1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dúvida Discos Rígidos

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Blue_Men, 26 de Julho de 2008. (Respostas: 14; Visualizações: 868)

  1. Blue_Men

    Blue_Men Power Member

    Boas pessoal com podem ver no my sistem, eu tenho um disco Seagate de 250GB single Plate 16 mb cache (ST3250410AS), é o disco onde tenho instalado o SO, programas e jogos. Depois tenho outro Seagate 500GB 32mb cache (ST3500320AS) que uso para storage.

    Aquilo que eu pretendia saber é se de facto mais vale ter o seagate single plate como disco principal, ou será que o disco de 500GB devido aos 32mb de cache terá melhor desempenho como disco principal, nomeadamente em carregamento de jogos?

    Obrigado pelas sugestões!

    Cumps
     
  2. ClubbeR

    ClubbeR Power Member

    Eu pessoalmente prefiro um hdd com melhor performance para o S.O. No entanto acho que mesmo que mantenhas esse 250GB 16MB tens boa performance e aproveitas o 500GB para dados tal como tens, sinceramente não acho que seja necessario mudares, minha opinião.
     
  3. Blue_Men

    Blue_Men Power Member

    Tas a referir-te aos Raptor ou Velociraptor da WD? É que por exemplo o seagate de 250GB single plate que eu tenho é considerado dos mais rápidos para o S.O, entre os discos de 7.200rpm.
     
  4. ClubbeR

    ClubbeR Power Member

    Estou-me a referir por exemplo entre ter dois hdds, escolho o com melhor performance para ter o S.O, ou seja, nao me estou a referir a nenhum hdd em especifico. E estava a dizer que no teu caso esse Seagate de 1 prato com 16MB de cache da-te uma boa performance e na minha opiniao não te vale a pena estares a inverter os hdds.
     
  5. Dyk

    Dyk I quit My Job for Folding

    boas..
    eu no teu caso mudava, claramente o de 500GB vai ser + rapido e se tens duvidas nisso corre o "PCMARK2005" com o SO nesse de 250GB e depois volta a correr ele com o SO no de 500GB e veras a diferença! nada a ver acredita...
     
  6. Blue_Men

    Blue_Men Power Member

    Bem para já duas opiniões diferentes!

    Vou aguardar por mais sugestões!

    Obrigado a todos!

    Cumps
     
  7. ClubbeR

    ClubbeR Power Member

    Como eu disse eu proprio sou adepto dos hdds com melhor performance para o S.O, a situação e também a minha duvida aqui é se realmente se vai notar uma diferença abismal com o 500GB apesar de ter o dobro da cache, não tenho numeros para comparar.
    No entanto o que o Dyk disse pode ser verdade, é uma questão de fazer uns testes e comparares.

    Cumps.
     
  8. Blue_Men

    Blue_Men Power Member

    Mais alguem com alguma sugestão?

    Obrigado!

    Cumps
     
  9. Dyk

    Dyk I quit My Job for Folding

    bem se keres ver o + rapido tb podes sacar o "hdtune" no guru3d e fazes o teste num instante e tira as tuas conclusoes :D
     
  10. Blue_Men

    Blue_Men Power Member

    Já fiz o teste com o "HDTune" aqui estão os resultados:

    Seagate 250GB (ST3250410AS):
    Transfer Rate Average: 81.9 MB/s
    Acess Time: 15.2 ms
    Burst Rate: 149.7 MB/s
    CPU usage: 1.2%

    Seagate 500GB (ST3500320AS):
    Transfer Rate Average: 85.2 MB/s
    Acess Time: 12.3 ms
    Burst Rate: 175.6 MB/s
    CPU usage: 1.3%

    Também já tinha feito o teste com Hdtach e está +/- igual, o acess time do seagate de 250GB é muito elevado comparando com o de 500GB, parece que o disco de 500GB é capaz de ter melhor performance do que o de 250GB como disco principal. Corrijam-me se estiver enganado!

    Cumps
     
    Última edição: 27 de Julho de 2008
  11. Dyk

    Dyk I quit My Job for Folding

    o de 500gb é mais rapido!
     
  12. Blue_Men

    Blue_Men Power Member

    Bem da próxima vez que formatar o pc vou então exprimentar e utilizar o disco de 500GB como disco principal e ver se de facto se nota melhor performance!

    Cumps
     
  13. Blue_Men

    Blue_Men Power Member

    Ora bem já formatei o disco e instalei o sistema operativo no disco de 500GB, e vou usar do 250GB como disco secundário.

    No entanto fui ao painel de controlo/ferramentas administrativas/gestão de computadores/gestão de discos e o disco de 500GB tá como disco de arranque e o disco de 250GB tá como disco de sistema.

    A minha pergunta é se deve estar assim, é que das outras vezes o disco de sistema era o disco onde estava o sistema operativo.

    Agradeço a vossa ajuda!

    Cumps
     
  14. Blue_Men

    Blue_Men Power Member

    Então pessoal ninguem me consegue ajudar?
     
  15. Blue_Men

    Blue_Men Power Member

    Pessoal já percebi o que se está a passar.

    O meu pc está a tentar arrancar pelos dois discos, mas como só detecta o sistema operativo num disco apenas arranca por esse disco. O problema é que o 2º disco que está vazio está como disco de sistema, e por isso não consigo formatá-lo.

    O que fazer?

    Agradeço ajuda!

    Cumps
     

Partilhar esta Página