1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Duvida - Final Cut Studio ou outro

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por getysburger, 9 de Dezembro de 2005. (Respostas: 9; Visualizações: 2669)

  1. getysburger

    getysburger Power Member

    Boas, arranjaram me o final Cut Studio HD (Final Cut, Motion, DVD Studio Pro, Soundtrack pro e LiveType). Eu não tenho intenções de ir criar/editar nenhum assim video profissional, quero apenas o suficiente para desenvolver os projectos escolares.

    Acham que o iMovie HD, iDVD, garage Band e Adobe After Effects chegam para os gastos? É que alem de eu nunca ter trabalhado com nenhum dos programas do Final Cut Studio o pacote ocupa perto de 40 gigas... (e não sei porque so me deixa instalar o pacote completo)

    Final Cut <- iMovie
    DVD Studio Pro <- iDVD
    Soundtrack Pro <- Garage band
    Motion <- After Effects

    So mais uma coisa, o LiveType é para animar tipografia? Nunca tinha ouvidofalar...

    Comprimentos
     
  2. Bass-Off

    Bass-Off Folding Artist

    Sem dúvida o pacote Final Cut é o mais poderoso que podes ter em termos de edição semi-profissional. Agora resta saber quais os requesitos que necessitas para os teus trabalhos.

    Posso-te dizer que se pretendes fazer qualquer tipo de montagem mais complexa do que cortar e colar clips, tens de por de lado o iMovie. Este foi feito para o user básico, literalmente para passar as k7's de familia para DVD, portanto duvido que te vás sentir satisfeito com os recursos deste programa.
    Se não quiseres partir logo para o FCP, podes tentar o Premiere 6.5 (suponho que estamos só a falar de Mac), que sempre é mais leve e funciona lado a lado com o After Effects.

    Mas falando curto e grosso, qualquer um dos programas do pacote Final Cut Studio bate aos pontos os seus equivalentes. O FCP é muito mais potente e versátil que o Premiere; o DVD Studio Pro é um software super completo que te permite elaborar DVD's complexos, ao contrário dos iDVD e dos seus templates; o Soundtrack Pro é um editor de som, enquanto que o Garage Band é um multipista, portanto estás a gastar recursos onde não é necessário; finalmente o Motion é totalmente state of art! After Effects continua a ser um standard, mas o Motion tem um poderio enorme! (embora exija muito do CPU e gráfica, podendo isto ser um impedimento em termos de performance).
    E já agora, sim, o LiveType é uma aplicação para criar animações e efeitos em títulos/letterings.

    Bottom line: se podes utilizar o Final Cut Studio esquece o resto! É a melhor ferramente vídeo que podes ter. O tempo que perderes para te habituares aos programas vais ver que vale a pena. Digo-te isto de experiencia própria de quem passou do Premiere para o FCP. Big, BIG difference!

    Cumps! :bounce:
     
  3. getysburger

    getysburger Power Member

    O Soundtrack Pro então é assim tipo o Sonicfoundry Soundforge certo?
    Eu nos trabalhos de video que fiz (em softwere PC, acabei de mudar para Mac), foi com o Premier, basicamente cortes e colagens dos filmes, e depois no After Effects ou no Vegas criar efeitos/transições/animações.

    Estando +ou- acostumado (edição de audio/video não é propriamente o meu forte, "perco me" mais pros lados do Flash) ao premiere, after effects, soundforge aconselhas a transição de:

    Premiere -> Final Cut
    After Effects -> Motion
    Soundforge -> Soundtrack Pro

    PS.
    Em relação ao LiveType, vale a pena explorar? Para animação tipografica tenho usado Flash+After Effects.
     
  4. kidloco

    kidloco Power Member

    Soundtrack Pro é um must...foi talvez a aplicação que levou um maior update (em relação ao Final Cut Studio anterior).

    Livetype não é lá grande coisa...pelo menos para mim. O DVD Studio não tem concorrente...é sem dúvida uma das melhores aplicações do pacote. O Final Cut também não tem concorrente (para mac). O Motion ainda é muito verdinho mas rende muito.

    Um bom set up seria:
    .Final Cut Pro
    .DVD Studio Pro
    .Soundtrack Pro
    .After Effects (e Motion para algumas coisitas)
     
  5. getysburger

    getysburger Power Member

    Estou com azar, pelos vistos a versão do final cut studio vem "modificada", apenas trás o Final Cut Pro HD, logo agora que me dava jeito ter um programa pra Mac equivalente ao Soundforge para um trabalho. Vou ter que me tentar desembaraçar com o Garage Band.
     
  6. kidloco

    kidloco Power Member

  7. augusto.ivo

    augusto.ivo Power Member

    Ajuda aqui a um novato na edicao de video se faz favor.

    Eu tenho utilizado o iMovie HD pa editar uns videos e tal mas o programa agora ja me comeca a limitar. Nao deixa fazer tudo o k me vai na mente, por isso pensei passar pa algo mais completo. Pesquisei e pelo que encontrei o Final cut 'e um must.
    O problema 'e k nao sei o que preciso de instalar? Sera preciso instalar a suite toda? Sao 40GB, acho... Eu queria principalmente trabalhar o video e o som, a cena de fazer dvds nao interessa e as letras acho k 'e acessorio para ja.
    O que me aconselham a instalar?
     
  8. abuso

    abuso Power Member

    Só para relembrar que entre o iMovie e o FCP há ainda o Final Cut Express, que poderá ser suficiente para alguns de vocês.
     
  9. augusto.ivo

    augusto.ivo Power Member

    adoro este foum

    Thanks pela dica, acho k vou mm ficar pelo FC express. nao preciso de uma coisa tao pro como o FCpro.

    Thanks abuso
     
  10. aclaud

    aclaud Power Member

    O Soundtrack Pro trabalha tanto em multitrack como um ficheiro de áudio em separado. Se calhar confundiste com o Adobe Soundbooth que penso que esse só faz edição de ficheiro áudio.

    Sem livetype onde vai parar a tipografia no Final Cut? É um must-have, ou ninguém lê nada.

    A solução do Express parece a mais viável para o que queres. Se fosse ti instalava:

    Final Cut Express HD -> Edição de video
    Soundtrack Pro (O Soundbooth é super simples, mas acho que não trabalha multitrack - vê o que queres fazer)
    Livetype -> Tipografia para implementar no projecto do FC
    Compressor -> Output final do ficheiro para o que se quiser, web, telemovel, etc.

    EDIT: BTW, Final Cut tem concorrente para mac sim, chama-se Premiere.
     
    Última edição: 1 de Junho de 2007

Partilhar esta Página