Duvida - Final Cut Studio ou outro

getysburger

Power Member
Boas, arranjaram me o final Cut Studio HD (Final Cut, Motion, DVD Studio Pro, Soundtrack pro e LiveType). Eu não tenho intenções de ir criar/editar nenhum assim video profissional, quero apenas o suficiente para desenvolver os projectos escolares.

Acham que o iMovie HD, iDVD, garage Band e Adobe After Effects chegam para os gastos? É que alem de eu nunca ter trabalhado com nenhum dos programas do Final Cut Studio o pacote ocupa perto de 40 gigas... (e não sei porque so me deixa instalar o pacote completo)

Final Cut <- iMovie
DVD Studio Pro <- iDVD
Soundtrack Pro <- Garage band
Motion <- After Effects

So mais uma coisa, o LiveType é para animar tipografia? Nunca tinha ouvidofalar...

Comprimentos
 
Sem dúvida o pacote Final Cut é o mais poderoso que podes ter em termos de edição semi-profissional. Agora resta saber quais os requesitos que necessitas para os teus trabalhos.

Posso-te dizer que se pretendes fazer qualquer tipo de montagem mais complexa do que cortar e colar clips, tens de por de lado o iMovie. Este foi feito para o user básico, literalmente para passar as k7's de familia para DVD, portanto duvido que te vás sentir satisfeito com os recursos deste programa.
Se não quiseres partir logo para o FCP, podes tentar o Premiere 6.5 (suponho que estamos só a falar de Mac), que sempre é mais leve e funciona lado a lado com o After Effects.

Mas falando curto e grosso, qualquer um dos programas do pacote Final Cut Studio bate aos pontos os seus equivalentes. O FCP é muito mais potente e versátil que o Premiere; o DVD Studio Pro é um software super completo que te permite elaborar DVD's complexos, ao contrário dos iDVD e dos seus templates; o Soundtrack Pro é um editor de som, enquanto que o Garage Band é um multipista, portanto estás a gastar recursos onde não é necessário; finalmente o Motion é totalmente state of art! After Effects continua a ser um standard, mas o Motion tem um poderio enorme! (embora exija muito do CPU e gráfica, podendo isto ser um impedimento em termos de performance).
E já agora, sim, o LiveType é uma aplicação para criar animações e efeitos em títulos/letterings.

Bottom line: se podes utilizar o Final Cut Studio esquece o resto! É a melhor ferramente vídeo que podes ter. O tempo que perderes para te habituares aos programas vais ver que vale a pena. Digo-te isto de experiencia própria de quem passou do Premiere para o FCP. Big, BIG difference!

Cumps! :bounce:
 
O Soundtrack Pro então é assim tipo o Sonicfoundry Soundforge certo?
Eu nos trabalhos de video que fiz (em softwere PC, acabei de mudar para Mac), foi com o Premier, basicamente cortes e colagens dos filmes, e depois no After Effects ou no Vegas criar efeitos/transições/animações.

Estando +ou- acostumado (edição de audio/video não é propriamente o meu forte, "perco me" mais pros lados do Flash) ao premiere, after effects, soundforge aconselhas a transição de:

Premiere -> Final Cut
After Effects -> Motion
Soundforge -> Soundtrack Pro

PS.
Em relação ao LiveType, vale a pena explorar? Para animação tipografica tenho usado Flash+After Effects.
 
Soundtrack Pro é um must...foi talvez a aplicação que levou um maior update (em relação ao Final Cut Studio anterior).

Livetype não é lá grande coisa...pelo menos para mim. O DVD Studio não tem concorrente...é sem dúvida uma das melhores aplicações do pacote. O Final Cut também não tem concorrente (para mac). O Motion ainda é muito verdinho mas rende muito.

Um bom set up seria:
.Final Cut Pro
.DVD Studio Pro
.Soundtrack Pro
.After Effects (e Motion para algumas coisitas)
 
Estou com azar, pelos vistos a versão do final cut studio vem "modificada", apenas trás o Final Cut Pro HD, logo agora que me dava jeito ter um programa pra Mac equivalente ao Soundforge para um trabalho. Vou ter que me tentar desembaraçar com o Garage Band.
 
Ajuda aqui a um novato na edicao de video se faz favor.

Eu tenho utilizado o iMovie HD pa editar uns videos e tal mas o programa agora ja me comeca a limitar. Nao deixa fazer tudo o k me vai na mente, por isso pensei passar pa algo mais completo. Pesquisei e pelo que encontrei o Final cut 'e um must.
O problema 'e k nao sei o que preciso de instalar? Sera preciso instalar a suite toda? Sao 40GB, acho... Eu queria principalmente trabalhar o video e o som, a cena de fazer dvds nao interessa e as letras acho k 'e acessorio para ja.
O que me aconselham a instalar?
 
Bass-Off: "o Soundtrack Pro é um editor de som, enquanto que o Garage Band é um multipista"
O Soundtrack Pro trabalha tanto em multitrack como um ficheiro de áudio em separado. Se calhar confundiste com o Adobe Soundbooth que penso que esse só faz edição de ficheiro áudio.

kidloco: "Livetype não é lá grande coisa...pelo menos para mim."
Sem livetype onde vai parar a tipografia no Final Cut? É um must-have, ou ninguém lê nada.

A solução do Express parece a mais viável para o que queres. Se fosse ti instalava:

Final Cut Express HD -> Edição de video
Soundtrack Pro (O Soundbooth é super simples, mas acho que não trabalha multitrack - vê o que queres fazer)
Livetype -> Tipografia para implementar no projecto do FC
Compressor -> Output final do ficheiro para o que se quiser, web, telemovel, etc.

EDIT: BTW, Final Cut tem concorrente para mac sim, chama-se Premiere.
 
Última edição:
Back
Topo