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Dúvida em relação a Troca

Discussão em 'Telemóveis' iniciada por bcbaluga, 11 de Janeiro de 2009. (Respostas: 13; Visualizações: 751)

  1. bcbaluga

    bcbaluga Power Member

    Boas!

    Eu gostaria de saber o seguinte:

    Tenho um telemovel da tmn que ainda está na garantia e gostaria de saber se fosse possivel trocar o telemovel por outro ou receber o valor do equipamento em dinheiro. Já tive vários problemas e gostaria se fosse possivel...
     
  2. I_T3k

    I_T3k Power Member

    Boas,

    Isso vai depender de vários factores como o tempo que tens o telem. e a política de troca da loja onde o adquiriste. Mas sendo de um operador torna as coisas mais complicadas. O melhor que tens a fazer é informares-te onde o adquriste...
     
  3. Banhoca_PT

    Banhoca_PT Power Member

    E compraste onde?

    Tendo em conta que foi em loja oficial TMN:7 dias; se foi na loja online deles:14 dias; se foi noutro agente qualquer ou loja, tens que ser tu a verificar. Mas nunca tens prazos superiores a 1 mês.
     
  4. bcbaluga

    bcbaluga Power Member

    a aquisiçao do equipamento ja tem mais de um mês...só que deram-me um novo que mais tarde tive problemas e foi para a reparaçao. Agora depois de tentar actualizar o firmware o telemovel morreu.

    Sendo assim se a tmn me resolver a situaçao fico grato, só que caso o telemovel volte com problemas, queria saber se era possivel fazer a troca por outro equipamento ou se me devolvessem o dinheiro.

    Nunca tive problemas com outros telemóveis mas já com este modelo até ja está a irritar.

    Agradeço aos colegas que ja me responderam.

    abraço :)
     
  5. Banhoca_PT

    Banhoca_PT Power Member

    Se já estás para lá do tempo que oferecem só terás, eventualmente, direito a outro telefone se a marca do telefone assim o entender.
     
  6. userN

    userN Power Member

    de acordo com a lei podes exigir a resolução do contrato em caso de defeito durante os 2 anos, o resto é conversa fiada.
    Artigo 4.º
    Direitos do consumidor
    1 — Em caso de falta de conformidade do bem com o
    contrato, o consumidor tem direito a que esta seja reposta
    sem encargos, por meio de reparação ou de substituição,
    à redução adequada do preço ou à resolução do contrato.
    2 — Tratando -se de um bem imóvel, a reparação ou a
    substituição devem ser realizadas dentro de um prazo ra-
    zoável, tendo em conta a natureza do defeito, e tratando -se
    de um bem móvel, num prazo máximo de 30 dias, em am-
    bos os casos sem grave inconveniente para o consumidor.
    3 — A expressão «sem encargos», utilizada no n.º 1,
    reporta -se às despesas necessárias para repor o bem em
    conformidade com o contrato, incluindo, designadamente,
    as despesas de transporte, de mão -de -obra e material.

    D.L. 84/2008
     
    Última edição: 11 de Janeiro de 2009
  7. bcbaluga

    bcbaluga Power Member

    Ou seja durante os dois anos de garantia se eu não estiver satisfeito (devido a problemas com o equipamento abrangido pela garantia) posso pedir outro equipamento (do mesmo valor ou superior pagando o restante) correcto?

    Foi na Tmn que fiz a compra tenho tudo impecavel (telemovel, caixa , e respectivos facturas)

    Desculpem tar a fazer tantas perguntas mas, prefiro vir aqui ao forum e me informar bem (pois se que os que me respondem sabem o que estão a dizer) e tambem porque não quero fazer uma figura triste na loja.
     
  8. userN

    userN Power Member

    "1 — Em caso de falta de conformidade do bem com o
    contrato, o consumidor tem direito a que esta seja reposta
    sem encargos, por meio de reparação ou de substituição,
    à redução adequada do preço ou à resolução do contrato."

    reparação do teu telem, substituição por um novo, redução do preço que pagaste, ou resolução do contrato (devolução do dinheiro).
    isto não é por ordem, o cliente exige o que quiser, mas claro que o bom senso manda cada vez que uma coisa avaria não querer logo o dinheiro ou um bem novo; mas se o pretendermos temos a lei a nosso lado.
     
  9. bcbaluga

    bcbaluga Power Member

    Fiquei super esclarecido!

    Caso continuo com problemas após a reparaçao ai sim vou pedir troca de equipamento (ate podia ser o mesmo telemovel, nem sempre temos sorte), caso já não seja possivel olha seja o que deus quiser!

    Nunca tive problemas deste genero, daí as minhas duvidas..

    Só uma pergunta: caso que eu queira pedir o dinheiro de volta ou a troca é um processo muito demorado? é que não quero problemas com ninguem, pois a coloboraçao tem de ser do cliente e da operadora, por isso nao quero muitas complicaçoes que podem acabar por sair caro.

    userN Muito Obrigado ja agora es advogado? ou tens tido muitos problemas na aquisiçao de equipamentos? é que nota-se perfeitamente que andas muito bem informado o que é muito bom para esta comunidade.

    abraço
     
  10. Banhoca_PT

    Banhoca_PT Power Member

    Sabes perfeitamente que a troca por outro equipamento e até a devolução do dinheiro é sempre dificil pois a marca opõe-se a isso...
     
  11. jo_Ny

    jo_Ny Power Member

    Já agora qual é o modelo? Se for para te devolverem o € normalmente demoram bastante (a mim, pela vodafone, demoraram 3 meses, depois engaram-se na morada etc ).

    userN mas isto
    é o consumidor que escolhe ou é o prestador que determina?
     
  12. userN

    userN Power Member

    pois sei, mas se achares que vale a pena chatear-te é só levares o decreto lei e certamente mudam de conversa.
    escreves no livro de reclamações e invocas a lei em causa, simpl&clear.
     
  13. userN

    userN Power Member

    consumidor, basta leres o artigo que transcrevi primeiramente.
     
  14. userN

    userN Power Member

    como resumo das duas respostas que dei, digo que eu não chego à loja e peço logo o dinheiro ou equipamento novo, se for dentro daqueles 15dias ou 30 dias que supostamente nos estão a fazer um favor em dar um novo aí sim peço, caso contrário aceito a proposta do vendedor, claro que se for para reparar e vier na mesma, aí sim já mudo o procedimento.
    bom senso como em tudo é o que se pede.
     

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