Dúvida de iniciante no mundo mac...

Olá a todos.

Este é o meu primeiro post nesta comunidade. Cheguei até aqui ao pesquisar reviews e críticas de portáteis. Mas vamos ao que interessa.

Sendo um utilizador de computadores ditos "normais", ando ultimamente, e por me estar a preparar pra comprar um portátil, a pensar adquirir um macbook pro 15. Pelo seu design, beleza e tb por todas as boas críticas que ouço fazer-lhe. Agora vem a parte complicada. Nunca usei um MAC logo não sei se os meus programas de trabalho serão compatíveis com o sistema operativo.

Assim se alguém souber gostava de confirmar se os programas de contabilidade Sage Infologia e Primavera Software funcionarão neste portátil.

Obrigado
 
Em princípio não devem funcionar, mas podes instalar o windows no mac também (através do bootcamp ou do paralels) e depois aí instalas os programas específicos.

Procura ler mais sobre isso na net (instalar o windows no mac), para tentares perceber se podes/queres adoptar essa solução, ou se preferes dexar-te ficar com um pc.
 
pois essa é a ideia que me transmitem.

Quanto ao instalar o windows no mac já tinha essa ideia. A dúvida é: instalando o windows este portátil comporta-se tal e qual como qualquer outro usando o windows ou existirão incompatibilidades?

Desde já obrigado pela resposta.
 
pois essa é a ideia que me transmitem.

Quanto ao instalar o windows no mac já tinha essa ideia. A dúvida é: instalando o windows este portátil comporta-se tal e qual como qualquer outro usando o windows ou existirão incompatibilidades?

Desde já obrigado pela resposta.

Actualmente, como os macs também já são x86, não deves ter problemas de compatibilidade. Poderias ter um outro stress com drivers, mas não te posso dizer se tal acontece uma vez que já não possuo mac e portanto não sou "desta geração" :P

De qualquer maneira alguém te dará mais feedback aqui ;)
 
Funciona exactamente como outro PC qualquer, mas sinceramente penso que .... até melhor!
Quanto aos referidos drivers, para isso serve o Bootcamp, encarrega-se de fornecer todos os drivers necessários para o hardware funcionar perfeitamente no windows! É só miminhos!
A apple a fazer o trabalho todo, para os meninos descansarem, sim senhor!
 
Última edição:
Bem no teu caso acho que vou ser do contra

Qual é rácio que pretendes utilizar esses programas? Parece-me pelos teus posts (posso estar enganado) que farás um uso mais intensivo desse software.

Comprar um mac para estar sempre no Windows não me parece grande ideia. Se os conseguires correr bem em virtualização aí já pode ser outra conversa.
 
É assim.

O uso que vou dar ao computador será principalmente trabalho. Estes programas que mencionei mais internet, programas tipo word e excel. Obviamente que depois tb terá o seu uso na parte de lazer como ver filmes, ouvir música e, muito raramente, um jogo ou outro.
O que me leva a pensar neste portátil é sem dúvida o design espectacular dele. Simplesmente imbatível. E quanto a prestações pelo que leio parece-me ser uma máquina do "caraças" como se diz cá no norte :).
 
É assim.

O uso que vou dar ao computador será principalmente trabalho. Estes programas que mencionei mais internet, programas tipo word e excel. Obviamente que depois tb terá o seu uso na parte de lazer como ver filmes, ouvir música e, muito raramente, um jogo ou outro.
O que me leva a pensar neste portátil é sem dúvida o design espectacular dele. Simplesmente imbatível. E quanto a prestações pelo que leio parece-me ser uma máquina do "caraças" como se diz cá no norte :).

Eu pessoalmente não te recomendava. Estou com o timber. Vais comprar um mac e passar a maior parte do teu tempo no windows.

Acho que mais vale investires numa máquina não apple e com o mesmo dinheiro podes comprar outro tipo de máquina (com melhores specs).
 
Funciona exactamente como outro PC qualquer, mas sinceramente penso que .... até melhor!
Quanto oas referidos drivers, para isso serve o Bootcamp, encarrega-se de fornecer todos os drivers necessários para o hardware funcionar perfeitamente no windows! É só miminhos!
A apple a fazer o trabalho todo, para os meninos descansarem, sim senhor

Melhor duvido que funcione. Isso é a tua cabeça a fazer o resto ;)
 
Tens várias. Como é óbvio tens diversos tipos de portáteis, para vários preços, mas a Hp tem alguns modelos jeitosos com preços apelativos, a sony também tem alguns vaio engraçados (sinceramente não sei bem em termos de preço se é tudo puxado ou se eles têm coisas mais económicas), a Asus.

Uma coisa que tens de ver é que tipo de hardware precisas. Depois consoante o que precisas e o que podes gastar, tens de ver o mercado. Até pode ser que te compense comprar um computador com hardware não tão recente a um preço melhor. Por exemplo a sony estava a vender uma série dos vaio de 15.4'' core 2 duo a 1000 e poucos euros. Vi-os há dias numa loja qualquer que agora não me recordo (talvez o *****? ... siceramente não me recordo).

