1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[dúvida] em relação aos preços praticados

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por lusoWOLF, 6 de Janeiro de 2008. (Respostas: 29; Visualizações: 2190)

1. lusoWOLF

lusoWOLF Power Member

boas, venho aqui por uma dúvida minha que me intriga.

eu sou dos açores e como tal o IVA a se aplicar é de 15%. a Vodafone pratica iva de 15, a pt tambem, a sapo tambem, até a ladrona da tvcabo pratica 15%. isto de ser 15 em vez de 21 influencia logicamente o preço dos produtos.

será que a loja representante da apple ca não devia de ter os preços mais baixos que no continente? ja que o iva é inferior?
    porque eu apercebi-me disto, aquando a compra do meu N80, que após o comprar, houve um ''reajuste'' de preço por parte da vodafone e veio-me parar a casa por 189€, comprado pela loja online.

2. JPCarvalhinho

JPCarvalhinho Colaborador
    Staff Member

ui... caixa de pandora....

Creio que como a Loja não está residente nos Açores ela rege-se pelo IVA aplicado no local da sua sede...
    ...Mas é uma questão que podes colocar oa Bruno(tm) da loja online, vê só o telefone ... É que sendo um ergime de excepção não sei se eles são obrigados a devolver-te o valor do IVA, ou se fica a teu cargo no caso de seres uma empresa, de acertares as coisas com o Estado...

(e.g.Há dias comprei umas cenas numa loja online na Madeira e paguei o IVA de tx reduzida e moro no contnent)

3. lusoWOLF

lusoWOLF Power Member

o mal é que qualquer loja a que procure nos açores e madeira todos aplicam o iva de21... é injusto, porque eles recebem os mac's sem iva e depois no acto de venda é que aplicam o iva sendo que como a venda é feita ca, eles deviam aplicar iva de 21, uma vez confrontei o dono da loja e ele disseme que o preço (ja com o 21% que a apple descreve no site) é imposto pela apple, dando a ideia que a loja compra pelo preço de 21% de iva... acho que vou po a questão a DECO, quem mais saberia me esclarecer que eles? porque eu pago todos os meses é pa alguma coisa...LOL...até que a revista é porreira de se ler...

4. JPCarvalhinho

Staff Member

Atenção que a empresa não fixa o preço com IVA.... o IVA é um imposto que é "imposto" ao vendedor.

Creio O vendedor tem a imposição de cobrar o IVA do sítio onde tem a sede... podendo dar a opção da venda com outras taxas, desde que devidamente fundamentado e declarado.

Se a loja compra com IVA a 21% não tem motivo nenhum para te vender obrigatoriamente a 21% já que estes 21% que ele paga no acto da compra da mercadoria, é-lhe totalmente reembolsado pelo estado... (daí ser chamado de imposto ao consumo... pois apesar de ir sendo cobrado sempre que o bem passa de mão em mão, todos os intervenientes pedem o seu reembolso, excepto o consumidor final)

A APPLE não pode fixar o PVP final com base nos 21%... vê mas é se eles não te vendem o mac com o preço de 21% e na factura vai lá indicado IVA a 15%... é que neste caso estão a meter a diferença ao bolso.

5. lusoWOLF

lusoWOLF Power Member

boas tardes.
    informei-me com a loja, e eles forneceram-me os preços praticados por eles, e são os mesmos que no continente, ou seja estão a ''roubar'' pois segundo o SITE da apple, o macbook base custa 1049, este mesmo mac tem o preço de 866.94€ sem iva o que faz com que 21% fique pelos 1049, cá nos açores como o IVA é de 15% este portatil devia ser vendido por 997€, o que faz diferença. será que se eu confrontar a loja com estes calculos eles me fazem o preço certo e justo? com 15% de IVA?

6. JPCarvalhinho

Staff Member

Só perguntando é que sabes...

