DUVIDA: Devo retirar a bateria do meu laptop, se este estiver conectado a corrente?

carinamusic

Power Member
Ola a todos,
Gostaria que me ajudassem.

Eu comprei um laptop ha cerca de 5/6 meses.
Contudo eu nao utilizo-o, como laptop. Ele esta constantemente conectado a corrente.

A minha duvida e a seguinte:
O facto de o manter conectado, a corrente com a bateria, prejudica a mesma?
Receio que esteja a danificar a bateria, e torna-la viciada?

Ja pesquisei em alguns sites acerca disso, e uns dizem que nao ha problema, pois o propio laptop, faz o trabalho por si. Outros dizem que nao ha problema, desde que esvazie a bateria, uma vez de 6 em 6 meses, ou 1 vez por mes.

Eu por acaso, deixo a bateria esvaziar mais que 1 vez por mes.
Mas eu nao sei, se estou a agir mal, com o meu laptop.

Desde ja, agradeco a vossa ajuda...
 
Dois amigos, dois portáteis semelhantes mesma marca, duas experiências diferentes:

Amigo A nunca tirava a bateria do portátil quando estava ligado a electricidade e deixava-a ir até ao fim algumas vezes.

Amigo B não a deixava passar dos 30% carga e quando estava ligado à electricidade, tirava a bateria.

Passados 4 anos:

Amigo A tem a bateria ainda funcional.
Amigo B tem a bateria completamente viciada, aguenta uns 10 minutos.


E isto é apenas um caso, conheço mais alguns semelhantes.

Agora pergunto eu, quem tem razão? :002:
 
se for para estar muito tempo ligada, retirar a bateria nao prejudica, mas convem dar lhe uso , de vez em quando carrega la até ao fim e depois deixa la chegar aos 5 ou 10%, mas isto é só a minha opniao .
 
Infelizmente o tópico das baterias está muito incompleto, até porque depende de portátil para portátil, o que mais estraga as baterias é o calor, quando está ligado à corrente e se tiver uma boa protecção contra o calor devem sem dúvida deixar a bateria, quando chega a 100% não passa mais energia pelo circuito da bateria (depois entre 95% a 100% de carga ele não carrega, pelo menos nos novos, para não gastar ciclos inúteis, até porque a bateria perde carga sem ser usada).
Se aquece muito na zona da bateria, devem tira-la, é um mal dos portáteis de agora, principalmente devido às gráficas, os portáteis chegam por vezes aos 100ºC e se parte da temperatura chega à bateria, é caminho certo para darem cabo dela.

Existe alguns truques específicos, que pelo trabalho que dá, secalhar nem vale a pena andar a fazê-lo, um portátil não dura uma vida se for usado constantemente...
 
Tenho o meu portátil à mais de 2 anos, sempre ligado á corrente (sem nunca tirar a bateria).
Só desligo da corrente e uso a bateria 1 vez por semana e ás vezes nem isso, só para lhe dar algum uso.
Nestas ocasiões, não ligo a % de carga ou descarga, como se refere em muitos tópicos.
Ao fim de mais de 2 anos a bateria está como nova; se precisar tenho a autonomia que tinha quando o comprei.
No meu caso manter sempre a bateria, mesmo estando quase sempre ligado á corrente, não lhe fez mal nenhum.

PS: hoje estou a dar um pouco de uso á bateria; já estou á 1h30 ligado e ainda tenho 60% para "gastar". E o portátil e respectiva bateria já tem mais de 2 anos...
 
Última edição:
Tenho uma dúvida:
Posso inserir e retirar a bateria enquanto o portátil está em funcionamento, ou tenho que encerrar o pc?
(obviamente com o cabo de corrente conectado)
 
Última edição:
Tenho um portátil à coisa de 5 anos e de inicio nunca tirava a bateria, resultado à já mais ou menos 2 anos que a bateria foi á viola, está completamente viciada.
 
Tenho um portátil à coisa de 5 anos e de inicio nunca tirava a bateria, resultado à já mais ou menos 2 anos que a bateria foi á viola, está completamente viciada.


