Dúvida entre 720p e 1080p

jp_jonny

Power Member
Caros entendidos na matéria, em conversa com um colega meu surgiu-nos a seguinte dúvida, que passo a explicar.

Imaginem o cenário hipotético: 2 LCD's da mesma gama, ambos de 40".

Um de resolução nativa 720p (HD Ready);

Um de resolução nativa 1080p (Full HD);

Em ambos está a correr um filme a 1080p. A questão com que nos deparámos foi:

O filme a 1080p no LCD 720p não terá, digamos, uma imagem do ponto de vista a olho nu melhor que a do LCD 1080p?

A questão em si admito que pode parecer no mínimo parva, mas fizemos uma semelhança com que o que se passa nos filmes do youtube por exemplo:

Se virem na janela pequena a qualidade é boa, mas se puserem em fullscreen já fica tudo pixelizado. O mesmo acontece nos LCD's, ou neste caso, a compressão das 1080 linhas para as 720 linhas resulta numa perda de imagem?

Aguardo os vossos comentários e discussões.

Cumprimentos,
 
Eu julgo que não! O filme 1080 tem mais (e melhor) informação que o de 720! O LCD de 720 não pode mostrá-la (porque não suporta a resolução), enquanto que o de 1080 pode.
 
No lcd 1080p o dot pitch é menor, ou seja, contem muitos mais pixeis e consegue mostrar mais informação do que o de 720p mesmo que nao seja visivel a olho nu.
 
Como disse o strikerg, depende do processamento de imagem. Mas em condicoes normais (processamento e qualidade do painel semelhante) o de 1080p apresenta melhor imagem obviamente, porque apresenta toda a qualidade da imagem original, a tv que só seja 720p vai ter que reduzir a resolucao (ou seja piorar qualidade) ..

O exemplo do you tube que apresentas nao é directamentamente comparavel, porque os videos originais sao de baixa resolucao e estas a falar de ver esse video em resolucao mais alta que a original.
O caso que falas das tv's é precisamente o contrario...
 
Exacto, neste caso pensava que o funcionamento no que toca à alta definição seria um pouco como nos jogos.. uma resolução que não a nativa, cria sempre aqueles "jaggies", não que se possa comparar uma coisa com a outra, mas queria mesmo dissipar essa dúvida.
 
Exacto, neste caso pensava que o funcionamento no que toca à alta definição seria um pouco como nos jogos.. uma resolução que não a nativa, cria sempre aqueles "jaggies", não que se possa comparar uma coisa com a outra, mas queria mesmo dissipar essa dúvida.
Não podes comparar as diferentes resoluções de PC com as diferentes resoluções de TV

as resoluções 720P e 1080P são de tamanhos diferentes mas são de proporcões identicas (1,77 para ambas) enquanto que se comparares os 1280x1024 e os 1600x1200 elas têm proporcões diferentes (1,25 para 1,33). Esta diferença de proporção é que cria o efeito de dithering nos monitores LCD quando não utilizada a resolução não nativa. Logo, veres um filme 720P numa TV 1080P ou vice-versa não te cria este efeito dithering tão comum nos LCD's porque basta ao processador adicionar ou retirar linhas/colunas digitalmente, quer seja um filme 720P num monitor 1080P ou vice-versa, sem alterar a proporção do filme com recurso a dithering
 
Back
Topo