Mas se tens dúvidas como funciona o IVA faz-lhes a pergunta simples de:

Então na minha factura vem o IVA de quanto?

A) se vier de 21% não estão a roubar, limitam-se a apresentar o valor com um IVA mais alto do que deveriam... e se assim for podes sempre perguntar pergunta porque é que não te vendem a cobrar 15% como é de lei...
    se eles disserem que é o valor que pagam quando compram o equipamento diz que estás-te nas tintas pois eles recuperam os 21% inteirinhos quando os declaram que à DCGI trimestralmente ou seja o valor que eles compram com IVA 21% não pode interferir na fixação final do preço a 15%... se mesmo assim eles não fizerem, creio que estão no direito deles, e mal o menos... está tudo legal e correcto e 21% vão para as mãos do estado)

B)Se vier de 15% com o valor final identico ao de 21% pergunta-lhes quem é que está a ficar com os +-7% do diferencial do valor do IVA facturado ao cliente final para o recuperado junto da administração fiscal.

(como disse antes, eles não pagam IVA pois este é sempre recuperado no ambito das transacções comerciais, seja a que taxa for, ou seja é supostamente zero% para eles... se eles cobram o preço com iva de 21% mas metem na factura IVA de 15% estão a sobrevalorizar o equipamento. Entretanto liga para a Apple online e verifica a situação - 800 207758 ou seja no caso deles como é que te passariam a factura... cheira-me que eles desconhecem os regimes de excepção e facturarão a 21%, o que implica cair na primeira opção... chato mas correcto)

Latz

Última edição: 9 de Janeiro de 2008
  7. ruimoura

ruimoura Power Member

Segundo consulta com o meu pai, que trabalha, imagine-se, nas finanças, tens que te sujeitar ao IVA praticado no país em que a loja tem o seu representante, neste caso, Portugal. O IVA em Portugal é de 21%, e se algumas empresas fazem o especial favor de diminuir o IVA quando se vende na madeira, é porque elas querem, não porque têm de o fazer. Só te fariam esse "desconto" se a loja estive-se sediada na Madeira, portanto ...

8. lusoWOLF

lusoWOLF Power Member

isso não é bem assim, porque quem suporta a diferença do IVA de 21% para 15% nos açores é o governo regional,e é por cenas destas que o país não avança...é como quando tive interessado em comprar um SE w950, numa loja era 250 noutra era 650...é uma miséria este país, só chupistas

9. lusoWOLF

lusoWOLF Power Member

confrontei-os com a pergunta e eles disseram que os preços praticados por eles eram com IVA de 15%, logo estão a ''mamar'' os outros 6%... preço por preço antes comprar na loja online...pelo menos vem ter a porta e o envio é gratuito...

10. JPCarvalhinho

Staff Member

Boa malha! a viver assim também eu :) 6% de margem às custas de insularidade :)

11. lusoWOLF

lusoWOLF Power Member

e depois mandsaram-me outro mail a dizer, que o preço de 1049(macbook base) era independente do IVA que se aplica-se, pois são mandados praticar 1049(com iva de 15 ou 21) pela apple...

12. JPCarvalhinho

Staff Member

pode até ser, facto que eu não acredito face o preço final não ser fixado pela marca (o que não falta por aí é lojas com preços com desconto)... agora deveriam era facturar com os 21%...

Só há uma loja nos Açores que venda mac?

13. lusoWOLF

lusoWOLF Power Member

só aquela é que responde, tem a *****, mas aquilo não é loja... a uns anos atras minha irmã comprou um toshiba que queimou a motherboard e eles( aradio popular, nem sequer a toshiba) disseram que aquilo não podia ir para a garantia e que mudar a motherboard custava 800€. só esta loja é que vende apple por cá, a outra diz vender mas não responde e quando fui lá eles disseram que não tinham MAC's

14. Green Lion

Green Lion Power Member

Só tenho conhecimento de 2 "sítios" em que beneficio do IVA a 15%, factura da PT e factura do Sapo ADSL. De resto tudo o que pago é igual ou mais caro que no continente. Se for a uma loja e comprar um telemóvel, uma consola, um dvd, etc pago tal e qual como no continente, quem ganha com isso são as lojas. Estas quando questionadas sobre isso, dizem que é pra compensar o transporte do continente pra cá. Desculpa no mínimo questionável.

