1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

duvida de iniciante

Discussão em 'Web Development' iniciada por grafo, 2 de Maio de 2007. (Respostas: 38; Visualizações: 1514)

1. grafo

grafo Folding Member

Olá pessoal. eu nunca tive grande interesse em fazer páginas, mas agora tenho de fazer uma para TIC... Sei fazer alguns truques fixolas, como copiar o código fonte de uma página e simplesmente alterá-lo de modo a não mexer no estilo do site. No entanto, se fizesse isso, o professor topavame logo... queria saber como é que se usa folhas de estilo .css e essas cenas, mas também não muito complicadas, para poder ter boa nota no trabalho... já agora, também agradecia se me dissessem onde se arranja uns templates fixes e como os aplico. por último, queria saber qual o programa mais fácil de usar (com fácil de usar não digo elementar) para fazer o site em linux, ou então em windows mas num programa free, porque office só tenho nas aulas de tic.
    abraços e obrigado

Última edição: 2 de Maio de 2007
  2. OldMan

OldMan Power Member

acerca de css tens aqui

3. xapa

xapa Power Member

AQUI também tem tudo de cms e em Português

4. grafo

grafo Folding Member

obrigado pessoal! tenho de ler isso ainda esta semana, será que dá tempo? e o programa do linux, qual será o mais recomendado.. será que devo perguntar no forum do linux e não aqui?

5. Squillace

Squillace Power Member

Já por aqui passou um gajo há dias (F Soares) com um problema mais ou menos parecido. Ora, eis a minha opinião:

- se não percebes por aí além de HTML e muito menos de CSS, só empenhando-te muito é que vais là chegar numa semana; seja como for, vais perder umas boas noites de sono;

- usares templates já feitos é uma tremenda má ideia; eu no lugar do teu professor dar-te-ia nota zero, se percebesse que não foste tu que o fizeste, além de que andas na escola não para agradar aos professores mas sim para alargares os teus conhecimentos;

- programa para fazer isso, depende do que é que queres. Se queres mexer directamente no código, qualquer um serve, desde que dê para editar o texto. Se não queres mexer uma palha, tem que ser um editor WYSIWYG, e em Windows aconselhar-te-ia o NVU, não sei se também existe para Linux mas é possível.

6. ruimoura

ruimoura Power Member

Para o código podes usar o Quanta, em linux, que é o programa mais aproximado do Dreamweaver que se pode arranjar.

7. estigma

estigma Power Member

o melhor é terem grandes noções de html e css... ou seja leres muito. Procura livros relacionados com css e faz os exemplos, em 3 tempos estas a fazer páginas 100% em css.

8. Squillace

Squillace Power Member

100% não, mas quase. :D
    Quanto a livros, acho que há por aí muitíssimos tutoriais bons sem ser preciso investir em livros, mas não deixa de ser uma boa ideia. :)

9. grafo

grafo Folding Member

opa, eu o que digo é sem conhecimento de causa, aqui vai: um ficheiro css pareceme algo elementar.. nao ha maneira de fazer com um programinha simples?
    depois, claro que o objectivo da escola é aprender... mas o meu trabalho nao é para ser feito sequer com um template meu.. é para abrir o frontpage fazer umas porcariazinhas e gravar! e depois nao me esquecer de fechar site... ora isso é para atrasados mentais! LOOOL quer dizer, nao digo que va fazer muito mais, mas digo que gostava de por um site mais "festas"... por isso como um template nao é nem por sombras um pré-requisito acho que é uma boa maneira de dar um melhor visual ao site SE for a maneira mais fácil e eficaz de resolver esse problema!
    concluindo e resumindo, acho que não tenho tempo para aprender durante o trabalho a programar HTML em bloco de notas - mais que os básicos nao, os basicos sei das palavras de dirigente no managerzone.com :P -, mas sim "cravar" uns templates ou css's a outros sites, ou entao fazer um css se for assim tao facil E se valer a pena, e ter um site todo festas.. depois o texto desenrascome bem e saco 1 boa nota.
    abraços

10. bem poder fazer, até podes fazer a folha de estilos, no bloco de notas...

aqui tens as bases do CSS: http://pt-br.html.net/tutorials/css

ORA bem quanto ao frontpage (apesar de deixar o codigo poluido) , nao é bem assim, com um pouco d creatividade e imaginação, até consegues fazer um bom site.

