Duvida em teoria de redes

Boas pessoal,

Tenho numa sub rede duas estações, A e B, ligadas à mesma porta do router. A estação A quer comunicar com B, mas só conhece o IP da estação B (nao conhece o seu mac). Qual é a sequência de acções para A comunicar com B?
 
A envia pacote para Router;
Router verifica endereço de destino do pacote IP;
Router compara endereço com tabela de routing;
Router encontra uma entrada da rede de B como directamente ligada;
Router pesquisa IP de B na sua ARP table;
Router encontra MAC de B;
Router envia o pacote para B;

Algo do género, mais ou menos, ou assim assim...

Cumps
 
Thanks M.cnf, para isso a estaçao A conhece o mac do router? Eu também pensava que era como tu disseste mas não tinha a certeza.

Já agora, sei querer abusar da tua boa vontade, outra questão pertinente para mim:

Se a estação A esta numa sub rede e B noutra sub rede distinta, ligados a portas diferentes do router, para A enviar um pacote para B, e para tal A conhece o ip de B o ip do router e o mac do router.

Eu penso que seja da seguinte forma:

A envia uma pacote IP para o router atraves do mac do router
O router compara o endereço de destino do pacote, e verifica em que subrede está a estaçao B
O router envia o pacote, para a estaçao B, alterando para isso o mac de destino do pacote IP

É assim?

Já agora sabem de um link onde explique isto de uma forma simples?
 
Thanks M.cnf, para isso a estaçao A conhece o mac do router? Eu também pensava que era como tu disseste mas não tinha a certeza.

Sim, se estiveres ligado a algum router, e assumindo que estás em Windows, podes testar abrindo a consola e escrevendo "arp -a" vês que a tua máquina tem na arp table o mac do router associado ao seu ip.

Já agora, sei querer abusar da tua boa vontade, outra questão pertinente para mim:

Se a estação A esta numa sub rede e B noutra sub rede distinta, ligados a portas diferentes do router, para A enviar um pacote para B, e para tal A conhece o ip de B o ip do router e o mac do router.

Eu penso que seja da seguinte forma:

A envia uma pacote IP para o router atraves do mac do router
O router compara o endereço de destino do pacote, e verifica em que subrede está a estaçao B
O router envia o pacote, para a estaçao B, alterando para isso o mac de destino e de origem do pacote IP

É assim?

Sim um pouco resumido mas é isso, uma coisa que podes fixar é que os endereços IP's nuncam mudam durante o percurso de um pacote, apenas os mac's. E se estiver a dizer alguma bacorada alguém que me corrija. :P

Já agora sabem de um link onde explique isto de uma forma simples?

Quanto a sitios onde isto seja explicado não sei mas deve haver com certeza, eu fui aprendendo nas disciplinas de redes que tive, no material de estudo do ccna e com a prática neste último.

Cumps
 
A envia pacote para Router;
Router verifica endereço de destino do pacote IP;
Router compara endereço com tabela de routing;
Router encontra uma entrada da rede de B como directamente ligada;
Router pesquisa IP de B na sua ARP table;
Router encontra MAC de B;
Router envia o pacote para B;

Algo do género, mais ou menos, ou assim assim...

Cumps


Boas,
Só uma pequena correcção a esta sequência:
Se A e B estão na mesma sub-rede, quando A faz uma query de ARP para saber que mac corresponde ao endereço IP, entao B recebe essa pergunta e responde directamente com o seu mac, e A envia directo. Neste caso, nunca vai ao Router.

Tal só acontece caso eles estejam em subnets direrentes, aí sim, é enviado para o Router (usando o mac do Router), e o Router depois vê a sua tabela de Routing (para saber o caminho para onde enviar), e envia para B, sabendo o mac de B (partindo do principio que B está ligado directamente ao Router, caso existam outros Routers no caminho, o processo repete-se as vezes necessárias).

Espero ter ajudado mais um pouco...:)
 
Última edição:
Boas,
Só uma pequena correcção a esta sequência:
Se A e B estão na mesma sub-rede, quando A faz uma query de ARP para saber que mac corresponde ao endereço IP, entao B recebe essa pergunta e responde directamente com o seu mac, e A envia directo. Neste caso, nunca vai ao Router.

Tal só acontece caso eles estejam em subnets direrentes, aí sim, é enviado para o Router (usando o mac do Router), e o Router depois vê a sua tabela de Routing (para saber o caminho para onde enviar), e envia para B, sabendo o mac de B (partindo do principio que B está ligado directamente ao Router, caso existam outros Routers no caminho, o processo repete-se as vezes necessárias).

Espero ter ajudado mais um pouco...:)

Correctíssimo, distracção minha. Obrigado pelo reparo.

Explicando mais um pouco a query de ARP é feita em broadcast para toda a sub-rede em que a máquina que faz o pedido se encontra, e é respondida em unicast pela máquina que contiver o mac respectivo.

Assim já ficas com um noção geral do que se passa penso eu.

Off-topic:

Beyhonder por acaso não pertencias ao CaseModding-PT e á LPGA?
 
Back
Topo