1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

DUVIDA: Devo retirar a bateria do meu laptop, se este estiver conectado a corrente?

Discussão em 'Novidades Portáteis' iniciada por carinamusic, 17 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 25; Visualizações: 3613)

  1. carinamusic

    carinamusic Power Member

    Ola a todos,
    Gostaria que me ajudassem.

    Eu comprei um laptop ha cerca de 5/6 meses.
    Contudo eu nao utilizo-o, como laptop. Ele esta constantemente conectado a corrente.

    A minha duvida e a seguinte:
    O facto de o manter conectado, a corrente com a bateria, prejudica a mesma?
    Receio que esteja a danificar a bateria, e torna-la viciada?

    Ja pesquisei em alguns sites acerca disso, e uns dizem que nao ha problema, pois o propio laptop, faz o trabalho por si. Outros dizem que nao ha problema, desde que esvazie a bateria, uma vez de 6 em 6 meses, ou 1 vez por mes.

    Eu por acaso, deixo a bateria esvaziar mais que 1 vez por mes.
    Mas eu nao sei, se estou a agir mal, com o meu laptop.

    Desde ja, agradeco a vossa ajuda...
     
  2. carinamusic

    carinamusic Power Member

  3. No F3aR

    No F3aR Power Member

    Dois amigos, dois portáteis semelhantes mesma marca, duas experiências diferentes:

    Amigo A nunca tirava a bateria do portátil quando estava ligado a electricidade e deixava-a ir até ao fim algumas vezes.

    Amigo B não a deixava passar dos 30% carga e quando estava ligado à electricidade, tirava a bateria.

    Passados 4 anos:

    Amigo A tem a bateria ainda funcional.
    Amigo B tem a bateria completamente viciada, aguenta uns 10 minutos.


    E isto é apenas um caso, conheço mais alguns semelhantes.

    Agora pergunto eu, quem tem razão? :002:
     
  4. GusG

    GusG Power Member


    :wow:Lê o manual...
     
  5. UNDERKAOS

    UNDERKAOS Power Member

    se for para estar muito tempo ligada, retirar a bateria nao prejudica, mas convem dar lhe uso , de vez em quando carrega la até ao fim e depois deixa la chegar aos 5 ou 10%, mas isto é só a minha opniao .
     
  6. anjo2

    anjo2 Power Member

    Infelizmente o tópico das baterias está muito incompleto, até porque depende de portátil para portátil, o que mais estraga as baterias é o calor, quando está ligado à corrente e se tiver uma boa protecção contra o calor devem sem dúvida deixar a bateria, quando chega a 100% não passa mais energia pelo circuito da bateria (depois entre 95% a 100% de carga ele não carrega, pelo menos nos novos, para não gastar ciclos inúteis, até porque a bateria perde carga sem ser usada).
    Se aquece muito na zona da bateria, devem tira-la, é um mal dos portáteis de agora, principalmente devido às gráficas, os portáteis chegam por vezes aos 100ºC e se parte da temperatura chega à bateria, é caminho certo para darem cabo dela.

    Existe alguns truques específicos, que pelo trabalho que dá, secalhar nem vale a pena andar a fazê-lo, um portátil não dura uma vida se for usado constantemente...
     
  7. slowdive

    slowdive Power Member

    Tenho o meu portátil à mais de 2 anos, sempre ligado á corrente (sem nunca tirar a bateria).
    Só desligo da corrente e uso a bateria 1 vez por semana e ás vezes nem isso, só para lhe dar algum uso.
    Nestas ocasiões, não ligo a % de carga ou descarga, como se refere em muitos tópicos.
    Ao fim de mais de 2 anos a bateria está como nova; se precisar tenho a autonomia que tinha quando o comprei.
    No meu caso manter sempre a bateria, mesmo estando quase sempre ligado á corrente, não lhe fez mal nenhum.

    PS: hoje estou a dar um pouco de uso á bateria; já estou á 1h30 ligado e ainda tenho 60% para "gastar". E o portátil e respectiva bateria já tem mais de 2 anos...
     
    Última edição: 20 de Fevereiro de 2009
  8. Tenho uma dúvida:
    Posso inserir e retirar a bateria enquanto o portátil está em funcionamento, ou tenho que encerrar o pc?
    (obviamente com o cabo de corrente conectado)
     
    Última edição: 20 de Fevereiro de 2009
  9. rdgomes

    rdgomes Power Member

    O meu portátil tem quase 3 anos. A bateria ainda dura bastante. Nunca a tiro do portátil. Uso a bateria +/- 1 vez por semana.
     
  10. Tiltslb

    Tiltslb Power Member

    Tenho um portátil à coisa de 5 anos e de inicio nunca tirava a bateria, resultado à já mais ou menos 2 anos que a bateria foi á viola, está completamente viciada.
     
  11. Porto

    Porto Power Member


    Provavelmente os portateis de a 5 anos atras nem tinham baterias de iões de litio. Ainda assim, a bateria durou-te 3 anos, o que não é nada mau.
     
  12. GusG

    GusG Power Member


    Não é preciso desligar nada
     
  13. anjo2

    anjo2 Power Member

    Já tinham 5, mas existe muitas razões para isso acontecer, em 5 anos acontece muita coisa, e mais vale o portátil durar 5 anos, sem a bateria, do que durar 3 com a bateria.
    A bateria tem um numero finito de ciclos, a bateria gasta sempre carga ao longo do tempo, esteja ou não ligada o portátil, se estiver ligada, quando perder x% de carga, ele volta a cargar (geralmente +- 5%), então, vai gastando ciclos ao longo da vida, além de que a rede electrica não é 100% estável, e a bateria pode funcionar como estabilizadora (quando falta momentaneamente a luz por exemplo) ou até como 2ª fonte de energia quando falta a electricidade. Existem muitos factores que fazem uma bateria se desgastar...

