[DUVIDA] Ethernet splitter ou switch?

Grippen

Power Member
Boas pessoal,

Pretendo ligar 2 aparelhos à rede interna da casa que fornece internet, a box TV e um PC pequeno que serve de media center. Só tenho uma tomada Ethernet. Bem sei que um splitter só é aconselhável para rede 100 ***** e que ao faze-lo vou dividir a largura de banda disponivel no entanto os dois aparelhos nunca estarão a funcionar em simultaneo visto se tiver a ver um filme não vejo TV logo a box estara desligada e vice versa. Agora a questão é se trará problemas mesmo assim a nível do sinal de IPTV e no PC ao nível de filmes HD.

Desde já obrigado.
 
Boas, um splitter desses (um em cada ponta do cabo), funciona para 2 ligações de 100mbps, porque as ligações de 100mbps só usam 2 pares do cabo, isso nunca funciona a 1Ghz porque utiliza os 4 pares do cabo!

Portanto com 2 splitters ou switch, ficas safo na mesma!


p.s mas tem de ser esse que tens na foto, e não este... são parecidos com "funções" diferentes!

http://img.*****.com/photo/311005940/CAT5_RJ45_Network_Splitter_Cable_Extender_Plug_Coupler.jpg
 
Última edição:
Boas, um splitter desses (um em cada ponta do cabo), funciona para 2 ligações de 100mbps, porque as ligações de 100mbps só usam 2 pares do cabo, isso nunca funciona a 1Ghz porque utiliza os 4 pares do cabo!

Portanto com 2 splitters ou switch, ficas safo na mesma!


p.s mas tem de ser esse que tens na foto, e não este... são parecidos com "funções" diferentes!

http://img.*****.com/photo/311005940/CAT5_RJ45_Network_Splitter_Cable_Extender_Plug_Coupler.jpg

ok obrigado só não percebi esta parta "um em cada ponta do cabo" isto é para ligar a porta ethernet q tenho e nas duas portas ligo cada um dos aparelhos. Já agora qual é a diferença entre ambos a partida ia mesmo para o q indiquei mas pensei q fossem os 2 iguais
 
Boas, o que eu coloquei é um vulgar splitter, 1 entrada e saidas iguais, o que colocas-te é um duplicador, para quando tens só um cabo e precisas de ligar 2 pc´s a 100mb!

Vê aqui que vendem e explicam o esquema!

http://*****.com/catalog/product_info.php?products_id=3417
 
Boas, o que eu coloquei é um vulgar splitter, 1 entrada e saidas iguais, o que colocas-te é um duplicador, para quando tens só um cabo e precisas de ligar 2 pc´s a 100mb!

Vê aqui que vendem e explicam o esquema!

http://*****.com/catalog/product_info.php?products_id=3417

Ah ok então preciso de 2 duplicadores. Então e eu na outra extremidade só tiver um cabo. É q a tomada vai para uma caixa ATI e aí tenho um cabo só na volta preciso doutro duplicador mas sem cabo atrás com um ficha para ligar o cabo q vem da tomada da sala certo?
 
Boas, qual ATI tens? mete ai uma foto!

Os duplicadores por norma vêm sempre com a ponta do cabo com ficha RJ45 como na foto 1 macho x 2 fêmeas!

Também deve existir com 3 "fêmeas".
 
Última edição:
A caixa é esta:

comite4.jpg


No entanto se calhar devia colocar a questão mais tarde pq não sei se vou mudar de casa e a questão era mesmo para essa caixa. Ainda não vi como é a ATI lá mas é capaz de ser bem diferente.

Esta questão de momento não se põe pq estou a usar PLCs para a TV box mas na outra se me mudar não o posso fazer por razões que não interessam muito para o topico.
 
dois duplicadores custam à volta de 20€ com portes, com esse preço compras um switch aceitável e ainda poupas, comprei um para mim da conceptronic com 8 portas por 12,5€ na sonigate, ma noutras lojas arranjas à volta do mesmo preço.
porque para esse splitters necessitas de 2 cabos em cada ponta ( ja tens 2 necessitas mais 2) pelo menos de 2mts que devem rondar os 5 a 6€ (ou mais) mão estou dentro dos preços porque faço os meus, ou seja já vai em 30€, assim com o switch usas o que já tens e depois compras outro cabo se for necessário..
 
Boas, só para ethernet o switch chega e sobra, a nível de preço os duplicadores ficam mais baratos se comprares na loja e for na tua zona, portanto no total andaram +- pelo mesmo preço!

Se no mesmo cabo por exemplo quiserem ethernet + telefone, os duplicadores aí já ganham vantagem!
 
Back
Topo