1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Duvida em C Listas ligadas

Discussão em 'Programação' iniciada por jostafary, 12 de Novembro de 2012. (Respostas: 12; Visualizações: 1087)

1. Boas tenho uma duvida que já tentei algumas pesquisas na net e não consegui tirar a minha duvida por isso recorri ao forum.

O problema é o seguinte:
    Tenho de fazer uma gerência de nomes e do numero de telefone e de telemóvel de pessoas.
    E tenho de usar listas ligadas.

E a minha duvida é a seguinte.
    Eu numa lista ligada num dado campo de memoria alocada posso fazer uma espécie de estrutura? para inserir o nome e os números de telefone e telemóvel?

Se poder por um pequeno exemplo na resposta agradecia.

Obrigado.

2. manelis

manelis Power Member

Por norma fazes 2 estruturas, uma que tem os dados que queres por num elemento da lista e um ponteiro para o elemento seguinte (ou seja, pa outra estrutura destas), e uma estrutura que tem 2 ponteiros, um po inicio da lista o outro para o fim.

3. Eu percebi a ideia em si. Mas não entendi bem uma parte que foi:
    e uma estrutura que tem 2 ponteiros, um po inicio da lista o outro para o fim.

4. dagas46

dagas46 Power Member

Uma vez que se tratam de listas ligadas (presumo que apenas numa direcção), convém saberes onde começa a lista para que consigas percorrer toda a lista, daí teres um ponteiro para o início da lista. Convém também teres um ponteiro para o fim da lista porque assim sempre que quiseres inserir uma pessoa sabes onde a tens de inserir e não precisas de percorrer a lista toda

Última edição: 13 de Novembro de 2012
  5. Sim sim. isso eu sei. Mas eu estou a pensar inserir ordenado.

Eu só queria saber se é possível fazer a parte de inserir o nome com os números e fosse possível aceder.

6. dagas46

dagas46 Power Member

É possível sim

7. Ok obrigado se entretanto durante a elaboração do codigo tiver mais alguma duvida vou postando

8. Boas alguém me sabe dizer como posso fazer uma espera até que o utilizador prima a tecla enter???

Por exemplo eu imprimo no ecrã o que está na lista mas queria que o utilizador clicasse em enter e só depois fazer o system ("clear");

9. mauro1855

mauro1855 I'm cool cuz I Fold

Podes usar o getchar();

Quanto às listas, claro que dá para meter lá várias coisas dentro.
    E isso depois as listas podes fazer de várias formas e com ponteiros para montes sítios. Listas ligadas, listas duplamente ligadas, anéis, árvores, listas com ponteiros para marte, epá, é o que for.
    No entanto, a forma mais simples de fazer uma lista é mesmo uma lista simplesmente ligada, apenas com um ponteiro para o elemento seguinte.

Código:
    typedef struct list_{
        char name[20];
        char phone_number[10];
        char mobile_number[10];

struct list_ * next;
    } list;
    O básico das listas: [C] Listas Simplesmente Ligadas - Exemplo de Aplicação (inteiros) - Mauro1855

Cumps

10. Obrigado pela parte das listas. Mas a parte do getchar(); não funcionou.

11. dagas46

dagas46 Power Member

Não funcionou?

Dá algum erro ou simplesmente ignora a instrução?

Se puderes, coloca essa parte do código sff

12. Ignora completamente a instrução.

if(opcao1==1)
    {
    LISTARpessoas(topolista);
    getchar();
    }

Isto é para imprimir as pessoas que estão na lista mas eu queria esperar que o utilizador premisse enter para continuar e só depois fazia a limpesa do ecra e voltava ao menu principal

13. mauro1855

mauro1855 I'm cool cuz I Fold

O getchar(); costuma funcionar.
    Se tiveres em Windows experimenta system("pause");, mas isso já não é muito aconselhado, penso.
    O getchar() regra geral devia funcionar.

Senão podes podes fazer fgets(string, 10, stdin), onde 'string' é um vector de caracteres previamente declarado com 10 posições.
    Ou podes usar read(0, string, 10), sendo 0 uma referência à stdin - standart input = teclado (default).

Até mesmo um scanf("%s", string); chega, mas este pode dar outros problemas.

Cumps

Partilhar esta Página