1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

duvida em diagrama de entidade - relacionamento - DER

Discussão em 'Programação' iniciada por trashCanMan, 27 de Abril de 2007. (Respostas: 5; Visualizações: 4800)

1. trashCanMan

trashCanMan Power Member

boas pessoal!!
    tenho uma duvida existencial e gostava muito se alguem me pudesse ajudar.
    estou a fazer um trabalho para uma cadeira de bases de dados que consiste numa estacao de caminhos de ferro. ora o problema esta em relacionar uma determinada viagem com as suas diversas escalas... a prof deu-me uma luzes que consistem neste DER embrionario [​IMG] ora bem, o objectivo esta em separar os dados que sao fixos, ou seja as viagens diarias e suas escalas, com os dados que vao variando ao longo dos dias que passam. a minha duvida esta em como e onde enfiar uma tabela que guarde esses dados (dia do mes, numero de passageiros, se chegou atrasado, etc) com a qual tambem se vai relacionar a tabela "bilhete", com o objectivo de p.e. reservar bilhetes para um determinado dia do mes!!! se houver alguem que me possa ajudar fico muitissimo agradecido.
    Cumprimentos e boas queimas (para os estudantes) :joker:

Última edição: 27 de Abril de 2007
  2. HecKel

HecKel The WORM

Boas!

Toma atenção a algo no teu diagrama, quando estás presente uma entidade fraca, existe obrigatoriedade da entidade forte para com esta. Da forma como está representado o teu diagrama isso não está discriminado. (Ou então a nomenclatura que eu uso é diferente da tua)

abraços, HecKel

3. trashCanMan

trashCanMan Power Member

boas! de facto a entidade ter_escala é uma entidade fraca, e por sua vez a entidade viagem é uma entidade identificadora, neste caso a chave primaria da tabela ter_escala é composta pela chave primaria da tabela viagem e pela chave parcial da tabela ter_escala! esta é o tipo de nomenclatura que aprendi, mas acredito plenamente que tenhas aprendido outro :-D Mas ja arranjei uma solucao e assim que terminar o meu DER, faco questao de postar aqui para futuras consultas :002:
    ate la, hasta!!!!

4. HecKel

HecKel The WORM

Eu não falei de atributos nem chaves :P Falei apenas do que mostras no diagrama. Tudo o que referes sobre as chaves concordo em absoluto, apenas acho que falta a indicação de obrigatoriedade da entidade identificadora para a entidade fraca, da forma como costumo ver representado é com uma dupla barra.

Mas lá está, é apenas diagramas, importa é que o programador saiba o que está a fazer ;)

abraços, HecKel

5. trashCanMan

trashCanMan Power Member

tens toda a razao 8| faltam as participacoes obrigatorias... amanha altero.. pena o ubuntu nao ter uma ferramenta como o visio (ou sera que tem e eu nao sei!!!) isto ja sao os neuronios a fritar... sabes, eu e as bases de dados temos uma relacao complicada :-D quando tiver isto normalizado... e desnormalizado dou-me por feliz, pena o prazo tar a encurtar!!!
    hasta la pasta!!!

6. trashCanMan

trashCanMan Power Member

boas... para este caso, e com alguns conselhos (obrigado Cris), esta foi a conclusao que cheguei para esta parte do meu DER, a entidade fraca terEscala que tem como identificador a entidade viagemModelo e que se vai relacionar tambem com a tabela escala para determinar as escalas que cada viagem modelo vai ter... podia-se ter relacionado directamente a entidade viagemModelo com escala com um relacionamento de N para M mas, apesar de dar origem a uma tabela para o relacionamento, depois nao dava para relacionar a entidade bilhete para saber que escalas a viagem modelo fazia...
    a entidade viagem aparece aqui com a entidade que guarda tudo o que varia quando se efectuam viagens (nº de passageiros, se chegou atrasado, etc).
    Criticas são bem vindas...

Partilhar esta Página