1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

(Duvida) distribuiçao linux (user friendly)

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por sheridan, 21 de Março de 2007. (Respostas: 15; Visualizações: 1313)

1. sheridan

sheridan Power Member

Boas
    Apos de ler sobre o linux como sendo bastante + seguro e estavel que o windows
    Gostava que me sugerissem uma distribuiçao que seja igualmente simples de usar
    e adequada as minhas necessidades

Actualmente tenho o windows XP e uso estes programas

Jogos: Essencialmente counter-strike source e de vez em quando NFS most wanted
    Internet : firefox 2, live messenger , thunderbird, FlashGet e o SharpReader um leitor de feeds.
    Torrents: uTorrent-1.6 e btuga
    Imagem: xnview v1.93 para ler jpg e afins , photoshop cs 8 para editar
    Som e video: VLC 0.86 para ver filmes, series (div3,div5, xvid e legendas srt, ssa, sub) e anime (ogm, mkv)
    Dvd/CD: nero7, daemon tools, DVDDecrypter, ConvertXtoDVD
    Design 3d: Ando a experimentar o lightwave 8
    Outros: winrar, acrobat reader 6

No que toca a jogos o linux tem a fama de ser o SO ideal pros aficcionados do tetris

Como nao creio q exista versao CS para o linux irei usar um dual boot e manter o xp pra jogar
    mas e o resto ? Existem boas alternativas para os restantes programas q uso ?

Nota: Os grupos internet e torrents sao os q uso diariamente e q me sao + importantes

Dual boot

WXP
    CS source e NFSMW

Dist.linux
    Internet???
    Som e video???
    Torrents???
    Imagem???
    Design 3d???
    Outros???

Última edição pelo moderador: 21 de Março de 2007
  2. ruimoura

ruimoura Power Member

CS/CS:S e HL2 dão para jogar na boa, com o wine, desde que tenhas uma boa placa gráfica. Procura no google.

O resto, principalmente os referidos grupos internet e torrents, tens tudo em linux. Quanto ao btuga, essa bosta que até tenho vergonha que seja portuguesa, como exige um programa específico (não sei se ainda dá para usar o azureus) não sei se dará, mas é tentar instalar o tal programa com o wine.

Quanto à distro, qq coisa como Ubuntu, Fedora ou OpenSuse, que são as distros mais amigáveis.

3. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Começando ...
    - O titulo não é dos melhores, mas pronto.
    - A parte de jogos é complicado em linux, mas CSS, devido á popularidade, tem bom suporte para correr em ambiente linux, apesar que não nativamente (só por emulação). Most wanted idem aspas.
    - As soluções de internet como firefox, thunderbird sempre existiram pra linux )
    - utorrent e btuga correm perfeitamente bem por wine (apesar de existir 1 versao do (ranhoso) btuga pra linux, no site oficial. No entanto existem boas alternativas a estes (mal é o tracker).
    - Imagem podes usar o gimp, um poderoso programa de ediçao em ambiente linux, ou em ultimo caso, o photoshop mais 1 vez por emulação. (o cs tem relatos de correr direito). o xnview deverias saber que tem versao linux :P
    - Vlc tb tem versao linux...
    - Nero tb tem versao pra linux, mas pessoalmente não troco o K3b por nada. E não precisas de programas xpto para emular imagens ;) tendo alternativas para ripar dvds e converter (apesar k esses tb correm por emulaçao :))
    - 3D algumas empresas têm soluções comerciais tb para linux, como o Maya por ex. Lightwave pelo menos até 7.5-8 corria tb bem sobre emulação (aka wine). Mas há alternativas porreiras

Agora é so escolheres a distro (aka distribuição). Por ex, Ubuntu (e derivados), OpenSuse, Fedora...

P.S. Nao escrever a branco sff :S há quem use outros temas...

Última edição: 24 de Março de 2007
  4. sheridan

sheridan Power Member

correr programas por emulaçao existe decrescimo de performance ???
    no CSS é preferivel joga-lo no XP em vez do wine? é notória a diferença no desempenho?

