duvida em blocos de WC

filjoa

Power Member
boas

estou a fazer um experiência que consiste em conseguir arrefecer um peltier que tem o tamanho +- de um processador 775 mas agora para para uma boa transferência de calor o que será melhor?

1A-COOLING 1A-SL2 (loja *****) ou um feito por mim todo em cobre com 50x85x10 +- como na figura abaixo.. sendo o azul o circuito por onde passa a agua...


Shot at 2007-08-21


na vossa opinião em qual dos dois consigo ir buscar mais calor ao peltier? ou seja qual o melhor bloco?

aguardo opiniões

abraço
URL%5D
 
esses peltiers k falas xegaram a ser arrefecidos por mazes1 e 2, ou seja, os primordios do wc, por isso nao precisas de grande wc, mas é facil veres se te chega bem ou nao, ves a potencia do peltier, e comparas com a potencia que o bloco dissipa.

para o teu claro q n tens maneira de saber qts watts dissipa mas podes consultar as datasheets dos modelos comerciais. um excelente bloco para peltiers era o swiftech mcw 5000, tanto que havia uma versao do bloco com peltier:

MCW5000-PT.jpg
 
boas

o meu bloco peltier é de 180W ...

entao e em relaçao ao material que aqui tenho que achas? devo utilizar o bloco que eu fiz ou comprar um?

abraço
 
boas,
tal como os blocos de agua para refrigerar cpu's, tb esse bloco para arrefecer o peltier convem ter mais performance possivel. e quanto maior for a energia a dissipar, maior vai ser a diferença de temperaturas que vais notar entre o bloco artezanal e um bloco para cpu.
E quanto mais fresco tiver o lado quente do peltier, mais frio vai estar o lado frio também.
outra questão é... quanto tempo e dinheiro vais gastar para fazer o bloco? outra coisa que tens que ver é o tamanho do peltier... acho que o SL2 não cobre por completo esse peltier...
 
Back
Topo