1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

duvida de quem nao vai as aulas(C) :S

Discussão em 'Programação' iniciada por Roger_martins, 17 de Março de 2008. (Respostas: 4; Visualizações: 751)

1. boa tarde pessoal, bem como esta no titulo, aqui vai uma questao estupida......

o exercicio é bem simples, estupidamente simples.....

bem la vai:

#include <stdio.h>
    int main()
    {
    int a, b, total, *p = &a, *q = &b, *r = &total;
    /* completar esta secção */
    }

O objectivo do programa é pedir dois números inteiros ao utilizador e guardá-los nas variáveis a,
    b. A seguir deve somar esses valores e guardar o resultado na variável total. Finalmente deve
    apresentar ao utilizador o valor da adição. Termine a implementação da função main(), sem
    nunca se referir explicitamente (i.e., pelo seu nome) às variáveis a, b ou total.

eu tenho :

#include <stdio.h>
    #include <conio.h>

int main(){

printf("insira o valor de a");
    scanf_s("%d", &p);

printf("insira o valor de b");
    scanf_s("%d", &q);

//*r=*(q+p); (haha lol)

printf("%d", r);

getch();

}

pronto, ai esta a estupidez, como é que eu somo o valor *p e *q sem recorer as variaveis que eles apontam, :S

expliquem me sff

(sei que n da para adicionar ponteiros)

desde ja obrigado, vou visitar o forum varias vezes.... infelizmente ^^e vou ver se vou mais as aulas, tou assim um bocadinho arrasca, n fui a aula nenhuma de ponteiros e de estruturas e tenho que fazer o trblho para a clinica que alguns de voces ja devem conhecer, (isec \m/).....

va, salvem-me XD

2. Baderous

Baderous Banido

Código:
    #include <stdio.h>
    int main()
    {
    /* completar esta secção */
    printf("Num: ");
    scanf("%d",p);
    printf("Num:");
    scanf("%d",q);
    *r = *p + *q;
    printf("%d\n",*r);
    return 0;
    }
    O scanf tem 2 parâmetros: o formato do valor que vai ler (%d para inteiro) e o endereço da variável onde o valor lido vai ser armazenado. Normalmente, se quisesses utilizar a variável a, farias scanf("%d",&a). Como neste caso não podes recorrer a essa variável tens de arranjar forma de saber qual o seu endereço. A forma que o professor te arranjou foi fornecer-te um apontador (p) que contém o endereço da variável a (*p=&a). E o mesmo se passa para a variável b. E são esses apontadores (p e q) que tens de passar ao scanf na leitura dos 2 valores.
    Para calcular o resultado foi-te dado também um apontador para a variável total. Para colocares o valor do resultado nessa variável, tens de acedê-la através da variável r (que é um apontador para a variável total). Para aceder tens de colocar um asterisco antes do nome. O mesmo se passa para acederes aos valores que já guardaste anteriormente nas variáveis a e b, as quais são precisas para a soma (para acederes aos valores contidos nestas variáveis tens de usar os apontadores que contém o seu endereço, colocando o tal asterisco antes do nome da variável).

3. sim eu sei isso tudo mas:

*r = *p + *q;

impossivel fazer, n podes somar pointers....n faz sentido essa linha, e o compilador passa-se logo.....

tipo essa cena é que me chateia....:s

4. Baderous

Baderous Banido

Não estás a somar os endereços das variáveis apontadas pelos apontadores, estás a somar os valores que essas variáveis têm. E o compilador não se passa nada que eu testei.

5. weird, ja tentei assim, e o compilador morreu, vou testar

brb

tinhas razao

obg

Última edição pelo moderador: 19 de Março de 2008

Partilhar esta Página