icecosta, tenho o MSI Afterburner ligado e ontem reparei que a temperatura inicial da gpu é de 48ºC mas passado um pouco como o MSI Fica ligado vou ver e já se encontra a 43ºC o que é muito bom e um pouco de stress à gráfica faz com que o programa responda bem rápido! Obrigado pela ajuda, assim que testar em jogo eu digo!

Cumprimentos!! Foi uma grande ajuda ;)
 
Na altura não vi as temps.. já estive a jogar Black Ops com os 1440x900 AF tá desligado AA em 4X não tive breaks mesmo a jogar a missão com mais explosões e tiros (S.O.G.) nem mesmo ao chegar a um checkpoint... tudo ok, as temps chegaram no máximo a 60ºC quando o uso da GPU estava a 99% ... Muito obrigado a todos aqueles que se disponibilizaram a ajudar! Vou comprar novo monitor e espero ter melhor qualidade de jogo :)

Vici reparei que no MSI Afterburner mesmo a temperatura da gráfica a chegar aos 60 e com o modo automatico ativado que a velocidade da fan não se mexeu dos 50 ... é normal? Eu já a vi mexer quando corri o furmark 3D ...

Cumprimentos!!
 
O meu mexeu porque era uma reference, já o teu deve ser non reference logo não precisa de tanta rotação para manter fresco...

Furmark é normal que ouças, pois ele puxa ao máximo da gráfica.

Usaste drivers mais antigas certo?

Estou a ver que as novas drivers para gráficas mais antigas estão a ter alguns problemas.
 
Sim usei, a mais recente era 12.8 e só funcionou com a 12.6 mas está tudo ok não encontro problemas... mas com a anterior ficava com o controlador datado a 2009! Agora está 07/2012 ;)

A velocidade da fan está a 50% normalmente mas temos de pensar que são duas fans que a gráfica tem.
 
Problemas nas drivers, portanto já sabes, por agora não vale apena actualizar.

Nem acho que vais ter mais vantagens a nivel de desempenho com novas drivers, pelo contrário como viste até ficou pior.

Estando a 50% da fan e mesmo assim não a ouves está bom :)
 
Back
Topo