Dúvida em 2 testes que fiz no 3dMark

rosepwr

Power Member
Boas,

Eu tive um problema com o tamanho de alguns componetes que tinha no PC (ver post http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=794353) e fui obrigado a mudar a gráfica do slot PCIE 3.0 para o 2.0.
Fiz agora um novo teste e deu-me uma diferenças um bocados estranhas como podem ver nesta imagem:



A pontuação mais alta foi feita em pcie 3.0 e a mais baixa foi feita em 2.0. Mas parece-me que algo estranho se passa ali na velocidade do processador.

Será que a diferença de pcie 2.0 para 3.0 é assim tão grande ?

OUtra coisa, vocês utilizam a versão paga ?? e porque raio existem tantas versões deste programa tipo 3dmark, 3dmar11, 3dmark vantage, 3dmark06 ?
 
Existem varios 3dmark... tal como existem varias versoes de Windows...

nao te preocupes com os mhz... é a altura quando o programa "tira" a fotografia ao mhz do cpu. Como tens o speedsteep ligado ele baixa a velocidade do cpu quando nao o estas a utilizar
 
@Vector e o que achas das diferenças de pontuções apenas com a mudança de pcie 3.0 para 2.0 (5916 para 5319) ?

Acabei agora o teste do unigine em com o mesmo hardware, apenas com a diferença de ter mudado de PCIE 3.0 para 2.0, deu-me outra vez uma diferença grande, desci de 1504 para 1309.
Estava convencido que não existiam diferenças significativas entre 2.0 e 3.0, mas pelos visto existem. Porra lá vou ter que comprar um cooler para poder por a gráfica no slot 3.0.

Já estou farto de montar e desmontar isto. É que ainda por cima a caixa não dá para mudar o coller sem desmontar a motherboard.
 
Em que slot tens isso? o 2º Slot fullsize é x1 não uses uma gráfica nisso.

Essa motherboard tem 4 PCI-E

1º x16(fullsize)
2º X1
3º x1(fullsize)
4º x4(fullsize)

Só usava a gráfica no 1º se fosse a ti.
 
Última edição:
Sim, existe uma diferença rose. Eu pelo menos sei que ela existe, mas se fosse postar isso iam dizer que era impossivel pois tinham visto o teste do Hardcop, e ta lá tudo.

Esse teste que falo é extremamente duvidoso para ser sincero. Eu já li umas coisas acerca disso e enbora o verdadeiro beneficio seja computação ou que é isso, os jogos têm uma maneira diferente de reagirem. No que pude "sentir", digamos que alisa os bursts de informação, suavizando assim a comunicação entre cpu -gpu.

Não é bem a questão de proporcionar mais x de frames ou isso, é a largura de banda disponivel para tal efeito. Eu para ser sincero senti perfeitamente isso que falas, mas até tive medo de dizer seja o que fosse pois ia logo surgir comentários do tipo , treta, gimmick, ta aqui o benckmark x ou y e prova o contráro e tal. Tas a entender né.

Tudo depende das situações/ jogos que estejamos a falar, mas para ser sincero pcie 3.0 trás beneficios sim, quer gostem de ouvir ou não. Eu diria mesmo que os review que andam por ai estam as testar nas situações erradas.

Em vez de jogos totalmente gpu bound, eles deveriam joogar coisas cpu bound, ou que ouvesse muita troca de informação entre cpu-gpu.

Mas isto sou eu a falar.


Edit....querem um teste facil para perceber a diferença? corram um bench que há aqui no forum que é do jogo Final Fantasy. Procurem la na secção que encontram. Façam testes e depois reportem aqui.

Corram o teste por exemplo a 4.5 e pcie 2.0, e depois façam 4.2 e pcie 3.0. ;)
 
Última edição:
@Zorlin

Está ligada à PCIE3. No Manual da MB estas são as especificações:
PCI Express 2.0 x16 Slot (PCIE4, Black) -- Longo
PCI Express 2.0 x16 Slot (PCIE3, Black) -- Longo
PCI Express 2.0 x1 Slot (PCIE2, Black) -- Curto
PCI Express 3.0 x16 Slot (PCIE1, Black) -- Longo

Logo à noite ainda vou ver na Bios se existe alguma coisa por configurar, mas palpita-me que vou ter mesmo de investir num cooler novo.
 
http://www.asrock.com/mb/photo/Z77 Pro4-M(s).jpg

Da direita para a esquerda é como te disse. Eles no manual chamam x16 a slots fullsize(x16) mas eletricamente não são x16. O único slot dessa motherboard x16 é o primeiro da direita dessa imagem. Neste momento tens a gráfica ligada a um slot x16 que eletricamente é apenas x1. Abre o gpu-z e confere a velocidade desse pci-e ;)
 
@Zorlin

Não sendo um entendido nesta matéria, parece-me que tens toda a razão.

O que diz o Manual:
-------------------
PCIE Slots:
PCIE1 (PCIE 3.0 x16 slot) is used for PCI Express x16 lane width graphics cards, or to install PCI Express graphics cards to support CrossFireXTM function.
PCIE2 (PCIE 2.0 x1 slot) is used for a PCI Express x1 lane width card, such as a Gigabit LAN card or SATA2 card, etc.
PCIE3 (PCIE 2.0 x16 slot) is used for PCI Express x1 lane width graphics cards.
PCIE4 (PCIE 2.0 x16 slot) is used for PCI Express x4 lane width graphics cards, or to install PCI Express graphics cards to support CrossFireXTM function. And for installing ASRock Game Blaster.
------------------
e ainda:
------------------
In CrossFireXTM mode, please install the PCI Express x16 graphics cards on PCIE1 and PCIE4 slots. Therefore, PCIE1 will work at x16 bandwidth, while PCIE4 works at x4 bandwidth.
------------------

Bem, já encomendei um novo cooler que espero que me deixa utilizar o 1º slot. Eu pelo menos tirei as medidas e confirmei as compatibilidades com as memórias e o slot PCIE1. Se este cooler não servir, vou-me definitivamente dedicar à pesca !!!

cumps
 
Back
Topo