Dá uma vista de olhos nos sites destas lojas, para teres uma ideia:

www.poweron.pt
www.*****.pt
www.*****.pt
 
Bem se gostas mesmo de algo talvez a melhor opção seja mesmo comprares isso.

Ficas satisfeito e com o Bootcamp podes usar como qualquer portátil Windows.

A relação preço/material não é grande coisa mas olha ficas satisfeito.
 
quebraqueixos,

Correr windows em mac não te vai dar o mesmo desempenho que correr em outro computador utilizando drivers do fabricante. Os controladores dados pela apple são para dar o suporte "minimo" aos componentes. Mesmo assim eles são suficientemente bons para o pessoal dizer que é a mesma coisa, mas não é. Para te evitar poblemas vai com o software autorizado a uma casa que tenha mac a venda expostos e esplicas a tua situação e eles de certo te instalam os programas numa maquina para verificares o seu desempenho. Podes tambem ir a ***** ver se aquela historia dos Macmini dados para "testDrive" ainda continua.
 
quebraqueixos,

Correr windows em mac não te vai dar o mesmo desempenho que correr em outro computador utilizando drivers do fabricante. Os controladores dados pela apple são para dar o suporte "minimo" aos componentes. Mesmo assim eles são suficientemente bons para o pessoal dizer que é a mesma coisa, mas não é. Para te evitar poblemas vai com o software autorizado a uma casa que tenha mac a venda expostos e esplicas a tua situação e eles de certo te instalam os programas numa maquina para verificares o seu desempenho. Podes tambem ir a ***** ver se aquela historia dos Macmini dados para "testDrive" ainda continua.

Suporte mínimo?! Tudo o que está dentro de um MacBook Pro está também em centenas de outros computadores feitos para correr Windows. O Windows num MacBook Pro corre tão bem como em qualquer outro computador com especificações semelhantes. Não só é a opinião consensual como já experimentei jogos (que são, evidentemente, mais exigentes do que o software referido) no MacBook Pro e correram perfeitamente de acordo com as expectativas.
 
Podes sempre usar uma solução de virtualização como o Parallels

Assim não precisas de estar sempre a fazer dual boot e podes usar o Office for Mac, que na minha opinião, até é melhor do que o para windows (pelo menos o 2003; ainda n experimentei o 2007).
 
Melhor duvido que funcione. Isso é a tua cabeça a fazer o resto ;)

Pois será, será, mas deixa-me ser feliz assim :)

Agora a piada da coisa é que o OS x e tal, corre bem em PC e tal é tudo markting e tal não permite correr em pc legalmente para não perder o controle do SO e tal e tal e tal... agora o windows correr perfeitamente em Mac, ou até melhor até porque os componentes, como se sabe, são bem escolhidos para funcionarem em conjunto, já é da minha cabeça...
...pois sim! :007:

Quanto a verdadeira questão, partilho da opinião que se é para usar só windows, deveria optar por um pc windows! Agora se pensas que precisas porque não conheces as alternativas para os variados objectivos que tens em mente, ou algum software especifico windows, aí já deves pensar! Existem boas opções, já referidas, para dar a volta à questão!
Digo isto, porque passei pelas mesmas dúvidas antes de comprar o MB pro, agora praticamente só uso OS x, recorrendo ao windows para algum software especifico, tanto via Bootcamp(arranque) como via VMware fusion(virtualização para a partição bootcamp).
Além de satisfazeres o teu pequeno capricho, ficas na realidade bem servido, até porque podes usar os dois SO ou até os 3 (linux), numa grande máquina!
 
Última edição:
Pois será, será, mas deixa-me ser feliz assim :)

Agora a piada da coisa é que o OS x e tal, corre bem em PC e tal é tudo markting e tal não permite correr em pc legalmente para não perder o controle do SO e tal e tal e tal... agora o windows correr perfeitamente em Mac, ou até melhor até porque os componentes, como se sabe, são bem escolhidos para funcionarem em conjunto, já é da minha cabeça...
...pois sim! :007:

Para além de não ter percebido absolutamente nada do que disseste, é fácil de ver que o windows emulado não pode ter melhor desempenho do que nativo. Não achas?
 
Para além de não ter percebido absolutamente nada do que disseste, é fácil de ver que o windows emulado não pode ter melhor desempenho do que nativo. Não achas?

:lol: ... a ideia era essa!

Referia-me ao Windows a correr via bootcamp e não emulado!

Seja como for em relação a essa situação, utilizo também o vmware fusion para correr o windows, utilizando a partição do bootcamp... comparações de desempenho a parte, o arranque do windows é bem mais rápido que se arrancasse o pelo próprio windows nativo ao ligar o computador!

Off tópic: aquela confusão referia-se à discussão do OSX em pc, mas presumo que pelo menos a última parte da frase, que era realmente o que importava, não estava difícil!
 
Back
Topo