1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

dúvida de ATA's

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Sahaqiel, 27 de Abril de 2004. (Respostas: 4; Visualizações: 913)

  1. Sahaqiel

    Sahaqiel Power Member

    Boas,

    a minha dúvida é a seguinte:

    Imaginem que existe uma motherboard que só suporta ATA até 100 e que se queria ligar um disco rígido que por acaso é ATA 133.
    A motherboard vai conseguir reconhecer o disco, estando este limitado por causa da motherboard, ou simplesmente a motherboard nem sequer o reconhece?

    Cumps
     
  2. Tafinho

    Tafinho Power Member

    Não vais notar diferença nenhuma, mesmo que a motherboard fosse ATA133.
     
  3. Sahaqiel

    Sahaqiel Power Member

    sim, eu já li que ata 100 ou ata 133 é quase o mesmo, mas a motherboard é suposto reconhecer discos ata 133, mesmo k só suporte ata 100?
    obrigado
     
  4. NeoToPower

    NeoToPower 1st Folding then Sex

    Mesmo que a motherboard s´o suportasse PIO mode ela reconhecia sp o disco desde que o mesmo possa trabalhar em PIO. Agora podes vir ter problemas por causa do tamanho do disco que a mobo reconhece, mas isto é idependente do disco ser ata33/66/100/133.
    De resto ñ te preocupes.
     
  5. Sahaqiel

    Sahaqiel Power Member

    obrigado pela ajuda, no entanto aki vem mais uma dúvida :)
    eu li na página da pcguia que se se usar cabos IDE com 40 "wires", discos com U-ATA mais recentes podem não ser detectados. Estas dúvidas começaram todas com o facto de um disco que eu comprei Ultra ATA/133 Data Transfer Rate (link) não ser detectado pela motherboard ( Asus P4c800 deluxe ). Eu uso os tradicionais cabos IDE e portanto se calhar precisava de comprar uns cabos que existem tbm, só k com 80 "wires", segundo li.
    O cabo que em princípio precisaria de comprar é o seguinte:
    [​IMG]

    Portanto a minha dúvida mesmo é saber se precisarei mesmo de comprar este cabo ou não, é que já tentei de tudo, mudar os jumpers para todas as posições indicadas na parte de trás do disco ( são as mesmas k a página da net diz) e não detecta nem por nada :( . Último recurso mesmo é comprar este cabo. Portanto, posso avançar e comprar o cabo ou acham que o problema é do disco em si? Se estou a analisar o problema mal, avisem.

    P.S. : já tentei com outros discos abaixo de ATA 133 e funcionam todos.
     

Partilhar esta Página