5. ruimoura

ruimoura Power Member

Claro que vais ter um ligeiro decréscimo de desempenho, mas se tiveres uma boa placa (nvidia) não se nota nada. Já joguei CS:S em linux a 70fps, e isso chega e sobra, numa nvidia 7600GT. Joga-se WoW a uma média de 40 fps, também com esta placa.

http://www.linux-gamers.net/modules/wiwimod/index.php?page=HOWTO+Steam&back=HOWTO+INDEX+Wine+Games

Agora claro que no windows não tens que andar com maravilhas, e se não te importas de ter o dual boot (eu tb tenho, também para jogos), então vais ter naturalmente melhor desempenho em windows, se bem que, como já te disse, a diferença nestes jogos não seja muito notória.

Já o NFS não sei ...

Ps: digo nvidia, porque os drivers da ati para linux são um belo de um nojo, e não vais ter tão boa performance ...

Última edição: 21 de Março de 2007
  6. BUGabundo

BUGabundo Power Member

7. ricardomcm

ricardomcm Power Member

Slackware ou Gentoo :D
    tou na brinca, mas sao bastante uteis se keres mesmo aprender linux no duro
    se queres apenas dizer "eu uso linux" acho que talvez o Ubuntu , fedora, mandriva e OpenSuse (aconselho te uma boa maquina para este ultimo)

8. [knap]

[knap] Power Member

"As Wine's name says: "Wine Is Not an Emulator""

Ver aqui, mito 1.

9. spastikman

spastikman Banido

Convem acrescentar nisso que o Wine não é um emulador, mas na maioria dos jogos e programas funciona como tal (o que é que lá estão a fazer os dll's todos com as API's necessárias ? :P)

10. runc0re

runc0re Power Member

bahh

pelos programas k usas na precisas de linux man ... wine ?? enta1 o ppl troca pa penguim pa andar emular por wine ??? lol isso deve ser anedota ou kortas kom a ms ou keepas sucking , o meu advice e para manteres o windowz e arranjares outra maquina e la instalas um linux qualquer e limitaste a um ssh remoto pa explorares as verdadeiras potencialidades cli do penguim , num ha nada mais confortavel que um ambiente desktop win
    e uma boa consola ssh por putty de pnguin , acredita no que te digo ...

11. ruimoura

ruimoura Power Member

Se o dude só quer o windows para jogar, porque é que raio não há-de ter o windows instalado? Não é preciso "cortar" ... Dual boot, para jogar em windows e trabalhar a sério em linux ... Há mais perfeito que isto?

Quanto ao wine, a treta deles é muito linda, mas a verdade é que o mesmo jogo em wine e no windows tem menor performance no primeiro.

12. tmafcerqueira

tmafcerqueira Power Member

Isto ate é engraçado e tal, mas tipo, quando tas no computador e queres jogar nao é agradavel encerrar um sistema operativo e reiniciar outro, apenas para jogar... Devia ser proibido fazer jogos para apenas um SO. Por exemplo, eu tenho neste momento instalado o SWAT4, que funciona pelo wine, embora ainda nao o tenha conseguido por a funcionar (diz que preciso de instalar o directX:S), o The Godfather, o Brothers in Arms e o PES 6. Os ultimos nao vao la de modo algum, e era tudo muito mais bonito se fizessem estes jogos nativos para linux tb.
    PS: Alguem sabe como é que se ve nosso o endereço interno de IP (o IP de rede) em linux?

13. LnxSlck

LnxSlck Power Member

ifconfig

Quanto aos jogos, é como os programas, é tudo a lei de mercado, se existe mais procura ou possibilidades de ganho num nicho em especial produzem para isso, os outros não vale a pena investir (pensam eles). Tem tudo a ver com lucro.

14. Cunha00

Cunha00 Power Member

Com a carrada de jogos open source que o linux tem, nunca mais peguei nos jogos todos xpto que tenho para windows.

15. tmafcerqueira

tmafcerqueira Power Member

Nao vale a pena, de facto, produzir jogos para linux, pois nao existe mercado. A maioria dos utilizadores nao jogam, alem de que representa uma porçao minima do mercado, muito menor que os utilizadores de OSX, e eles tb nao tem muitos jogos...
    Mas era suposto os utilizadores terem a liberdade de escolher o SO que mais gostam, e se alguem gosta muito de jogar e nao gosta de windows é obrigado a usar windows?

Última edição: 24 de Março de 2007
  16. HecKel

HecKel The WORM

GNU/Linux - A mãe de todas as threads :)

Até está em sticky :P Além da carrada de links que para lá tem sobre programas para as diversas áreas que procuras, encontras lá dois sites com tabelas de equivalência entre Windows e GNU/Linux ;)

Diverte-te :P

abraços, HecKel

Partilhar esta Página