Dúvida entre cursos

Haaaans

Membro
Bom dia ou boa tarde para os mais preguiçosos.

Trago aqui uma pergunta que me anda a atormentar já há bastante tempo quanto à minha vida académica.

Eu tenho 20 anos, frequento a Universidade já há 2 anos (portanto toda a minha situação académica está regular) no entanto no curso errado. Sempre tive em mente o curso de NTC (Novas Tecnologias da Comunicação na Universidade de Aveiro) mas, por azar, falta de trabalho ou até certas instituições em que se pagam as notas, falhei pelos 2 anos que lá tentei entrar.

Sou apaixonado por toda a espécie de "Design Multimédia", desde cedo comecei a brincar no Photoshop, Modelação 3D (nomeadamente fiz uma ventoinha eólica em 3D num projeto para Física), Edição de vídeo (nada de muito aprofundado) e um pouco de fotografia. [Tudo isto tendo por base o auto-didactismo]. No entanto, agora vem o meu problema: Sou de Aveiro e a ideia de morar e estudar em Aveiro atrofia-me o cérebro porque é bastante mais complicado para mim fazer as coisas bem, o controlo dos meus pais e outros inúmeros factos que afectam a minha motivação. Isto até pode soar a desculpa mas não, é mesmo assim. Sinto que se fosse estudar para fora me iria sair melhor, mudar de ares seria bastante bom a meu ver, iria ter mais responsabilidade e sinto que é umas das coisas que preciso na minha vida para crescer não só em termos da Universidade como quanto à minha pessoa. Então, agora vem a questão, entre NTC na Universidade de Aveiro e CDM (Comunicação e Design Multimédia) na ESEC, quais são os vossos prós e contras quanto a ambos os cursos?

Podem referir a questão de ser Universidade/Politécnico e como isso pode afectar a minha vida pós-licenciatura.

Peço desculpa caso o tópico esteja mal posicionado mas sou novo por estas andanças, registei-me hoje embora tenha passado aqui uns tempos a ler, principalmente, este forum
 
Estou no terceiro ano em CDM na ESEC, e posso dizer-te que te poderás vir a arrepender de não ter ido para NTC (pelo menos no que toca a aprender a sério). Na primeira fase do meu ano entrei em NTC mas mudei para CDM na segunda por comodismo (ser mais perto de casa, já conhecer lá pessoal, etc). Depende muito das cadeiras e do teu interesse, mas este curso é muito à base de seres auto-didacta. As cadeiras de vídeo e comunicação são muito boas (highlight do curso até agora!!), design gráfico também é bastante aceitável, mas depois tens cadeiras tipo Fotografia, Correntes de Estética Musical, Música, Arte e Multimédia e Tipografia que são piadas de cadeiras. Já para não falar que tens cadeiras de Formação Geral e Transversal que só servem para encher chouriços. Quanto a programações (Java/Python, HTML5, CSS, Javascript), para aprender os básicos serve. No entanto, estivemos a aprender programação web na cadeira de Redes e Sistemas Multimédia, porque o nosso professor de programação web tem alguns problemas de competência, digamos assim, o que até levou uma turma inteira a fazer queixa dele à presidência... No lado mais positivo, a malta é simpática e fazem-te logo sentir em casa a partir do primeiro dia (pelo menos foi o que me aconteceu). A tradição académica mantém-se, mesmo estando do outro lado da cidade. A cidade em si, é pequena e agradável, quase podes ir a pé a todo o lado. Tenho também um amigo que entrou em CDM no mesmo ano que eu e que entretanto mudou para NTC, e diz que o curso é muito melhor e se aprende muito mais, o que não me admira.

Resumindo: NTC é melhor que CDM, ponto final. Mas se fores auto didacta, safas-te em CDM na boa. Qualquer um faz este curso (programações lá vão chumbando alguma malta), mas aprender com ele, já é outra conversa. Pessoalmente, acho que consigo construir um futuro por cima dele com o que aprendi, mas há muita gente que conheço que vão levar uma chapada de realidade quando terminarem o curso, pois muita gente passa com notas elevadíssimas com trabalhos que não valem um chavo.

Qualquer pergunta que te possa esclarecer quanto ao curso, à cidade, ou qualquer outra coisa relacionada, pergunta à vontade!
 
Back
Topo