Dúvida em escolha de memórias: Mhz vs timings reduzidos

cantara

Power Member
Tenho andado a fazer um upgrade ao computador às 'mijinhas' e chegou a altura de comprar 1 kit de 1gb (512mb já começam a ser muito pouco para mim).

No entanto, é nas memórias que os meus conhecimentos são menores (muito tempo afastado destas lides deu nisto). Tenho andado a ler umas coisas, ver umas reviews, etc etc, mas pelo que me apercebi:

- Chips UCC, bh-5, Winbond, etc. fazem timings reduzidos, com incremento de voltagem claro, e com velocidades entre 240-260mhz.

- Chips TCCD, com voltagens reduzidas, fazem velocidades acima de 300mhz, mas com timings mais relaxados.

A questão é, o que é melhor, latências reduzidas ou velocidades mais altas?


(não sei se esta questão fará algum sentido, mas que se lixe).

Entretanto, recomendaram-me umas OCZ WINBOND SERIES PC3200, que custam cerca de 150€.
Contudo, já vi umas gskil 4400 (TCCD) à venda por 150€, e em principio um amigo meu poderá vender-me umas patriot xblk 3200 por 150€. os 150€ será o máximo que poderei dar por um kit de memórias.

De momento tenho uma Asrock, e estou a pensar fazer-lhe o mod para poder ter mais voltagem nas memórias. Talvez num futuro próximo compre uma DFI. Como tenho um Opteron 144 (mult. 9x), preciso de HTT acima dos 300 para poder espremer a capacidade de overclock do processador.

Alguém me poderá dar umas luzes acerca deste tema?

Já agora, sei que as TCCD não precisam de muita voltagem, mas nas outras, até que ponto é que posso aumentar o vdimm sem ter que recorrer a refrigeração própria para as memórias (sem contar com heatspreaders)?
 
Última edição:
As UCCC são timmings altos e altos HTT's tb... Comprei 1x512Mb por 43€ na ***** e assim à toa na DFI tão a fazer 265Mhz 3-4-3-7 com 2.8vdimm... Se meteres um divisor 166 nas mems dá na boa prós 3Ghz digo eu...

As BH-5 precisam de pelo menos 3v, o ideal seria 3.4... Tens mais performance mas são quase impossiveis de encontrar, encontras é UTT k têm a mania de morrerem de mês a mês (Coisa k n é mt agradável pra ninguém)

As TCCD são realmente a melhor aposta, vdimm baixo (até 2.8) timmings um pouco altos, 2.5-4-3-7 e se forem boazinhas com esses timmings fazem os 300Mhz senão aumentas um pouco os timmings e tens os 300... (O k para ti n chega pq tens um 144 logo terias de usar pelo menos um divisor 180)

No teu caso eu escolhia umas TCCD... Tens é de ver quais terão a melhor performance :)
 
Última edição:
Back
Topo