[Duvida]ferro de soldar

magno_23

Power Member
bem eu tenho um ferro de soldar e queria saber se ha alguma hipotese de mudar a ponta do ferro para uma mais fina... a ponta sai mas ha pontas mais finas a venda, ou alguma soluçao homemade
se souberem digam
o ferro e este:
 
Sim podes e so comprar uma ponta mais fina e ja esta.

Se nao compras outro tipo de ferro ja com ponta fina.

Tipo um JCB.

Cumps.
 
É impressão minha ou a ponta é como uma chave de fendas?

Podes encontrar uma ponta que dê para entrar aí, ou em ultimo caso afias isso (esta é uma solução do tipo "desenrasca").
 
compras a fabrica q faz os JCB!

..sinceramente não me parece que uma ponta de ferro tenha um preço semelhante a um ferro JCB...
em qualquer casa de electrónica te aconselham uma boa solução, e económica.
 
aranjas um arame grosso e enrrolas a volta da ponta e deixas depois 2 cm d arame esticados e pronto ja tens uma ponta fina

cumpzzzzzzz
 
2 cm n é mt? Dp com a pressão que se lhe vai aplicar pode dobrar...com 1 cm e mais complicado dobrar parece-me.
Cumps
 
Se queres isso para trabalhos genéricos de electrónica, a minha opinião é que compres um ferro de soldar novo, com ponta tão fina quanto a desejável.

Esse ferro foi feito para levar pontas "gigantes" pois é um ferro de soldar certamente com bastante potência. Claro que meteres-lhe uma ponta mais fina podia ajudar a baixá-la ou a melhorar a precisão para outro tipo de soldaduras, mas nunca saberás bem que potência estarás a aplicar, e por conseguinte, que tipo de aquecimento estas a dar aos componentes a soldar.

O que NUNCA deves fazer é limar a ponta de um ferro de soldar, a não ser que seja uma ponta muito reles, as pontas dos ferro de soldar são constituidas por camadas de materiais, sendo que a última camada protege a ponteira de uma corrosão precoce devido ao uso de fluxos e resinas, ajuda a menter solda fluída e não deixa oxidar a ponteira que terá núcleo de cobre.

ERSA%20i-Tip.jpg


Limar a ponta de um bom ferro de soldar, é hiperbolicamente falando, como atrelar uma charrua a um Ferrari. Um boa forma de espatifar material de boa qualidade por uso inadquado.

Como já foi anteriormente referido, usar um bocado de fio de cobre enrolado na ponteira é uma forma de desenrascar uma situação pontual onde seja necessária uma potência menor do que a que temos com o ferro disponível.

solderironhacksmdvo8.jpg


Abraço
 
Última edição:
agradeço as vossas ajudas mas para ja decidi utilizar a tecnica do fio de cobre preso a ponteira mas quando encontrar um ferro de soldar como eu quero compro.
obrigado a todos as vossas ajudas e esclarecimentos:D
 
Back
Topo