[Dúvida] Ed. Video - HDD's / Control's - RAID 0 e Third HDD

Soviet

Power Member
estou aqui com umas dúvidas, talvez me possam ajudar. preciso de um sistema para edição de video. a plataforma base será:

Asus P5AD2 Deluxe - http://www.asus.com/products4.aspx?modelmenu=2&model=158&l1=3&l2=11&l3=23
Intel D 830 3.0Ghz (2x 1Mb / FSB 800Mhz)
2x 1Ghz DDR2 533Mhz

1x 120Gb - Sistema
2x 120Gb RAID 0 - Projectos Video

a minha dúvida prende-se com a distribuição de discos e pelos controladores ide da board.

o ICH6R suporta 4x SATA em RAID. é possível configurar 2 discos em RAID 0 e outro disco stand alone neste controlador?

ou será preferível o disco de sistema estar no outro controlador Silicon?
o sistema raid ganhará alguma performance / estabilidade estando a usar "sozinho" o controlador SouthBridge ICH6R ou é indiferente?
digo "sozinho" pois o DVD-RW estará no ICH6R também ..

melhor Stripe Size para video - 128k?

obrigados ;)


controllers info:
- "The Intel ICH6R can support two RAID 0 (two HDDs for each RAID) or two RAID1 or one RAID0 plus one RAID1."

- Intel ICH6R South Bridge - 1x UltraDMA / 4x SATA w Intel Matrix Storage Tech with RAID 0, 1 support
- Silicon Image 3114R RAID - 4 x Serial ATA
- ITE IDE RAID - 2 x UltraDMA - JBOD, RAID 0, 1, 0+1 support
 
Pensa bem é se precisas mesmo de RAID0.... pq em principio (e provavelmente mais que certinho) vais tar a desperdiçar 120GB pra nada... Se a tua edição for DV, tás a falar de 3,125MB/s. A maioria dos HD's actuais dão-te 30MB/s sem muitas crises em ficheiros sequenciais. Mesmo que só dessem 15MB/s sustained, ainda dava pra teres 4/5 streams DV em paralelo (algo que não deve acontecer muitas vezes...) A box da minha sig já xegou aos 4 em playback simultaneo e não se tava a stressar muito.

Se for para editar uncompressed, então ok, RAID0 dá jeito, mas ai 120GB não dá pra quase nada a 30MB/s... Mas ai precisas de uma placa que saiba lidar e bem com uncompressed, pq sem uma, não tás a ver bem como o sistema empacota :P E curiosamente, empacota mais a fazer playback que a capturar, go figure...

Obviamente, YMMV. Mas eu experimentava editar sem e com RAID0. Se vires diferença, ok, vai-te a ele, se não vires, caga nisso e ficas com mais 120GB pra clips...
 
kazuza disse:
Errr em RAID0 não perdes espaço nos discos .... :rolleyes:

Vai por RAID 0 o com o maior cluster size possivel

True... tava a drumir ainda :P A lerRAID0 e a pensar RAID1 :( damn flu... :(

Anyway, kaz, post still stands, pq a menos que seja uncompressed ele não precisa do speed, e na eventualidade de perder um hd, não perde tudo (dai eu tar a pensar RAID1, pq tudo o que é critical tenho em 1, gostava de ter 5 mas na tenho $$$ pro controlador :sad: )...
 
a captura é toda feita por firewire.
a edição será DV e num futuro muito próximo HDV.
a configuração RAID 0 parece-me indispensável, até porque edição HDV será muito mais exigente.

quanto à distribuição dos discos pelos controladores, alguma sugestão?
 
Soviet disse:
a captura é toda feita por firewire.

Logo, at worst, 400Mbps ou 50MBps. E não vais encontrar footage a fazer isso se não vier em uncompressed (o que não deve ser o caso...).

a edição será DV e num futuro muito próximo HDV.

Que pela info que apanhei significa 25Mb á mesma... a diferença é ser 25Mb de MPEG2...

a configuração RAID 0 parece-me indispensável, até porque edição HDV será muito mais exigente.

Vai, claro que vai. Ou editas tudo em MPEG2 nativo (e acredita que não queres ir por ai a menos que tenhas uma placa que lide bem com isso nativamente) ou o teu CPU vai ter de colaborar com um codec intermédio e aguentar a pastilha de fazer transcoding ao TS. Em termos de HD, é 3.5MB/s mais o que o codec intermédio precisar...

quanto à distribuição dos discos pelos controladores, alguma sugestão?

Se vais memo pra RAID, 1 hd por canal do controlador, e como disse o kazuza, o maior bloco que houver. E cuidado que a performance (do(s) HD(s)) não é linear. Aponta sempre para o worst case na zona mais lenta do HD.
 
Back
Topo