    Podes, no entanto se tirares enquanto tiver a carregar vais gastar outro ciclo quando voltares a por, em vez de gastares apenas um ciclo de quando carregar até ao fim.
     
  14. Porto

    Porto Power Member

    penso que so faz ciclos em descargas muito baixas e consequente carga completa. Cargas intermedias, do tipo 30% para 100%(teoricos pois os pcs recentes não deixam ir ao limite mesmo para evitar isso), nao faz ciclos.

    Corrijam-me se tiver enganado.


    Pelo menos tenho o meu portatil a uns tempos, e so tive desgaste de bateria quando deixei ir completamente até ao fim. Como dou bastante uso a bateria e estou atento para nunca baixar dos 15/20%, nunca mais tive desgaste. E posso já dizer que por exemplo numa semana, uso bateria para ai 5 dias.

    Desde então, e já vai à meses(mais de meio ano) que o desgaste nunca passou dos 7% iniciais que dei prai no primeiro e 2º mês de vida do portatil...

    Se assim se manter, tenho bateria em condições para muito tempo :)
     
  15. cool_shot

    cool_shot Power Member

    o meu antigo portatil HP dv4165ea (tem 3 anos e meio) nos primeiros 6 meses tirei sempre a bateria, depois fui-me eskecendo algumas vezes, ja ha coisa de 2 anos que ele ja so me durava 30min de bateria, agora ja nem 5min dura, as vezes so de ir com o portatil do quarto pa sala ele as vezes ja se desliga.....
    tenho agora um toshiba p300-194 ha coisa de 4 meses, desde que o tenho que so usei com a bateria umas 6 ou 7 vezes e foi mais no primeiro mes, agora ja so o tenho utilizado ligado a corrente sem a bateria mas pelo menos 1x por mes faço uma descarga e carga completa. vamos a ver o que acontece....
     
  16. jmpub

    jmpub Power Member

    Aqui o meu Acer 5051, que em termos energeticos já não será muito moderno, e com uma bateria que é conhecida por pouca capacidade, quando o comprei usado com quase ano e meio, durava pelo menos as 2h (de origem ja não dura muito mais)

    Agora, quase um ano depois mantem-se igual, e eu uso sempre, sempre ligado com a bateria e vou usando tambem só com bateria, ai uma vez dia em media. E deixo descarregar até aos 5%, e carrego totalmente.

    Até agora nenhum desgaste

    O estranho é que mesmo em carga e usando a bateria não aquece nada mesmo.. o transformador aquece sim, mas a bateria não se nota nenhuma alteração, nem em carga nem em descarga..

    Eu pela minha experiencia e pelo que foi lendo, os novos de à uns 3 anos para cá pelo menos, fazem uma optima gestão da bateria, parando a carga quando chega ao 100% e não a usando enquanto esta ligado à ficha..

    abraço
     
  17. Papiro

    Papiro Power Member

    Boas, eu quero tirar a bateria do portátil e usa-loligando à corrente, entao para usa-lo corrctamente devo:
    - Quando chegar aos 40% retira-la
    -De 1 em 1 mês por-la e descarrega-la completamente e voltar a carregar ate aos 100% e retirar novamente quando tiver 40%

    É assim que devo fazer?
     
  18. anjo2

    anjo2 Power Member

    De mês a mês descarregá-la completamente é mau, talvez de 6 em 6 meses, a bateria reage de forma diferente quando é descarregada totalmente...
    Sempre que é carregada gasta um ciclo, seja a meia carga, ou carga inteira, quando deixam descarregar totalmente há uma espécie de calibração, o que em demasia dá cabo da bateria.

    Não sou nenhum pró em baterias e estou-me a basear na minha experiência com portáteis, no que li em fóruns internacionais e no que técnicos internacionais dizem, se querem informações, contactem directamente a marca do vosso portátil (internacional e não nacional).
     
  19. VuDu

    VuDu Power Member

    Epa, os posts "acho que é assim ou assado, ou eu fiz assim ou fiz assado e aconteceu grelhado" não ajudam porque pura e simplesmente, do que aconteceu à bateria na realidade ao o que a pessoa acha que fez vai uma longa distancia.
    A prova disso são users que insistem em dizer que têm baterias de li-on viciadas ou até mesmo pessoal que nem sabe se deve tirar sempre a bateria ou andar com ela sempre ligada.

    Se estão realmente preocupados, façam um esforço para aprender sobre este assunto que hoje em dia até tem a sua importância.
    Este é uma excelente fonte de informação sobre os vários tipos de bateria, incluindo as super-famosas li-on:
    http://www.batteryuniversity.com/

    Em relação ao tirar as baterias quando estão ligadas, suponho que a grande maioria das pessoas hoje em dia conhecem a Apple, right? Têm noção da importância que essa marca dá ao aspecto e funcionalidade do hardware. Agora por acaso já repararam qual a filosofia dessa marca em relação às baterias?


    EDIT:

    Quotes interessantes:
     
    Última edição: 21 de Fevereiro de 2009

Partilhar esta Página