Dúvida em Throttled

GyGu

Portugal@Home Member
Olá!

Tenho neste momento um PC portátil com um i5 8250u com 8GB de RAM DDR4 e não tem placa gráfica dedicada sendo a UHD 620 incluída no processador, no entanto ao efectuar uns testes de benchmark está a dar sempre a informação da imagem a baixo (88% Throttled)

DDzqH5A.png



Eu já fiz o que está na informação no fim da imagem, testei depois e ficou igual (novamente a história dos 88%), instalei o programa ThrottledStop e desativei apenas a opção de "Disable Turbo" gravei e fiz turn ON, reparei que na informação que está no rectangulo amarelo (imagem a baixo) o VID desceu de 1.xxxV (se não estou em erro para 0.75xxV) fui fazer novamente o teste e continua a dar a informação de 88%

GMV7CrC.png


Como não mexi em mais nada, deve ser preciso de fazer algo mais talvez manualmente com o programa, mas como tenho medo de fazer asneiras, estou aqui a perguntar se alguém sabe alguma coisa sobre este assunto.
Sim tenho o PC ligado à corrente no modo "Desempenho Maximo"
 
Boas, infelizmente por coincidência estamos com o mesmo problema, tinha aberto um tópico à minutos atrás lol desativei a opção BD PROCHOT como mostra no youtube e a performance do pc voltou ao normal mas continua com os 88% de cpu throttled no userbenchmark e quando reinicio o pc volta aos 0.40GHz, só quando volto a abrir o ThrottleStop é que o cpu volta ao "normal" :neutral: resumindo o problema continua sem solução...
 
Eu não mexi em mais nada mesmo nem isso desativei o BD PROCHOT.
Penso que no programa ThrottleStop é que tens que ir à opção FIVR e marcar a opção "Unclock Adjustable Voltage" e ai ajustar o "Offset Voltage" ai dá para fazer a coisa manualmente ir diminuindo a voltagem, mas também ainda não mexi ai, @ricardomn194
 
Última edição:
Boas, tira o "visto" no Disable Turbo, ao meteres o visto está a dizer que queres desativar o turbo ;)
Depois corre o TS Bench (ou prime 95) e verifica qual qual o clock que ele começa e em que clocks que estabiliza.
 
Viva @latenhas mas a ideia não é desligar isso para evitar maior aquecimento?

Onde se vê os clocks?
Fiz o que disseste e fiz logo print, está assim:

81QGZnI.png



EdiT: Aperce a informação de Throttle quando chega aos 29w
 
Qual é aquele benchmark do primeiro post?

Talvez o que se tenha passado é que o CPU antigiu 95 graus ao fazer aquele benchmark e depois os clocks foram reduzidos para compensar. 88% do benchmark foi efectuado com o CPU em throotle.
 
Boas, não vejo nada de errado com o pc então, é normal o pc ter "throttle" já que é raro o portátil que consiga manter estável os clocks turbo máximos. Normalmente em picos de carga (abrir uma página, abrir um programa, etc) ele consegue ir até ao máximo do turbo porque é um curto periodo de tempo. Se for alguma coisa estiver a puxar pelo cpu durante X tempo, o portatil para não sobreaquecer vai diminuindo os clocks.
O i5-8250U tem como clock base 1.6 Ghz podendo chegar aos 3.4Ghz com o turbo (como tens aí na ultima foto).
Basicamente tudo o que é acima de 1.6 Ghz é "bonus" e vai depender muito da implementação do sistema de refrigeração e temperaturas limites delineadas pelo fabricante.
 
Talvez seja por ai @HaLf-LiFe e @latenhas
No entanto agora fui a uma opção que o programa tem "FIVR" e alterei algumas coisas manualmente no CPU Core, CPU Cache coloquei -83.0 e fiz save depois fui fazer teste TS Bench e o resultado final já não me apareceu em vermelho, mas sim em verde e quando fazia o teste antes na seta onde tenho a apontar para Throttle durante o teste assinalava com um circulo por vezes, com estas mudanças que fiz durante este ultimo teste (imagem a baixo) já não me apareceu nada.

VB2xLky.png
 
Basicamente é isso. Esse processador é de 15W (serie U) e pode ir durante algum tempo a cerca de 30W. Ele em turbo consome mais que 15W.

Como estás a fazer undervolting ele aguenta melhor o turbo porque consome menos em carga. Está tudo correcto.
 
Back
Topo