Dúvida em relação a Troca

bcbaluga

Power Member
Boas!

Eu gostaria de saber o seguinte:

Tenho um telemovel da tmn que ainda está na garantia e gostaria de saber se fosse possivel trocar o telemovel por outro ou receber o valor do equipamento em dinheiro. Já tive vários problemas e gostaria se fosse possivel...
 
Boas,

Isso vai depender de vários factores como o tempo que tens o telem. e a política de troca da loja onde o adquiriste. Mas sendo de um operador torna as coisas mais complicadas. O melhor que tens a fazer é informares-te onde o adquriste...
 
E compraste onde?

Tendo em conta que foi em loja oficial TMN:7 dias; se foi na loja online deles:14 dias; se foi noutro agente qualquer ou loja, tens que ser tu a verificar. Mas nunca tens prazos superiores a 1 mês.
 
a aquisiçao do equipamento ja tem mais de um mês...só que deram-me um novo que mais tarde tive problemas e foi para a reparaçao. Agora depois de tentar actualizar o firmware o telemovel morreu.

Sendo assim se a tmn me resolver a situaçao fico grato, só que caso o telemovel volte com problemas, queria saber se era possivel fazer a troca por outro equipamento ou se me devolvessem o dinheiro.

Nunca tive problemas com outros telemóveis mas já com este modelo até ja está a irritar.

Agradeço aos colegas que ja me responderam.

abraço :)
 
de acordo com a lei podes exigir a resolução do contrato em caso de defeito durante os 2 anos, o resto é conversa fiada.
Artigo 4.º
Direitos do consumidor
1 — Em caso de falta de conformidade do bem com o
contrato, o consumidor tem direito a que esta seja reposta
sem encargos, por meio de reparação ou de substituição,
à redução adequada do preço ou à resolução do contrato.
2 — Tratando -se de um bem imóvel, a reparação ou a
substituição devem ser realizadas dentro de um prazo ra-
zoável, tendo em conta a natureza do defeito, e tratando -se
de um bem móvel, num prazo máximo de 30 dias, em am-
bos os casos sem grave inconveniente para o consumidor.
3 — A expressão «sem encargos», utilizada no n.º 1,
reporta -se às despesas necessárias para repor o bem em
conformidade com o contrato, incluindo, designadamente,
as despesas de transporte, de mão -de -obra e material.

D.L. 84/2008
 
Última edição:
de acordo com a lei podes exigir a resolução do contrato em caso de defeito durante os 2 anos, o resto é conversa fiada.
Artigo 4.º
Direitos do consumidor
1 — Em caso de falta de conformidade do bem com o
contrato, o consumidor tem direito a que esta seja reposta
sem encargos, por meio de reparação ou de substituição,
à redução adequada do preço ou à resolução do contrato.
2 — Tratando -se de um bem imóvel, a reparação ou a
substituição devem ser realizadas dentro de um prazo ra-
zoável, tendo em conta a natureza do defeito, e tratando -se
de um bem móvel, num prazo máximo de 30 dias, em am-
bos os casos sem grave inconveniente para o consumidor.
3 — A expressão «sem encargos», utilizada no n.º 1,
reporta -se às despesas necessárias para repor o bem em
conformidade com o contrato, incluindo, designadamente,
as despesas de transporte, de mão -de -obra e material.

D.L. 84/2008

Ou seja durante os dois anos de garantia se eu não estiver satisfeito (devido a problemas com o equipamento abrangido pela garantia) posso pedir outro equipamento (do mesmo valor ou superior pagando o restante) correcto?

Foi na Tmn que fiz a compra tenho tudo impecavel (telemovel, caixa , e respectivos facturas)

Desculpem tar a fazer tantas perguntas mas, prefiro vir aqui ao forum e me informar bem (pois se que os que me respondem sabem o que estão a dizer) e tambem porque não quero fazer uma figura triste na loja.
 
"1 — Em caso de falta de conformidade do bem com o
contrato, o consumidor tem direito a que esta seja reposta
sem encargos, por meio de reparação ou de substituição,
à redução adequada do preço ou à resolução do contrato."

reparação do teu telem, substituição por um novo, redução do preço que pagaste, ou resolução do contrato (devolução do dinheiro).
isto não é por ordem, o cliente exige o que quiser, mas claro que o bom senso manda cada vez que uma coisa avaria não querer logo o dinheiro ou um bem novo; mas se o pretendermos temos a lei a nosso lado.
 
Fiquei super esclarecido!

Caso continuo com problemas após a reparaçao ai sim vou pedir troca de equipamento (ate podia ser o mesmo telemovel, nem sempre temos sorte), caso já não seja possivel olha seja o que deus quiser!

Nunca tive problemas deste genero, daí as minhas duvidas..

Só uma pergunta: caso que eu queira pedir o dinheiro de volta ou a troca é um processo muito demorado? é que não quero problemas com ninguem, pois a coloboraçao tem de ser do cliente e da operadora, por isso nao quero muitas complicaçoes que podem acabar por sair caro.

userN Muito Obrigado ja agora es advogado? ou tens tido muitos problemas na aquisiçao de equipamentos? é que nota-se perfeitamente que andas muito bem informado o que é muito bom para esta comunidade.

abraço
 
"1 — Em caso de falta de conformidade do bem com o
contrato, o consumidor tem direito a que esta seja reposta
sem encargos, por meio de reparação ou de substituição,
à redução adequada do preço ou à resolução do contrato."

reparação do teu telem, substituição por um novo, redução do preço que pagaste, ou resolução do contrato (devolução do dinheiro).
isto não é por ordem, o cliente exige o que quiser, mas claro que o bom senso manda cada vez que uma coisa avaria não querer logo o dinheiro ou um bem novo; mas se o pretendermos temos a lei a nosso lado.

Sabes perfeitamente que a troca por outro equipamento e até a devolução do dinheiro é sempre dificil pois a marca opõe-se a isso...
 
Já agora qual é o modelo? Se for para te devolverem o € normalmente demoram bastante (a mim, pela vodafone, demoraram 3 meses, depois engaram-se na morada etc ).

userN mas isto
o consumidor tem direito a que esta seja reposta
sem encargos, por meio de reparação ou de substituição,
à redução adequada do preço ou à resolução do contrato.
é o consumidor que escolhe ou é o prestador que determina?
 
Sabes perfeitamente que a troca por outro equipamento e até a devolução do dinheiro é sempre dificil pois a marca opõe-se a isso...

pois sei, mas se achares que vale a pena chatear-te é só levares o decreto lei e certamente mudam de conversa.
escreves no livro de reclamações e invocas a lei em causa, simpl&clear.
 
Já agora qual é o modelo? Se for para te devolverem o € normalmente demoram bastante (a mim, pela vodafone, demoraram 3 meses, depois engaram-se na morada etc ).

userN mas isto é o consumidor que escolhe ou é o prestador que determina?

consumidor, basta leres o artigo que transcrevi primeiramente.
 
como resumo das duas respostas que dei, digo que eu não chego à loja e peço logo o dinheiro ou equipamento novo, se for dentro daqueles 15dias ou 30 dias que supostamente nos estão a fazer um favor em dar um novo aí sim peço, caso contrário aceito a proposta do vendedor, claro que se for para reparar e vier na mesma, aí sim já mudo o procedimento.
bom senso como em tudo é o que se pede.
 
Back
Topo