dúvida de ATA's

Sahaqiel

Power Member
Boas,

a minha dúvida é a seguinte:

Imaginem que existe uma motherboard que só suporta ATA até 100 e que se queria ligar um disco rígido que por acaso é ATA 133.
A motherboard vai conseguir reconhecer o disco, estando este limitado por causa da motherboard, ou simplesmente a motherboard nem sequer o reconhece?

Cumps
 
sim, eu já li que ata 100 ou ata 133 é quase o mesmo, mas a motherboard é suposto reconhecer discos ata 133, mesmo k só suporte ata 100?
obrigado
 
Mesmo que a motherboard s´o suportasse PIO mode ela reconhecia sp o disco desde que o mesmo possa trabalhar em PIO. Agora podes vir ter problemas por causa do tamanho do disco que a mobo reconhece, mas isto é idependente do disco ser ata33/66/100/133.
De resto ñ te preocupes.
 
obrigado pela ajuda, no entanto aki vem mais uma dúvida :)
eu li na página da pcguia que se se usar cabos IDE com 40 "wires", discos com U-ATA mais recentes podem não ser detectados. Estas dúvidas começaram todas com o facto de um disco que eu comprei Ultra ATA/133 Data Transfer Rate (link) não ser detectado pela motherboard ( Asus P4c800 deluxe ). Eu uso os tradicionais cabos IDE e portanto se calhar precisava de comprar uns cabos que existem tbm, só k com 80 "wires", segundo li.
O cabo que em princípio precisaria de comprar é o seguinte:
z_000553idecable80.jpg


Portanto a minha dúvida mesmo é saber se precisarei mesmo de comprar este cabo ou não, é que já tentei de tudo, mudar os jumpers para todas as posições indicadas na parte de trás do disco ( são as mesmas k a página da net diz) e não detecta nem por nada :( . Último recurso mesmo é comprar este cabo. Portanto, posso avançar e comprar o cabo ou acham que o problema é do disco em si? Se estou a analisar o problema mal, avisem.

P.S. : já tentei com outros discos abaixo de ATA 133 e funcionam todos.
 
Back
Topo