Provavelmente os portateis de a 5 anos atras nem tinham baterias de iões de litio. Ainda assim, a bateria durou-te 3 anos, o que não é nada mau.
 
Provavelmente os portateis de a 5 anos atras nem tinham baterias de iões de litio. Ainda assim, a bateria durou-te 3 anos, o que não é nada mau.
Já tinham 5, mas existe muitas razões para isso acontecer, em 5 anos acontece muita coisa, e mais vale o portátil durar 5 anos, sem a bateria, do que durar 3 com a bateria.
A bateria tem um numero finito de ciclos, a bateria gasta sempre carga ao longo do tempo, esteja ou não ligada o portátil, se estiver ligada, quando perder x% de carga, ele volta a cargar (geralmente +- 5%), então, vai gastando ciclos ao longo da vida, além de que a rede electrica não é 100% estável, e a bateria pode funcionar como estabilizadora (quando falta momentaneamente a luz por exemplo) ou até como 2ª fonte de energia quando falta a electricidade. Existem muitos factores que fazem uma bateria se desgastar...

Tenho uma dúvida:
Posso inserir e retirar a bateria enquanto o portátil está em funcionamento, ou tenho que encerrar o pc?
(obviamente com o cabo de corrente conectado)
Podes, no entanto se tirares enquanto tiver a carregar vais gastar outro ciclo quando voltares a por, em vez de gastares apenas um ciclo de quando carregar até ao fim.
 
penso que so faz ciclos em descargas muito baixas e consequente carga completa. Cargas intermedias, do tipo 30% para 100%(teoricos pois os pcs recentes não deixam ir ao limite mesmo para evitar isso), nao faz ciclos.

Corrijam-me se tiver enganado.


Pelo menos tenho o meu portatil a uns tempos, e so tive desgaste de bateria quando deixei ir completamente até ao fim. Como dou bastante uso a bateria e estou atento para nunca baixar dos 15/20%, nunca mais tive desgaste. E posso já dizer que por exemplo numa semana, uso bateria para ai 5 dias.

Desde então, e já vai à meses(mais de meio ano) que o desgaste nunca passou dos 7% iniciais que dei prai no primeiro e 2º mês de vida do portatil...

Se assim se manter, tenho bateria em condições para muito tempo :)
 
o meu antigo portatil HP dv4165ea (tem 3 anos e meio) nos primeiros 6 meses tirei sempre a bateria, depois fui-me eskecendo algumas vezes, ja ha coisa de 2 anos que ele ja so me durava 30min de bateria, agora ja nem 5min dura, as vezes so de ir com o portatil do quarto pa sala ele as vezes ja se desliga.....
tenho agora um toshiba p300-194 ha coisa de 4 meses, desde que o tenho que so usei com a bateria umas 6 ou 7 vezes e foi mais no primeiro mes, agora ja so o tenho utilizado ligado a corrente sem a bateria mas pelo menos 1x por mes faço uma descarga e carga completa. vamos a ver o que acontece....
 
Aqui o meu Acer 5051, que em termos energeticos já não será muito moderno, e com uma bateria que é conhecida por pouca capacidade, quando o comprei usado com quase ano e meio, durava pelo menos as 2h (de origem ja não dura muito mais)

Agora, quase um ano depois mantem-se igual, e eu uso sempre, sempre ligado com a bateria e vou usando tambem só com bateria, ai uma vez dia em media. E deixo descarregar até aos 5%, e carrego totalmente.

Até agora nenhum desgaste

O estranho é que mesmo em carga e usando a bateria não aquece nada mesmo.. o transformador aquece sim, mas a bateria não se nota nenhuma alteração, nem em carga nem em descarga..

Eu pela minha experiencia e pelo que foi lendo, os novos de à uns 3 anos para cá pelo menos, fazem uma optima gestão da bateria, parando a carga quando chega ao 100% e não a usando enquanto esta ligado à ficha..

abraço
 
Boas, eu quero tirar a bateria do portátil e usa-loligando à corrente, entao para usa-lo corrctamente devo:
- Quando chegar aos 40% retira-la
-De 1 em 1 mês por-la e descarrega-la completamente e voltar a carregar ate aos 100% e retirar novamente quando tiver 40%

É assim que devo fazer?
 
