Dúvidas Duvida entre esxi ou Pc com Vmware

zebisnaga

Power Member
Boas pessoal, estou com umas dúvidas em relação ao esxi da Vmware ou usar um PC com Vmware e instalar lá Vms

Então é assim, eu ando na universidade e no proximo semestre vou precisar de umas VMs com Windows, outras com Linux ... eu uso Linux no meu portatil mas como estou a estudar fora da minha zona de residência e tenho um PC fixo,parado, na minha zona de residência, pensei em dar-lhe uso mesmo para as Vms

As specs do PC são estas:
Processador: AMD FX-8120
Placa mãe: Asus M5A99FX PRO R2.0
Memória RAM: Kingston HyperX Beast DDR3 8GB (2x4GB) 1600MHZ
Placa Gráfica: MSI GeForce GTX660 GAMING OC 2GB GDDR5 (PCI-E)
HDD/SSD: Western Digital 500Gb 7200 RPM SATA3 16Mb e ainda tenho 1 SSD de 245 GB
Sistema Operativo: Windows10

Ao inicio estava a pensar criar só lá as VMs, dava port forwarding no router e acedia por VNC e pronto, mas como ja ouvi falar do esxi e sei que faz isso mesmo tinha umas dúvidas.

1º O que é que acham? Devo formatar o PC fixo com o exsi e crio lá as VMs?

2º Se optar pelo o 1º passo, as specs do meu PC atual são suficientes para o exsi?

3º Caso o 1º passo e o 2º estejam OK, eu tenho outra questão. Como disse estou a estudar fora de casa, entao iria deixar o PC com o exsi em casa e queria aceder por VNC , no entanto nao estou a ver maneira de aceder por VNC a esse PC uma vez que só tem o exsi né? Isso é se quer possivel?

Ou acham que neste caso o exsi não vale a pena e basta criar máquinas virtuais no PC?


Obrigado pela ajuda
 
Boas,

O ESXi nem implica formatares o PC, podes instala-lo numa pen até, mas aconselho que instales num HDD pequeno.

O Hypervisor é pequenino e não tira grande partido da performance de SSD's e NVMe's, portanto um usado de 16/32Gb por 5/10€ chega.

Terás que procurar uma versão compatível com o que queres fazer, pass-through ou não, e acima de tudo compatível com a tua placa de rede.
Podes tentar injectar o driver da tua placa de rede na instalação do ESXi que queres.
Também há algumas versões "Modded" com alguns drivers já incluídos.
Sugestão: Tenta instalar as ultimas versões numa pen USB para veres se aceita a tua placa de rede e as opções.

Na versão gratuita do ESXi não terás o V-Sphere para gerir remotamente, o que podes é colocar um utilitário de acesso remoto, tipo Anydesk, a correr permanentemente numa VM para teres acesso ao PC.

Eu gosto do ESXi porque consome poucos recursos e é fiável.

Cumps.
 
Boas,

O ESXi nem implica formatares o PC, podes instala-lo numa pen até, mas aconselho que instales num HDD pequeno.

O Hypervisor é pequenino e não tira grande partido da performance de SSD's e NVMe's, portanto um usado de 16/32Gb por 5/10€ chega.

Terás que procurar uma versão compatível com o que queres fazer, pass-through ou não, e acima de tudo compatível com a tua placa de rede.
Podes tentar injectar o driver da tua placa de rede na instalação do ESXi que queres.
Também há algumas versões "Modded" com alguns drivers já incluídos.
Sugestão: Tenta instalar as ultimas versões numa pen USB para veres se aceita a tua placa de rede e as opções.

Na versão gratuita do ESXi não terás o V-Sphere para gerir remotamente, o que podes é colocar um utilitário de acesso remoto, tipo Anydesk, a correr permanentemente numa VM para teres acesso ao PC.

Eu gosto do ESXi porque consome poucos recursos e é fiável.

Cumps.
Eu entendi tudo o que disseste e percebo mas continuo com dúvidas na minha situação
 
Boas,

Não sei bem qual é a tua dúvida agora.

Há uma questão que se coloca na minha perspectiva: o consumo de estar ligado 24/7 em qualquer das situações.
Uma das razões pelas quais escolhi o ESXi foi o consumo reduzido, posso te dizer que hoje o máximo que o servidor atingiu foi 18% e a média é 2.7%.

Cumps.
 
Boas,

Não sei bem qual é a tua dúvida agora.

