1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dúvida de legalidade

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por rmscouto, 31 de Janeiro de 2009. (Respostas: 9; Visualizações: 931)

1. rmscouto

rmscouto Power Member

Boas a todos

Enquanto andava pela net, encontrei uma aplicação que me deixou curioso. É uma aplicação, que permite instalar um famoso programa (intaller.app), sem (segundo eles dizem), anular a garantia.

Eu sei que é ilegal fazer jailbreak, mas o que o torna ilegal? a parte de poder instalar outras aplicações, ou a alteração ao software da apple? isto é, esta aplicação é ilegal por permitir instalar outras aplicações, ou não, porque não faz jailbreak?
    Não anular a garantia é a mesma coisa que não fazer coisas ilegais?
    Alguém me pode elucidar quanto a isto? é que os tópicos onde se fala disso são muitos, mas a informação é bastante divergente...

Fiquem bem

2. bruno_eg

bruno_eg Banido

1º - Acho que estás no subforum errado, há um para o iPhone.

2º - Deve ser algo relacionado com o Acordo de Utilização (EULA em Inglês) que aceitas ao usar o iPhone e proibi-te de fazeres este tipo de coisas. Mas outros saberão responder melhor.

3. rmscouto

rmscouto Power Member

Mas o outro topico não é pra dúvidas...

Pois, mas pensei que alguem mais informado me pusesse esclarecer..mas obrigado na mesma..

4. ruimoura

ruimoura Power Member

Ser ilegal é diferente de anular a garantia, e leva-nos a ver com atenção o que a marca em causa considera ilegal.

No caso da Apple, é ilegal (porque vai contra o acordo de utilização do aparelho) modificar de qualquer modo que seja o software original ou instalar algo que não seja através dos canais tradicionais oferecidos pela própria Apple (appstore).

Por outro lado, nada disto altera a garantia, porque podes em qualquer momento repor o software original no iphone. A única situação em que podes ter azar é se o aparelho avariar com esse software instalado e tiveres que o mandar para a garantia assim. Nesse caso, mandam o aparelho para trás, ou pagas a reparação, porque a garantia é obviamente quebrada.

Espero ter ajudado :)

5. rmscouto

rmscouto Power Member

Pois, era essa a minha duvida, mas agora ja estou esclarecido! Obrigado! :p

6. Artemis1972

Artemis1972 Power Member

"No caso da Apple, é ilegal (porque vai contra o acordo de utilização do aparelho) modificar de qualquer modo que seja o software original ou instalar algo que não seja através dos canais tradicionais oferecidos pela própria Apple (appstore).

Por outro lado, nada disto altera a garantia, porque podes em qualquer momento repor o software original no iphone. A única situação em que podes ter azar é se o aparelho avariar com esse software instalado e tiveres que o mandar para a garantia assim. Nesse caso, mandam o aparelho para trás, ou pagas a reparação, porque a garantia é obviamente quebrada."

isto está meio certo, pois a Apple não pode obrigar os seus clientes a consumir apenas os seus produtos, não podemos esquecer que a Microsoft tentou fazer o mesmo e o resultado foi uma multa de + 300 Milhões euros (a maior de sempre, e que têm cerca de 1 ano), isto porque queria limitar os seus softwares ao seu sistema operativo (por exemplo o Office, que a Apple tambem usa). Logo como Apple não o pode fazer, como já está constituída uma comissão na UE, onde estão a analisar a situação e provávelmente será mais cedo ou mais tarde multada.
    Põe-se também o caso que a Apple (ou qualquer outra empresa) não pode colocar clausulas abusivas nos contratos, e estas têm que estar de acordo com o Dec. Lei 249/99 de 7 de Julho).
    Em relação à garantia, esta não é "violada" pelo facto de instalar outro sofware, que não seja o da Apple Store", pois aqui têm que haver uma causa relação/efeito, isto é se a causa EFECTIVA do dano for o programa (não Apple) ou o jailbrake então a Apple pode-se por de fora em relação à garantia, se a causa o dano não for o tal programa ou jailbrake, então a Aplle não se pode por de fora.
    Mas como foi dito anteriormente, o melhor a fazer é sempre que o Iphone avariar, é melhor desinstalar os tais programas não autorizados (isto se não estiverem dispostos a chatearem-se, se estiverem dispostos).
    Para todos os efeitos o ónus da prova é sempre da Apple, esta é que têm que comprovar que aquele programa foi a causa efectiva do dano.
    Eu tive um problema com um HTC (que tinha uma ROM ilegal, colocada por mim) e mandei-o arranjar na marca, e a HTC queria por-se de fora, porque dizia que a avaria era pelo facto de ter aquela ROM.... mas procurei na net em fóruns portugueses e estrangeiro, até encontrar outras pessoas que tinham o mesmo problema mas com a ROM original instalada nos seus aparelhos, e "espetei na cara da HTC" todos esses documentos e até consegui um documento da HTC França a dizer que aquele problema existia por causa de um defeito de fábrica. E assim consegui que a HTC, me devolve-se o dinheiro e com este comprei o Iphone (não este, mas o da 1ª geração).

7. ruimoura

ruimoura Power Member

Parei de ler aqui ...

Tu ao comprares um iPhone ninguém te está a obrigar a comprá-lo, e tens que o usar de acordo com as regras que o fabricante muito bem entender, é tão simples quanto isso, e senão concordas, tens bom remédio, não compras.

Comparar a Apple com a Microsoft e o seu monopólio é ... absurdo ;), o iPhone não é propriamente a *única* opção viável no mundo dos telemóveis.

E envia um iPhone com jailbreak para a garantia e vais ver a sorte que tens ... Onde é que vocês lêm estas teorias?

Última edição: 3 de Fevereiro de 2009
  8. Artemis1972

Artemis1972 Power Member

Nem vou entrar em discussões, porque quando isso acontece parte-se do pressuposto que a outra parte, sabe ou percebe alguma coisa do assunto, por isso aqui nem há discussão possível!

Tenho pena que estes fóruns tenham muita gente a mandar palpites, e pouca gente a dar informação verdadeira e credível, pois os mais incautos que fazem boa fé em tudo o que lhes dizem, tomam como verdadeiras todas e quaisquer tipo de informações, são pura e simplesmente enganados.... mas penso que a informação prestada, é limitada e deficiente, não porque existe a intenção de enganar pela parte do prestador da mesma, mas porque este leu essa informação em alguma revista cor de rosa ou num qualquer jornal sensacionalista, locais onde a lei ganha contornos verdadeiramente absurdos.
    Cumprimentos,

9. fEiO

fEiO Banido

http://store.apple.com/us/browse/home/iphone/terms_conditions

Viola a EULA e podem não só recusar o direito à garantia como instaurar processo judicial.

Relativamente ao caso da Microsoft não se pode comparar em nada à Apple, muito menos no caso do iPhone. Para quem não sabe, faça uma pequena leitura sobre Antitrust que foi o motivo da multa atribuída à Microsoft.

10. rasputine

rasputine ChiefCaster

Tal e qual... mas sublinho o podem. Um tribunal em Portugal ou em instância Comunitária pode também decidir que algumas das restrições dessa EULA são abusivas e não aplicáveis... Haja quem as queira contestar e levar a julgamento.... Boa sorte!

Última edição: 4 de Fevereiro de 2009

Partilhar esta Página