duvida de funcionamento do cd-rw

pedronunocosta

Power Member
Olá,

os ficheiros num cd-rw tb podem ficar fragmentados? Pergunto isto pq nalguns cd-rw que uso para guardar os programas de instalação (tipo vários programas que se sacam da net), ao fim de algum tempo de "apaga ficheiros, guarda ficheiros, apaga ficheiros", começam-me a aparecer erros de leitura. Normalmente consigo sempre recuperar os ficheiros, e se passar todos os programas do cd para o hd, formatar o cd e recopiar tudo para lá, o cd-rw funciona sem problemas; o cd apenas começa a dar alguns erros depois de repetir o processo "apagar ficheiros, copiar ficheiros, apagar ficheiros, etc".

A impressão que me dá é que como estou sempre a copiar e apagar coisas destes cd-rw os gajos parecem que se "confundem" e passado algum tempo começam a dar erros de leitura. Se eu fizer o procedimento que descrevi, volta tudo ao normal.

Isto é um bocado angustiante pois estes cd's servem para guardar vários programas (para não ter que estar sempre a fazer o download quando preciso deles) e como de vez em quando aparecem versões novas eu apago a versão antiga do cd e copio para lá a nova versão.

tenho um LG GCE-8160B (16x10x40) e os cd-rw que uso são uns Acer de 4x, e uso o Easy CD Creator Platinum 5.1 no Win ME. Já agora o gravador está como master no ide2 e tem um cd-rom samsung 52x como slave.

Alguém tem ideias? Isto é normal acontecer?

Obrigado,

PC
 
Por acaso nao estas a usar o Direct CD pra formatar os CDs para ke possas arrastar pelo "explorer" os files pro CD, funcionando o CD como HDD?
Se é então isso dos erros é normal... o Direct CD e Ezcd Creator suckam (qq versão).

Deixo-te um/dois conselho(s)... mantem os files no disco e qdo tiveres espaço grava num cd. ou entao vai gravando pro CDRW (sem usar o Direct CD) deixando a sessão aberta, qdo tiver cheio ou kiseres apagar algum file copia pro hdd e volta a gravar...

é seca, nao é?
mas é a vida:003:
 
parece q tb há um programazito da ahead software (os mesmos do nero) chamado InCd q funciona +/- como o direct cd... nunca usei mas dizem q é bom. experimenta usar esse, pode ser q resolva o problema
cheers
 
cd rw

:'(hoje descompactei o arquivo para uma pasta
meto o cd na drive escolho a opção do nero criar cd de dados
o nero guarda o arquivo e até faz a verificação dos dadods do cd
mas quando meto o cd na drive despois de gravar a cusa cd vazio volto a abrir a opção cd de dados mas o mais estranho é que lá estam os dados gravados mas acusa vazio
o probelma é do pc ou do cd?
será que o cd estragou por ter apagado o jogo ke lá estava antes de por novo arquivo?:'(
 
Back
Topo