:/

11. grafo

grafo Folding Member

pa, claro, mas nao tao bom como se usares uma CSS ou um template.. mas o que eu queria era ou fazer uma CSS nova com um editor que nao seja o bloco de notas / equivalente, ou usar um template já existente (FREE, não quero roubar ninguém)

12. http://www.freecsstemplates.org/

este site tem free templates...se ajudar.

(Desculpa mas não tou a ver nenhum editor =/ mt menos pra Linux mas o RuiMoura falou num tal programa xamado QUANTA)

13. Squillace

Squillace Power Member

Mas tu estás consciente daquilo que dizes? Falas em criar um CSS novo e usar um template de alguém. Isso não faz sentido. O CSS é PRECISAMENTE o template, o CSS é que vai dar estilo e cor à tua página de HTML.

14. majo-san

majo-san Power Member

Estes programas escolares são uma porcaria -_- de que adianta "aprender" a fazer um site se se já parte do princípio que não se vai fazer nada de jeito? Sites sem conteúdo real são inúteis e só poluem. Show off como trabalho escolar? Francamente...
    (Foi só um desabafo, não estou aqui a criticar ninguém em particular, não mandem vir comigo :P)

Já agora, quando eu tinha 13 anos, eu até me gabava de usar o notepad para codar o_O acho que não vai ser por usares o notepad que vais ter pior nota. Mas também não conheço o prof.

15. Squillace

Squillace Power Member

Concordo em absoluto contigo e já não é a primeira vez que aparecem aqui pessoas a pedir ajuda para trabalhos escolares. São trabalhos, a maior parte das vezes, ridículos, porque os professores pedem para fazer determinada coisa quando o aluno nem sequer tem as bases para isso. Mas parece que hoje me dia fica muito "in" saber-se fazer um site. Se querem que os alunos façam um site para determinado projecto, dêm-lhes os conhecimentos em HTML, em CSS, em PHP, em ASP, noções de design, bases dos programas, etc. Mas não lhes peçam para fazer um site de qualquer maneira, assim saído do nada.

Enfim...

16. ruimoura

ruimoura Power Member

Se até na universidade funciona assim, quanto mais no secundário ... é o ensino que temos ...

17. grafo

grafo Folding Member

desc, pensava que um template fosse mais "completo" que um css... tipo pensava que template envolvesse fundos e isso e css nao. pa, mas eu disse que era normal se me saissem algumas calinadas :p
    ok, e como uso esses templates? e o programa de HTML, qual uso para gnome , o nvu?

18. HecKel

HecKel The WORM

Boas!

Julgo que estás um pouco baralhado, CSS é o estilo, é um conjunto de regras que define o estilo de uma página e que facilita em muito a normalizar várias páginas em simultâneo editando apenas um ficheiro.

Template é uma interface para uma página, é o visual da mesma.

Hoje em dia, um bom template, é feito em HTML recorrendo ao CSS.

Ou então confundiste apenas o nome e falavas de CMS. E um CMS é bastante mais robusto que apenas um template, visto que não se trata apenas do design de uma página mas que também tem funcionalidades, um BackOffice e muito trabalho a ser executado numa base de dados.

Espero ter-te esclarecido ;)

abraços, HecKel

19. grafo

grafo Folding Member

esclareceste, obrigado :)
    e o que teem a dizer acerca dos programas para usar com o gnome? uso o nvu?

20. ruimoura

ruimoura Power Member

Quanta é de longe o melhor (e o que mais se aproxima do dreamweaver). NVU é bosta ... Quanta é KDE mas podes usar no gnome na boa.

Partilhar esta Página