(Duvida) distribuiçao linux (user friendly)

sheridan

Power Member
Boas
Apos de ler sobre o linux como sendo bastante + seguro e estavel que o windows
Gostava que me sugerissem uma distribuiçao que seja igualmente simples de usar
e adequada as minhas necessidades

Actualmente tenho o windows XP e uso estes programas

Jogos: Essencialmente counter-strike source e de vez em quando NFS most wanted
Internet : firefox 2, live messenger , thunderbird, FlashGet e o SharpReader um leitor de feeds.
Torrents: uTorrent-1.6 e btuga
Imagem: xnview v1.93 para ler jpg e afins , photoshop cs 8 para editar
Som e video: VLC 0.86 para ver filmes, series (div3,div5, xvid e legendas srt, ssa, sub) e anime (ogm, mkv)
Dvd/CD: nero7, daemon tools, DVDDecrypter, ConvertXtoDVD
Design 3d: Ando a experimentar o lightwave 8
Outros: winrar, acrobat reader 6

No que toca a jogos o linux tem a fama de ser o SO ideal pros aficcionados do tetris

Como nao creio q exista versao CS para o linux irei usar um dual boot e manter o xp pra jogar
mas e o resto ? Existem boas alternativas para os restantes programas q uso ?

Nota: Os grupos internet e torrents sao os q uso diariamente e q me sao + importantes

Dual boot

WXP
CS source e NFSMW

Dist.linux
Internet???
Som e video???
Torrents???
Imagem???
Design 3d???
Outros???
 
Última edição pelo moderador:
Boas
Apos de ler sobre o linux como sendo bastante + seguro e estavel que o windows
Gostava que me sugerissem uma distribuiçao que seja igualmente simples de usar
e adequada as minhas necessidades

Actualmente tenho o windows XP e uso estes programas

Jogos: Essencialmente counter-strike source e de vez em quando NFS most wanted
Internet : firefox 2, live messenger , thunderbird, FlashGet e o SharpReader um leitor de feeds.
Torrents: uTorrent-1.6 e btuga
Imagem: xnview v1.93 para ler jpg e afins , photoshop cs 8 para editar
Som e video: VLC 0.86 para ver filmes, series (div3,div5, xvid e legendas srt, ssa, sub) e anime (ogm, mkv)
Dvd/CD: nero7, daemon tools, DVDDecrypter, ConvertXtoDVD
Design 3d: Ando a experimentar o lightwave 8
Outros: winrar, acrobat reader 6

No que toca a jogos o linux tem a fama de ser o SO ideal pros aficcionados do tetris

Como nao creio q exista versao CS para o linux irei usar um dual boot e manter o xp pra jogar
mas e o resto ? Existem boas alternativas para os restantes programas q uso ?

Nota: Os grupos internet e torrents sao os q uso diariamente e q me sao + importantes

Dual boot

WXP
CS source e NFSMW

Dist.linux
Internet???
Som e video???
Torrents???
Imagem???
Design 3d???
Outros???

CS/CS:S e HL2 dão para jogar na boa, com o wine, desde que tenhas uma boa placa gráfica. Procura no google.

O resto, principalmente os referidos grupos internet e torrents, tens tudo em linux. Quanto ao btuga, essa bosta que até tenho vergonha que seja portuguesa, como exige um programa específico (não sei se ainda dá para usar o azureus) não sei se dará, mas é tentar instalar o tal programa com o wine.

Quanto à distro, qq coisa como Ubuntu, Fedora ou OpenSuse, que são as distros mais amigáveis.
 