Sobre os Macs cá... na ***** só recebem 1 unidade e metem-na em exposição. Lembro-me de ver um macbook em exposição lá há tanto tempo que estava todo amarelo, lol.

Onde vale a pena comprar um Mac é na loja "Conforto". É a única loja cá que vende iPods, macs e respectivos acessórios. Não parecem receber muitas unidades e têm tendência de as por em exposição na montra, mas vale a pena dar uma olhadela, especialmente se precisares de um acessório género mighty mouse ou o adaptador VGA.

15. lusoWOLF

lusoWOLF Power Member

mas é a loja ''conforto'' que eu estou a falar, e, sem querer falar mal deles, não ha la nenhum que perceba de PC's... minha professora de português comprou la um toshiba e houve um problema de software e eles disseram que não sabiam como arranjar aquilo e que qualquer problema com qualquer tipo de PC era logo enviado para a marca... desde então a minha professora compra na ''contil'' penso que se escreve assim... a disrego na minha opinião é a melhor loja cá em PD, mas eles só vendem ''o que é nosso'' pelo que o que eles têm lá é só tsunami e citydesk.

:offtopic:é triste uma cituação destas, pois era uma maneira das lojas de ca venderem mais... so que por aqui são poucos os que têm olho para o negócio, e diga-se ca o único que tem olho para o negócio nem é portugues, é o senhor bensaude...este sim sabe como fazer dinheiro...:offtopic:

mas hei-de ir lá a loja pessoalmente...ver o que eles me dizem, acerca de pelo menos fazer a oferta de um mighty mouse:lol:

16. Mitch

Mitch Banido

em espanha os preços são com 16% de iva e são praticamente os mesmos do que cá.

17. lusoWOLF

lusoWOLF Power Member

a diferença de iva ca tambem n da gand coisa(50€) mas ja dá para comprar o rato...LOL
    ainda dá para com a factura de compra por no IRS e ter um desconto de 250€ no IRS, certo?

sera que dá para, como a minha irmã é professora, ela comprar um com o desconto de 5% de professora, e depois beneficiar do desconto de 250€ no IRS?

Última edição: 13 de Janeiro de 2008
  18. JPCarvalhinho

Staff Member

Sim, mas elea é que terá od esconto no IRS... a factura tem de ir em nome dela para ter o desconto universitário.

19. Artemis1972

Artemis1972 Power Member

Vamos lá ver o se nos entendemos. O que o pai do Rui Moura disse é o que está correcto, pois o IVA aplica-se em função das leis do local onde se encontra registado o fornecedor do serviço seja ele que que tipo for. Ou seja, se a loja Apple estiver inscrita na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa o IVA a aplicar é de 21%, se estiver inscrita numa zona franca (Madeira e Açores) o IVA é de 15%, isto é uma lei comunitária que se sobrepõe às nossas leis, e consequentemente, o nosso estado nada pode fazer.
    No entanto existem empresas registadas no continente, que vendem produtos para a Madeira e Açores com IVA a 15% mas apenas como táctica comercial, ou seja estas empresas absorvem a diferença do IVA.
    Espero que tenham ficado esclarecidos, podem culpar a Apple de cobrar muuuuuuuuuuuito caro (as memórias é uma vergonha) outras coisas, mas nesta questão do IVA eles nada podem fazer.
    Cumprimentos,

20. ruimoura

ruimoura Power Member

Hey, deixa-os falar ... o meu pai nem trabalha na DGCI nem nada ...

Partilhar esta Página