1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[DÚVIDA] debian + windows 8 = sem som nos phones no Win

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por murkom, 13 de Março de 2013. (Respostas: 3; Visualizações: 1153)

1. murkom

murkom Power Member

Boas pessoal

Estou com um problema esquisito à brava. O problema acontece no Windows 8 mas acho que o local mais indicado para isto é aqui mesmo.
    Comprei um portátil novo, HP Pavilion Sleekbook 15-b040sp. Funciona tudo impecável no Windows 8, até que instalei o Debian do costume.
    Quando voltei ao Windows, não tinha som na saída dos phones. Tudo o resto trabalha bem.
    Depois de muitas cabeçadas com isto, descobri que se arrancar o CD (neste caso pen) de instalação do Windows 8, abrir uma linha de comandos e fizer bootrec /fixboot, o som volta a dar nos phones, SE NÃO ARRANCAR O LINUX NOVAMENTE.
    Mal arranco o Linux e depois volto ao Windows, estou novamente sem som nos phones... Se correr o comando acima volto a ter som.
    Estou com secure boot e essas tretas desligadas e uso MBR no disco, caso isto importe para alguma coisa.
    Se alguém tiver uma dica sobre o assunto apite.

PS: normalmente nem me chateava com isto visto o problema ser no Windows. Mas uso-o apenas para jogar e sempre com os phones...

2. murkom

murkom Power Member

Ainda às voltas do mesmo problema, lembrei-me de instalar o Lilo em vez do Grub2. O som continuou a sair dos phones no Win8, mas o Lilo não ficou bem instalado....
    Erro:
    no file system could mount root
    unable to mount root fs on unknown-block(0 0)

Entretanto também me lembrei que se passar algum argumento relecionado com o som no grub, posso nem precisar do Lilo para nada. Mas mais uma vez não estou a ver que argumento seria.
    O som disto é da IDT. O SO é o Debian testing x86_64. Faço sempre instalação mínima e depois configuro ao gosto, mas já experimentei instalar tudo e continuou igual. Também tentei Ubuntu 12.10 e é mais do mesmo.
    Agradeço qualquer dica.

EDIT:
    Aqui vai uma foto ao kernel panic quando uso o Lilo.

Última edição: 16 de Março de 2013
  3. murkom

murkom Power Member

A saga continua....
    O problema não é do bootloader, acontece com todos (grub2, lilo, extlinux/syslinux).
    Se arrancar Live CDs e depois for para o Windows funciona tudo direito. O problema só acontece quando arranco alguma distro instalada no disco.
    Não há mesmo ninguém que tenha alguma dica para resolver isto?

4. murkom

murkom Power Member

Parece que apareceu uma solução que já desenrasca, se bem que não resolveu o problema a 100%.
    Estive a compilar uns drivers para a placa de rede. Desde aí que se desligar o portátil e depois arrancar o Win8, já tenho som nos phones. Tenho é que desligar e ligar novamente (reboot não serve).
    Não percebi porquê, mas não me vou chatear mais com isto para já. Um dia qualquer volto à carga para ver se percebo qual é o problema.

Partilhar esta Página