Começando ...
- O titulo não é dos melhores, mas pronto.
- A parte de jogos é complicado em linux, mas CSS, devido á popularidade, tem bom suporte para correr em ambiente linux, apesar que não nativamente (só por emulação). Most wanted idem aspas.
- As soluções de internet como firefox, thunderbird sempre existiram pra linux )
- utorrent e btuga correm perfeitamente bem por wine (apesar de existir 1 versao do (ranhoso) btuga pra linux, no site oficial. No entanto existem boas alternativas a estes (mal é o tracker).
- Imagem podes usar o gimp, um poderoso programa de ediçao em ambiente linux, ou em ultimo caso, o photoshop mais 1 vez por emulação. (o cs tem relatos de correr direito). o xnview deverias saber que tem versao linux :P
- Vlc tb tem versao linux...
- Nero tb tem versao pra linux, mas pessoalmente não troco o K3b por nada. E não precisas de programas xpto para emular imagens ;) tendo alternativas para ripar dvds e converter (apesar k esses tb correm por emulaçao :))
- 3D algumas empresas têm soluções comerciais tb para linux, como o Maya por ex. Lightwave pelo menos até 7.5-8 corria tb bem sobre emulação (aka wine). Mas há alternativas porreiras


Agora é so escolheres a distro (aka distribuição). Por ex, Ubuntu (e derivados), OpenSuse, Fedora...

P.S. Nao escrever a branco sff :S há quem use outros temas...
 
Última edição:
correr programas por emulaçao existe decrescimo de performance ???
no CSS é preferivel joga-lo no XP em vez do wine? é notória a diferença no desempenho?
 
correr programas por emulaçao existe decrescimo de performance ???
no CSS é preferivel joga-lo no XP em vez do wine? é notória a diferença no desempenho?

Claro que vais ter um ligeiro decréscimo de desempenho, mas se tiveres uma boa placa (nvidia) não se nota nada. Já joguei CS:S em linux a 70fps, e isso chega e sobra, numa nvidia 7600GT. Joga-se WoW a uma média de 40 fps, também com esta placa.

http://www.linux-gamers.net/modules/wiwimod/index.php?page=HOWTO+Steam&back=HOWTO+INDEX+Wine+Games

Agora claro que no windows não tens que andar com maravilhas, e se não te importas de ter o dual boot (eu tb tenho, também para jogos), então vais ter naturalmente melhor desempenho em windows, se bem que, como já te disse, a diferença nestes jogos não seja muito notória.

Já o NFS não sei ...

Ps: digo nvidia, porque os drivers da ati para linux são um belo de um nojo, e não vais ter tão boa performance ...
 
Última edição:
Slackware ou Gentoo :D
tou na brinca, mas sao bastante uteis se keres mesmo aprender linux no duro
se queres apenas dizer "eu uso linux" acho que talvez o Ubuntu , fedora, mandriva e OpenSuse (aconselho te uma boa maquina para este ultimo)
 
Começando ...
- O titulo não é dos melhores, mas pronto.
- A parte de jogos é complicado em linux, mas CSS, devido á popularidade, tem bom suporte para correr em ambiente linux, apesar que não nativamente (só por emulação). Most wanted idem aspas.
- As soluções de internet como firefox, thunderbird sempre existiram pra linux )
- utorrent e btuga correm perfeitamente bem por wine (apesar de existir 1 versao do (ranhoso) btuga pra linux, no site oficial. No entanto existem boas alternativas a estes (mal é o tracker).
- Imagem podes usar o gimp, um poderoso programa de ediçao em ambiente linux, ou em ultimo caso, o photoshop mais 1 vez por emulação. (o cs tem relatos de correr direito). o xnview deverias saber que tem versao linux :P
- Vlc tb tem versao linux...
- Nero tb tem versao pra linux, mas pessoalmente não troco o K3b por nada. E não precisas de programas xpto para emular imagens ;) tendo alternativas para ripar dvds e converter (apesar k esses tb correm por emulaçao :))
- 3D algumas empresas têm soluções comerciais tb para linux, como o Maya por ex. Lightwave pelo menos até 7.5-8 corria tb bem sobre emulação (aka wine). Mas há alternativas porreiras


Agora é so escolheres a distro (aka distribuição). Por ex, Ubuntu (e derivados), OpenSuse, Fedora...

