Duvida - Entrada Optica num Recetor Home Cinema

jumapol

Power Member
Viva!

A entrada Optica num receptor home cinema é compativel com os seguintes Formatos Audio: Dolby Digital, Dolby Digital Plus, Dolby TrueHD, DTS Digital, DTS-HD, Hight Resolution Audio, DTS-HD Master Audio ? Obrigado


 
Não

Apenas "deixa passar" os formatos "não HD": DTS's e DD's core......que com umas boas colunas e subwoofer é bem melhor do que qualquer prologic (stereo "upmixer") que muita gente comprou nos últimos anos.
(obviamente que também passam todos os formatos stereo)

De notar que a limitação de uma ligação óptica não está no cabo de fibra - está no electro-óptico e respectivo protocolo usado.
(a alegada falta de largura de banda ou o não surgimento de uma ligação spif de "segunda geração" serviu para impor aos consumidores um cabo novo (HDMI) que justificasse um upgrade em massa de todos os aparelhos que o pessoal tem em casa....mesmo que apenas tenham os canais básicos para ver o Goucha e a Oprah)

A fibra óptica em aplicações comerciais tem larguras de banda que permite débitos astronómicos.
É engraçado que o HDMI é um formato que apesar de recente já está com dificuldades em se aguentar.....mal se necessita de mais alguma largura de banda (tipo para o 3D) é preciso reformular tanto o hardware como o protocolo.....então se o 4K se massificar (sim porque o 3D ainda não o fez como sucedeu com o Full HD) então vai ser preciso um "amplificador" entre 2 cabos de 5 metros para ligar um amplificador AV e um projector no lado oposto da sala.
(uma verdadeira viagem ao "passado eléctrico")

Coisa que o cabo óptico nunca iria precisar.....a atenuação, mesmo em aplicações caseira multimodo, é dada em dB's POR KILOMETRO!!!

Se a estandardização das conexões fosse feita no melhor interesse dos consumidores os grandes tubarões electrotécnicos do mundo não andavam a tentar impor os seus connectores/ligações próprias/protocolos próprios aos consumidores.

OK.....se calhar entusiasmei-me e a primeira linha do meu post chegava :wow:!
 
Agradeço ao capitaomorsa, ao regster e ao xedas, mais uma duvida: pelo cabo optico o som é tb 5.1 ?
 
Última edição:
O facto de nao passar o som HD, é relevante? existe muita diferença entre o DD, DTS 5.1 e DD EX e os outros HD ?

obrigado

Depende do teu equipamento.
Se for um equipamento gama média ou alta, nota-se bastante.

Se for daquelas com colunas e amp tudo integrado, genero Sony ou Bose e afins como se vendem nas grandes superficies, não notas grande coisa.
 
Boas,

Para melhor aproveitar a qualidade audio, é melhor ligar diretamente o cabo optico (out) da Box para o Recetor AV (in), ou se sair da TV é igual ?

obrigado
 
Back
Topo