Dúvida de iniciante

Doraemon

Power Member
Boa tarde! Ainda sou iniciante em linux e, por isso, estou com uma dúvida que pode não ter muito sentido... Então é assim, o meu slackware não inicia em modo gráfico porque não detecta a placa gráfica e queria actualizar o kernel para o 2.6 para ter suporte a nível de drivers... O problema é que como não consigo aceder à net pelo linux tive de utilizar o winows para fazer o download do kernel... A seguir copiei o ficheiro para um dvd e pen, mas não sei que comandos utilizar paa aceder a estes dispositivos! O sistem operativo está instalado num portátil com a placa gráfica Nvidia geforce go 7400... Espero que possam esclarecer esta dúvida de iniciante!
 
Última edição:
Já acedi ao directório media, fiz ls e acedi a todos os dispositivos lá listados... Dentro de cada dispositivo fiz também ls e não me listou nenhum ficheiro, devendo um deles conter o ficheiro do kernel...
 
Use o seguinte comando (o ficheiro pode estar oculto)

cp <nome do ficheiro> <directoria onde quer que o ficheiro seja posto>

Se o ficheiro não estiver oculto, podes ter gravado mal o ficheiro no dvd ou na pen
 
Boa tarde! Ainda sou iniciante em linux e, por isso, estou com uma dúvida que pode não ter muito sentido... Então é assim, o meu slackware não inicia em modo gráfico porque não detecta a placa gráfica e queria actualizar o kernel para o 2.6 para ter suporte a nível de drivers... O problema é que como não consigo aceder à net pelo linux tive de utilizar o winows para fazer o download do kernel... A seguir copiei o ficheiro para um dvd e pen, mas não sei que comandos utilizar paa aceder a estes dispositivos! O sistem operativo está instalado num portátil com a placa gráfica Nvidia geforce go 7400... Espero que possam esclarecer esta dúvida de iniciante!

provavelmente tens de montar o dispositivo antes

dá uma vista de olhos ao comando mount.
 
Use o seguinte comando (o ficheiro pode estar oculto)

cp <nome do ficheiro> <directoria onde quer que o ficheiro seja posto>

Se o ficheiro não estiver oculto, podes ter gravado mal o ficheiro no dvd ou na pen

Tinha feito cp -i linux-2.6.3.tar.bz2 /usr/src/ sem resultado...


spastikman disse:
provavelmente tens de montar o dispositivo antes

dá uma vista de olhos ao comando mount.

Fiz o seguinte,

mkdir /mnt/usb
mount -t /dev/sda1 /mnt/usb

mcedit /etc/fstab
/dev/sda1 /mnt/usb vfat noauto,users,rw 0 0

mount /mnt/usb

mas também não resultou...
 
Claro..., ele deu o link de uma secção privada do fórum...

O que ele se refere está numa das revistas anteriores. Vou procurar qual e depois coloco aqui o link.

abraços, HecKel

EDIT:
Afinal é mesmo da última edição, vê o artigo aqui: http://www.revista-programar.info/
 
Última edição:
Bom, agora a dúvida é outra... Sempre que faço # make menuconfig para aceder ao filesystems do menukernel, diz
make: *** No rule to make target `menuconfig'. Stop.
O que deve ser feito neste caso? Agradeço mais uma resposta...
 
No slackware não sei como se usam os repositórios..., mas julgo que o que te falta é o build-essential. Tenta instalar isto pelo gestor de pacotes do slackware.

abraços, HecKel
 
Slackware não falta build-essential nada, estive algum tempo com essa distro (foi a minha primeira), e sei como funciona.

Já que és novo nisto insere o CD1 do Slackware (ou o DVD), montas e vai a /directorio-onde-montaste/testing/packages/linux-2.6.18 (isto caso tenhas o 11, se nao é outra versao do 2.6) e:
installpkg *.tgz

Depois disto fazes:
lilo -v

E ficas com um kernel 2.6 do slackware com uma configuração genérica. :)

Cumps,
 
Em vez de me preocupar com o trabalho em Haskell que tenho de entregar ando mais preocupado em iniciar o slackware em modo gráfico... Bom, tenho mesmo de o conseguir fazer para ficar sem essa preocupação!


Slackware não falta build-essential nada, estive algum tempo com essa distro (foi a minha primeira), e sei como funciona.