"As Wine's name says: "Wine Is Not an Emulator""

Ver aqui, mito 1.
 
[knap];1503918 disse:
"As Wine's name says: "Wine Is Not an Emulator""

Ver aqui, mito 1.



Convem acrescentar nisso que o Wine não é um emulador, mas na maioria dos jogos e programas funciona como tal (o que é que lá estão a fazer os dll's todos com as API's necessárias ? :P)
 
bahh

pelos programas k usas na precisas de linux man ... wine ?? enta1 o ppl troca pa penguim pa andar emular por wine ??? lol isso deve ser anedota ou kortas kom a ms ou keepas sucking , o meu advice e para manteres o windowz e arranjares outra maquina e la instalas um linux qualquer e limitaste a um ssh remoto pa explorares as verdadeiras potencialidades cli do penguim , num ha nada mais confortavel que um ambiente desktop win
e uma boa consola ssh por putty de pnguin , acredita no que te digo ...
 
pelos programas k usas na precisas de linux man ... wine ?? enta1 o ppl troca pa penguim pa andar emular por wine ??? lol isso deve ser anedota ou kortas kom a ms ou keepas sucking , o meu advice e para manteres o windowz e arranjares outra maquina e la instalas um linux qualquer e limitaste a um ssh remoto pa explorares as verdadeiras potencialidades cli do penguim , num ha nada mais confortavel que um ambiente desktop win
e uma boa consola ssh por putty de pnguin , acredita no que te digo ...

Se o dude só quer o windows para jogar, porque é que raio não há-de ter o windows instalado? Não é preciso "cortar" ... Dual boot, para jogar em windows e trabalhar a sério em linux ... Há mais perfeito que isto?

Quanto ao wine, a treta deles é muito linda, mas a verdade é que o mesmo jogo em wine e no windows tem menor performance no primeiro.
 
Isto ate é engraçado e tal, mas tipo, quando tas no computador e queres jogar nao é agradavel encerrar um sistema operativo e reiniciar outro, apenas para jogar... Devia ser proibido fazer jogos para apenas um SO. Por exemplo, eu tenho neste momento instalado o SWAT4, que funciona pelo wine, embora ainda nao o tenha conseguido por a funcionar (diz que preciso de instalar o directX:S), o The Godfather, o Brothers in Arms e o PES 6. Os ultimos nao vao la de modo algum, e era tudo muito mais bonito se fizessem estes jogos nativos para linux tb.
PS: Alguem sabe como é que se ve nosso o endereço interno de IP (o IP de rede) em linux?
 
Isto ate é engraçado e tal, mas tipo, quando tas no computador e queres jogar nao é agradavel encerrar um sistema operativo e reiniciar outro, apenas para jogar... Devia ser proibido fazer jogos para apenas um SO. Por exemplo, eu tenho neste momento instalado o SWAT4, que funciona pelo wine, embora ainda nao o tenha conseguido por a funcionar (diz que preciso de instalar o directX:S), o The Godfather, o Brothers in Arms e o PES 6. Os ultimos nao vao la de modo algum, e era tudo muito mais bonito se fizessem estes jogos nativos para linux tb.
PS: Alguem sabe como é que se ve nosso o endereço interno de IP (o IP de rede) em linux?


ifconfig

Quanto aos jogos, é como os programas, é tudo a lei de mercado, se existe mais procura ou possibilidades de ganho num nicho em especial produzem para isso, os outros não vale a pena investir (pensam eles). Tem tudo a ver com lucro.
 
Nao vale a pena, de facto, produzir jogos para linux, pois nao existe mercado. A maioria dos utilizadores nao jogam, alem de que representa uma porçao minima do mercado, muito menor que os utilizadores de OSX, e eles tb nao tem muitos jogos...
Mas era suposto os utilizadores terem a liberdade de escolher o SO que mais gostam, e se alguem gosta muito de jogar e nao gosta de windows é obrigado a usar windows?
 
Última edição:
Back
Topo