Duvida de principiante

renan_gk

Power Member
Ola galera

Eu sei q essa eh uma pergunta que ja foi feita um zilhao de vezes aqui no forum, mas eu ainda nao consegui captar. Estou estudando programacao sozinho, auto-didata, comecei com um livro da serie "for Dummies" da Wiley Publishing, so de nocoes basicas de programacao com alguns exemplos na linguagem BASIC, mas o que eu preciso saber, eh que linguagem devo escolher depois de terminar esse livro, todos dizem q C eh a melhor pra aprender, mas qual eh a diferenca de C, C++ e C#, nao posso comecar pelo C++ ou pelo C# ?
 
boas,
Só uma pergunta, se já sabias que essa pergunta ja foi colocada um "zilhao de vezes aqui no forum" porque não usaste o search?
Penso que deves começar pelo C pois é a base que precisas para poderes entender bem os restantes. Podes tambem começar por pascal, basic, a escolha é tua ;)
 
eu usei o search, eu li varios topicos, mas nao foi o suficiente para esclarecer, e ainda quero saber qual eh a diferenca entre C, C++ e C#
 
eu usei o search, eu li varios topicos, mas nao foi o suficiente para esclarecer, e ainda quero saber qual eh a diferenca entre C, C++ e C#

c - linguagem muito poderosa, mas objectos nem tudo o que lhe está associado.
c++ c# - são basicamente a mesma coisa, apenas algumas diferenças subtis, ambas usam objectos e tudo o que lhes está associado.

C é mais hardcore, embora um bom começo.
c++ ou c# dá pra fazer coisas mais bonitas (em termos visuais)
 
A diferença esta em usar ou nao objectos ;) C++ e apelativo mas se souberes C fazes tudo...eu começava por aprender programaçao geral depois logo vi se me dava melhor com ou sem objectos..mas se estas interesado começa com C puro que pode demorar um pouco a aprender mas fazes tudo enquanto nos objectos vao haver coisas que nao vais perceber como vao ser feitas ;)
 
Existem inúmeras linguagens de programação, para veres um exemplo de algumas visita http://en.wikibooks.org/wiki/List_of_hello_world_programs

C foi uma linguagem de programação que não só permitiu o desenvolvimento de aplicações como serviu de base a muitas outras, daí ser tão referenciada e popular.

Hoje em dia C, não é muito útil pois apareceram linguagens que tornam mais a programação mais fácil, ie em vez de escrever 2 linhas de código, escreve-se uma, em vez de escrever 3 linhas de código cujo significado é dificil de perceber, escrevem-se duas linhas com uma linguagem que se aproxima muito da lingua natural (inglês), etc etc

C++ é basicamente C mas apresenta uma maneira de expressão do código diferente, um paradigma dieferente mais complexo e poderoso, a orientação a objectos.

Tanto C, como C++ na sua forma mais simples apenas permitem desenvolver programas na linha de comando ie não têm um ambiente visual (com janelas) associado.

A microsoft (Há outros exemplos Borland etc) desenvolveu o Visual C++, o Visual Basic Visual, o Visual C# ie criação de programas com janelas (em ambiente gráfico), isto sim bastante utilizado nos dias de hoje, para fazer programas.

NOTA: o Ambiente de desenvolvimento Visual C++, o Visual Basic Visual, o Visual C# é disponibilizado gratuitamente pela microsoft na versão express

Para além dos exemplos citados que servem mais para criação de aplicações, recentemente com o aparecimento da internet, surgiram linguagens que servem para fazer websites.

PHP e ASP.NET (microsoft) PYTHON e PERL são das mais utilizadas.

NOTA: PERL PHP PYTHON podem ser obtidos gratuitamente

Ao escolheres uma linguagem para começar vais optar entre:

  1. começar por C por ser uma base para todas as outras.
  2. ir directo ao assunto e começar por PHP porque queres desenvolver um site
  3. Outra
Enfim tens de pesquisar mais para saberes o que pretendes.
 
Back
Topo