Há uma questão que se coloca na minha perspectiva: o consumo de estar ligado 24/7 em qualquer das situações.
Uma das razões pelas quais escolhi o ESXi foi o consumo reduzido, posso te dizer que hoje o máximo que o servidor atingiu foi 18% e a média é 2.7%.

Cumps.
Entao, comparando um PC ligado 24/7 com um PC com esxi , o PC com esxi consome muito menos? em termos de eletricidade? essa é outra questao bastante importante tambem pra mim

sbes de algum sitio para ver a compatibilidade do meu hardware com o esxi?
 
Boas,

Sim, um PC com hypervisor ESXi+ 1 VM win básica consome muito menos do que um PC com Windows+VMware.
Depois de acederes remotamente ao Servidor podes arrancar com as VM's que quiseres, caso não seja necessário ter muitas VM's a correr permanentemente.

No hypervisor podes configurar os recursos atribuídos a cada VM, ficando o hyervisor a fazer a gestão dos recursos - CPU e Mem.

Podes consultar aqui: https://www.vmware.com/resources/compatibility/search.php

Volto a sugerir que instales a versão 7 numa pen usb para saberes se funciona ou não, mas calculo que vás ter que optar por uma versão modificada por causa da Lan.
Experimenta estas se quiseres: https://rodrigolira.eti.br/isos-esxi-customizadas/

Cumps.
 
Boas,

Sim, um PC com hypervisor ESXi+ 1 VM win básica consome muito menos do que um PC com Windows+VMware.
Depois de acederes remotamente ao Servidor podes arrancar com as VM's que quiseres, caso não seja necessário ter muitas VM's a correr permanentemente.

No hypervisor podes configurar os recursos atribuídos a cada VM, ficando o hyervisor a fazer a gestão dos recursos - CPU e Mem.

Podes consultar aqui: https://www.vmware.com/resources/compatibility/search.php

Volto a sugerir que instales a versão 7 numa pen usb para saberes se funciona ou não, mas calculo que vás ter que optar por uma versão modificada por causa da Lan.
Experimenta estas se quiseres: https://rodrigolira.eti.br/isos-esxi-customizadas/

Cumps.
Para a aceder ao servidor fora da rede a única opção será fazer port forwarding certo?

Mas há problema em não ter placa wi Fi no PC ? Acho que é indiferente isso, não vejo o porquê de ser preciso usar uma versão alterada
 
Boas,

Não precisas de fazer port-forward, basta teres um utilitário de acesso remoto a correr numa VM.

O hypervisor ESXi precisa pelo menos de uma placa de rede, nem instala se não detectar uma placa de rede - daí te ter colocado versões modificadas como opção.

O acesso ao VIClient é feito via lan num browser, só aí poderás fazer a gestão/configuração.

Aconselho veres mais info sobre como é o ESXi, das versões 6.5 para cima de preferência.

Cumps.
 
Então criaste um tópico e eu a falar contigo as mesmas respostas em privado? :berlusca:

Quando é assim avisa, ou até copia o que disse para o tópico, pode sempre ser útil para mais malta.
 
Boas,

Não precisas de fazer port-forward, basta teres um utilitário de acesso remoto a correr numa VM.

O hypervisor ESXi precisa pelo menos de uma placa de rede, nem instala se não detectar uma placa de rede - daí te ter colocado versões modificadas como opção.

O acesso ao VIClient é feito via lan num browser, só aí poderás fazer a gestão/configuração.

Aconselho veres mais info sobre como é o ESXi, das versões 6.5 para cima de preferência.

Cumps.
Mas eu quero ter acesso ao client pelo web browser fora da rede , não sei se me fiz entender muito bem por acaso

E só depois escolher a VM que quero usar , mas isto tudo fora da rede em que está o servidor com esxi

Eu tenho uma pen tplink que age como placa de rede, acho que isso resolve o problema da placa de rede
 
Boas,

Na versão gratuita não poderás ter acesso à consola de gestão remota, resta-te colocar um cliente a correr numa VM.
A solução de um gateway KVM é dispendiosa.

A cada ultima versão do ESXi tem retirado drivers para hardware "de consumo", a tua placa de rede é uma das que não é suportada nativamente pelo ESXi.
Aquelas versões que coloquei tem os drivers para a tua placa de rede já incluídos.

Cumps.
 
Obviamente que não há problema comigo;), mas como disse é mais por terceiros.