De mês a mês descarregá-la completamente é mau, talvez de 6 em 6 meses, a bateria reage de forma diferente quando é descarregada totalmente...
Sempre que é carregada gasta um ciclo, seja a meia carga, ou carga inteira, quando deixam descarregar totalmente há uma espécie de calibração, o que em demasia dá cabo da bateria.

Não sou nenhum pró em baterias e estou-me a basear na minha experiência com portáteis, no que li em fóruns internacionais e no que técnicos internacionais dizem, se querem informações, contactem directamente a marca do vosso portátil (internacional e não nacional).
 
Epa, os posts "acho que é assim ou assado, ou eu fiz assim ou fiz assado e aconteceu grelhado" não ajudam porque pura e simplesmente, do que aconteceu à bateria na realidade ao o que a pessoa acha que fez vai uma longa distancia.
A prova disso são users que insistem em dizer que têm baterias de li-on viciadas ou até mesmo pessoal que nem sabe se deve tirar sempre a bateria ou andar com ela sempre ligada.

Se estão realmente preocupados, façam um esforço para aprender sobre este assunto que hoje em dia até tem a sua importância.
Este é uma excelente fonte de informação sobre os vários tipos de bateria, incluindo as super-famosas li-on:
http://www.batteryuniversity.com/

Em relação ao tirar as baterias quando estão ligadas, suponho que a grande maioria das pessoas hoje em dia conhecem a Apple, right? Têm noção da importância que essa marca dá ao aspecto e funcionalidade do hardware. Agora por acaso já repararam qual a filosofia dessa marca em relação às baterias?


EDIT:

Quotes interessantes:
[FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]Lithium-ion is a very clean system and does not need priming as nickel-based batteries do. The 1st charge is no different to the 5th or the 50th charge. Stickers instructing to charge the battery for 8 hours or more for the first time may be a leftover from the nickel battery days. [/FONT]
[FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]Should I use up all battery energy before charging?
[/FONT][FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]No, it is better to recharge more often; avoid frequent full discharges.
Yes, on batteries with a fuel gauge, allow a full discharge once a month to enable reset
[/FONT]

[FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]Should I charge my battery partially or fully?
[/FONT][FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]Does not matter. Charging in stages is acceptable. Full charge termination occurs by reading the voltage level and charge current. Charging a full battery is safe and does not cause harm. [/FONT]

[FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]- Should I remove the battery from the charger when full?
- Should I remove the AC when my laptop is not in use?
[/FONT][FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]It does not matter. The charger automatically cuts the charge current when the battery is full. A laptop may be connected to the AC when not in use.

[/FONT][FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]Should the battery be kept charged when not in use?
[/FONT][FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]Best to store at 40% charge or 3.75-3.80V/cell open terminal. Cool storage is more important than state-of-charge. Do not fully deplete battery because Li-ion may turn off its protection circuit.

[/FONT][FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]What should I know about chargers?
[/FONT][FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]Charger should apply full charge. Avoid economy chargers that advertise one-hours charge. Fastest full-charge time: 2-3 hours.[/FONT]

[FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]Charging[/FONT]
[FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]Do charge the battery often. The battery lasts longer with partial rather than full discharges.

Do not use if pack gets hot during charge. Check also charger.

Charge methods: Constant voltage to 4.20V/cell (typical). No trickle-charge when full. Li-ion may remain in the charger (no memory). Battery must remain cool. No fast-charge possible.

Rapid charge = 3h
[/FONT]


[FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]Discharging[/FONT]
[FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]Avoid full cycle because of wear. 80% depth-of-discharge recommended. Re- charge more often. Avoid full discharge. Low voltage may cut off safety circuit

[/FONT][FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]Service needs
[/FONT][FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]No maintenance needed. Loses capacity due to aging whether used or not.[/FONT]
[FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]

[/FONT][FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]Storage
[/FONT][FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]Store at 40% charge in a cool place (40% state-of-charge reads 3.75-3.80V/cell at open terminal.
Do not store at full charge and at warm temperatures because of accelerated aging.
[/FONT]
 
Última edição:
Back
Topo