1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

duvida em vb6

Discussão em 'Programação' iniciada por pascasso, 20 de Maio de 2007. (Respostas: 3; Visualizações: 512)

1. pascasso

pascasso Power Member

tenho duas duvidas. vb6

1º - num chat k eu fiz tenho para ele por o k as pessoas dizem para uma listbox. mas knd xega ao fim da listbox as pessoas tem k estar sempre a deslocar a barra para baixo para ver o k k escreveram ou o k recebem. e é muito chato. ha alguma meneira de ela ir acompanhando as mensagens, ou seja, em vez de ficar em cima (como na imagem) ir-se deslocando para baixo? >(

2º - a minha 2ª duvida é uma duvida k apararece knd eu tento solucionar a 1ª. há alguma maneira de kuando a listbox chega ao fim ao ponto de aparcer a barra de deslocação, há alguma maneira de fazer com que se apague a conteudo inteiro, para ficar outra vez em branco?

aki vai uma imagem de exemplo da barra que tem de ser deslocada para se verem as mensagens:

2. Kayvlim

Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

Quando acrescentas um item, podes fazer
    List1.ListIndex = List1.ListCount - 1

Quanto à scrollbar, terás de ter um número predefinido de items que o programa aceita, e aí quando
    List1.ListCount = ItemsMáximosQueAListBoxPodeTer
    então
    List1.Clear

É isto?

edit -
    Pus-me aqui a brincar no VB e fiz um "workaround" para o que pretendes.
    Quando ACRESCENTAS um item à lista, ANTES de o fazeres, acrescenta este código (mas adapta-o ao teu, obviamente):
    Código:
            If List1.ListCount * TextHeight("W") + TextHeight(CStr(x)) >= List1.Height Then
                List1.Clear
            End If
            List1.AddItem x

Isto deve dar. Se, em vez de apagar a lista toda, quiseres apagar apenas o primeiro item, troca o List1.Clear por um List1.RemoveItem 0.

Última edição: 20 de Maio de 2007
  3. pascasso

pascasso Power Member

obrigadao! :)

funcionou na perfeição!

no meu caso:

If lstMessages.ListCount * TextHeight("W") + TextHeight(CStr(11)) >= lstMessages.Height Then
    lstMessages.Clear
    End If

(kuando faço edit do post n da para por akelas cenas para mostrar codigo, teve de ser assim, para a proxima ja sei)

4. Kayvlim

Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

Esse CStr(11) quer dizer o quê? o.O

Já agora, altera a linha para

Código:
    If (lstMessages.ListCount + 1 ) * TextHeight("W") >= lstMessages.Height Then
    Porque o efeito é o mesmo, mas fica mais optimizado :)

Quanto "àquelas cenas para mostrar código", usa as tags [edit] e [/edit] ;)

Última edição: 20 de Maio de 2007

Partilhar esta Página