1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

duvida em java(executavel)

Discussão em 'Programação' iniciada por nuno2099, 23 de Janeiro de 2008. (Respostas: 6; Visualizações: 1302)

1. package dados;
    import java.awt.*;
    import java.awt.event.*;
    import javax.swing.*;
    import java.io.*;
    class projecto extends JFrame implements ActionListener
    {

nome projecto "dados"
    nome pacote "main"
    nome class " projecto"
    eu quero fazer um .bat file, um executavel.no entanto quando tentei fazer com o notebook, meti "javaw projecto" e como nome projecto.bat e deu um erro a dixer "could not find the main class"
    e se puser apenas "java projecto" nem da erro, diz apenas "source unknow", ajudem-me pois nao consigo sair deste encalho,... :'(
    nao e um applet! e um projecto.

2. rj.rodrigues

rj.rodrigues Power Member

Não percebi bem qual era o problema mesmo, mas é assim, A primeira class do ficheiro tem k ter o mesmo nome que o ficheiro, sem o .java claro

3. do genero, eu quero fazer um ficheiro executavel, um que execute o meu programa java sem ter que abrir o netbeans. mesmo com a class igual ou diferente o problema e o mesmo.:(

4. rj.rodrigues

Então compilas no netbeans, fazes o jar e depois crias um .bat (no win) ou um .sh (linux) com o seguinte
    Código:
    java -jar programa.jar
    se não quiseres fazer o .jar, fica assim:
    Código:
    java programa
    em que programa é o nome da class k tem o main

Agora percebi o teu erro. O erro k te dava é k n conseguia encontrar a função main na class, para lançar o teu programa tens k faze-lo apartir da class com a função main como eu disse acima.

5. exacto, era o da funçao main...tou a fazer no netbeans...eu meti-a no bloco de notas "javaw projecto" e o nome do ficheiro "projecto.bat"

o meu problema e mesmo nao saber fazer o jar e o bat =S

Última edição pelo moderador: 23 de Janeiro de 2008
  6. bmpv666

bmpv666 Power Member

jar:

jar cvf <nome.jar> <nome_da(s) classe(s)_ou_directoria(s)>

para correr, e o que deves colocar no bat:

java -classpath <o_teu_ficheiro.jar> <nome_da_classe_onde_está_o_main()>

se quiseres fazer

java -jar <o_teu_ficheiro.jar>

isto
    se tiveres dúvidas, nada melhor que ir ver como os outros fazem. se tiveres o Azureus por exemplo, podes abrir o jar azureus.jar (não tou certo do nome...), e na dir META-INF/ tens o manifest file de que falam, vê como esse está feito.
    aproveita e dá também uma olhadela aos scripts de arranque do Azureus!
    boa sorte.

7. rj.rodrigues

Para criar o jar no netbeans é mt simples
    1º tens k defenir a class main, para isso, vais as propriedades do projecto -> run -> e defines a class
    2º botao direito em cima do project e Build

E o jar aparece como por magia num directorio do teu projecto

;)

Partilhar esta Página