Como tinha dito por pm, uma vm com servidor de vpn é de longe a solução mais segura para acederes as tuas vms e ao esxi diretamente.
 
Boas,

Na versão gratuita não poderás ter acesso à consola de gestão remota, resta-te colocar um cliente a correr numa VM.
A solução de um gateway KVM é dispendiosa.

A cada ultima versão do ESXi tem retirado drivers para hardware "de consumo", a tua placa de rede é uma das que não é suportada nativamente pelo ESXi.
Aquelas versões que coloquei tem os drivers para a tua placa de rede já incluídos.

Cumps.
Desculpa mas não estou a entender isso do cliente numa VM ...
Como é que iria ter acesso às outras VMs com isso?
 
Boas,

Vê isto:

Uma vez instalado o ESXi no PC, as configurações que podes fazer no próprio PC são mínimas, a não ser que adquiras conhecimentos avançados para executar algumas tarefas mas não todas.
Escolhes a linguagem, layout do teclado e configuras os parâmetros de rede. É nesta fase que defines o IP do hypervisor pelo qual vais aceder à gestão.

Para criares VM's, Armazenamento e Gerires/configurares o ESXi, tens de o fazer através de outro PC.
Uma vez instalado o ESXi num PC podes retirar Monitor, Teclado e Rato que não faz mais falta.
É muito similar a um NAS, geres tudo por browser noutro PC.

Acedendo a um PC na mesma rede, ou uma VM criada no ESXi, podes entrar no gestor do ESXi colocando o IP atribuído ao ESXi.

Cumps.

EDIT: Como fazeres o que queres de forma gratuita:

f54J7Oa.jpg


Acedi a uma VM, criada no próprio ESXi como é óbvio, usando o Anydesk e fiz login via browser na consola de gestão. A partir deste ponto podes fazer tudo sem teres que gastar um tusto ou meteres-te em pirataria, coisa que com VM-Ware/ESXi não é fácil pelo que me consta.
 
Última edição:
Sabes que podes responder a várias pessoas no mesmo posto certo? É tens sempre o Edit...

Anyway

Óbvio, sempre foi a minha ideia e a do @MinisterOfSound, teres apenas o esxi na máquina (disco principal que faz boot) e o resto são vm (que podem ou não ter discos dedicados)
Sim eu sei

Então se eu criar uma VM no esxi , posso simplesmente aceder fora da rede desse servidor só a partir da VM? Não sabia disso ...

Boas,

Vê isto:

Uma vez instalado o ESXi no PC, as configurações que podes fazer no próprio PC são mínimas, a não ser que adquiras conhecimentos avançados para executar algumas tarefas mas não todas.
Escolhes a linguagem, layout do teclado e configuras os parâmetros de rede. É nesta fase que defines o IP do hypervisor pelo qual vais aceder à gestão.

Para criares VM's, Armazenamento e Gerires/configurares o ESXi, tens de o fazer através de outro PC.
Uma vez instalado o ESXi num PC podes retirar Monitor, Teclado e Rato que não faz mais falta.
É muito similar a um NAS, geres tudo por browser noutro PC.

Acedendo a um PC na mesma rede, ou uma VM criada no ESXi, podes entrar no gestor do ESXi colocando o IP atribuído ao ESXi.

Cumps.
Percebi e vou ver o vídeo
Eu não sabia que era possível aceder ao gestor do esxi criando uma VM , porque associei uma VM a uma máquina com sistema operativo percebes ?
Mas basicamente estás a dizer que posso aceder à instância a partir de uma rede externa , pra isso vou ter de configurar alguma coisa ...
 
Boas,

Eu editei o meu post anterior para exemplificar.

Então se eu criar uma VM no esxi , posso simplesmente aceder fora da rede desse servidor só a partir da VM? Não sabia disso ... <- Podes aceder através da VM ou outro PC ligado na mesma rede, o acesso não está limitado a VM's do ESXi.

Ainda estás "formatado" para pensar Windows como S.O. e depois VM, aqui é o contrário, Windows só se quiseres.

Não tens que configurar nada se usares um cliente VNC, tipo Anydesk que é gratuito, instalado numa VM ou PC na mesma rede.
A tua segurança para entrar na consola de gestão do ESXi é o username e password.

Cumps.

EDIT: Podes experimentar uma solução DDNS mas acho arriscado em termos de segurança, mesmo sendo para algo "doméstico".
 
Back
Topo