[Dúvida] Criar um "programa"

Boas pessoal, este é o meu primeiro post cá no fórum (espero que esteja no sítio certo).
Vim parar a este fórum com o intuito de que alguma alma caridosa me possa ajudar num projecto que quero ver se consigo desenvolver...

Em que consiste:

--> Básicamente o que pretendo é criar algo para um helpdesk, ou seja, tenho lá a minha lista de clientes certo? Um cliente (por ex) liga com alguma dúvida. E o que eu pretendo é uma interface, onde eu possa pesquisar esse cliente pelo nome, ou algo do género, e registar lá o seu pedido/dúvida. A esse pedido teria de ser atribuído um número, e mais algumas outras opções que ainda tenho de ver. Uma vez que esse pedido é resolvido é-lhe atribuido um estado "CLOSED".

Não sei se me fiz entender....
Agora o que eu quero saber é em quê, me aconselham a fazer isto?
Saudações.
 
Hummm isso já em complicado, tenho algumas noções c, visual basic, pascal, php, css, javascript e pouco mais... mas estou um pouco enferrujado! xD
Saudações.
 
Se o objetivo é aprender ou relembrar noções de programação, qualquer linguagem serve. Só é preciso criar um interface que se ligue a uma base de dados. Eu faria em Python, mas é uma preferência pessoal.

Se só queres mesmo resolver o problema, seria muito mais rápido instalar um programa já feito (procura no google por "issue tracking").
 
Se o objetivo é aprender ou relembrar noções de programação, qualquer linguagem serve. Só é preciso criar um interface que se ligue a uma base de dados. Eu faria em Python, mas é uma preferência pessoal.

Se só queres mesmo resolver o problema, seria muito mais rápido instalar um programa já feito (procura no google por "issue tracking").

E o que seria preciso para fazer isso como disses-te?
Saudações.
 
Se for uma coisa assim rudimentar , a correr pela consola, podes fazer praticamente em qualquer linguagem sem muito problema (c,c++'Java,vb etc...) em q vais introduzindo os dados e vai guardando num file e vai lendo dela,

uma coitadinha mais bonitinha requer já um suporte de uma base de dados e uma aplicação GUI toda bonita :p
 
E o que seria preciso para fazer isso como disses-te?
Saudações.

Há muitas maneiras diferentes. Tens de procurar bibliotecas para fazer interfaces (sejam eles gráficos, web, linha de comandos...) e para interagir com base de dados (SQLite pode ser bom para começar, e dependendo da aplicação até para acabar). Dá uma vista de olhos ao tutorial do Django e vê se é algo que te agrada e que te sentes capaz de fazer. Nesse caso é um interface web que facilita a interação com a base de dados.

E como disse o daveseco7, pode ser uma coisa tão simples como correr comandos SQLite diretamente na consola (acho que isso acaba por ser mais simples do que um ficheiro, porque tens de fazer o parsing das linhas para obter a informação).
 
Última edição:
Podes sempre utilizar HTML5, ficas com uma aplicação WEB que podes usar em vários pc's com a mesma base de dados partilhada.
Basicamente, fazes um site.
 
Back
Topo