Já que és novo nisto insere o CD1 do Slackware (ou o DVD), montas e vai a /directorio-onde-montaste/testing/packages/linux-2.6.18 (isto caso tenhas o 11, se nao é outra versao do 2.6) e:
installpkg *.tgz

Depois disto fazes:
lilo -v

E ficas com um kernel 2.6 do slackware com uma configuração genérica. :)

Cumps,



Como tinha dito, não estou a conseguir aceder a essas drives... Seguindo instruções de vários artigos, monto os dispositivos mas não consigo aceder aos mesmos... No artigo da revista "Programar" dizia para aceder ao menu do kernel para editar filesystems e a seguir montar o dispositivo, mas quando tento aceder ao menu, através do # make menuconfig, aparece a mensagem *** No rule to make target `menuconfig'. Stop.

Podem colocar aqui o exemplo de como montar uma drive de dvd-rw? Posso ter efectuado erros de montagem... Esse é o único dispositivo do portátil com a capacidade de ler cds! Apesar de já estar a ser aborrecido, espero que possam ajudar :)!
 
Última edição:
É assim, tu em 1º lugar tens que ver onde estao os dispositivos que queres montar, faz um dmesg, onde te ira aparecer qq coisa do genero : dvd drive samsung found at hdc, ou pen kingston found at sda1, depois como root, montas o dispositivo, vamos ver por exemplo o gravador :

#mount /dev/hdc /mnt/cdrom

lembra-te que deves ter o directorio cdrom criado no mnt, que ja deves ter...

depois fazes : #cd /mnt/cdrom

ai fazes ls -l
e vais ver todos os ficheiros que estao dentro do cd.

Tu deves usar o cd ou dvd da instalacao do slackware procurar pela kernel que instalaste, por exemplo no directorio testing/linux-2.6.17.3, encontras para ai 3 pacotes .tgz, o kernel-source, o kernel-headers e o kernel-modules e ainda o kernel-generic e o alsa, deves instalar os pacotes da kernel que queres ( como root )

#installpkg kernel-source-2.6.17.3.tgz
#installpkg kernel-headers-2.6.17.3.tgz
#installpkg kernel-modules-2.6.17.3.tgz

depois actualizas o lilo

#lilo

e reinicias o pc.

Quanto ao erro do make menuconfig, deves fazer esse comando como root e no directorio
/usr/src/linux-versao_que_Tens_instalada

so ai da para correres esse comando, mas se nao percebes muito da configuracao da kernel nao mexas ( lol ) ou procura no google.

Não desistas do Slackware é a melhor distro de GNU/Linux que há, dá mais trabalho, mas assim que fica a trabalhar nunca mais tens problemas.

Qualquer coisa apita..
 
Quando faço dmesg só me aparece, de forma repetida e preenchendo a ecrã,
shpchp: shp_init : shpc_cap_offset == 0
shpchp: Standard Hot Plug PCI Controller Driver version: 0.4

Mas os drivers já não são problema :) !

Agora tenho várias perguntas...
A primeira é saber como reconfigurar o teclado, ou seja, quando instalei o sistema fiz next e adoptei uma configuração Alemã... De que forma o reconfiguro sem ter de reinstalar o sistema?

A segunda tem a ver com o kernel. A partir do cd4 encontrei o kernel 2.6.18, instalei como foi atrás referido, actualizei o lilo e reiniciei... Logo no login apareceu linux 2.4.33.3, ou seja, concluo que não alterou...

A terceira está relacionada com o modo gráfico... Instalei os drivers da placa, fiz startx e o ecrã ficou preenchido por uma imagem da nvidia, mas logo a seguir deu o erro failed to initialize core devices... Mais uma vez, espero que me possam ajudar :) !
 
Última edição:
Ok, vamos lá por partes.

1º - para reconfigurares o teclado podes fazê-lo pelo Control Center do KDE, ou então editas o ficheiro /etc/X11/xorg.conf e na parte do teclado metes em vez de en ou o que tiver, metes pt.

2º - Tens a certeza que instalaste pelo installpkg o kernel-source-2.6.18.tgz o kernel modules e kernel headers ? Correste o lilo ? Que saida tiveste? Não te apresentou algo como : added linux-2.6.18 ? Mesmo assim quando tiveres na consola fazes # uname -a e vê que kernel estas a correr, ate podes ter no lilo kernel-2.4 mas na realidade isso pode estar a apontar para uma kernel 2.6.x

3º - Isso do failed to initializaze core devices deve ter haver com o rato ou teclado mal configurado, alias é uma opção no xorg.conf em que tu defines os core devices, tens que ver quais e que estao activos e se estao bem configurados.

Neste momento nao estou em casa pelo que nao te posso dar uma resposta mais precisa, mas se quiseres diz que depois eu mando te o meu xorg.conf.

Keep on slacking in the free world...
 
Back
Topo