[Duvida] Flash MX2004 Load movies

Dissectory

Power Member
Eu estou a criar uma especie de cd interactivo em flash para uma disciplina..O objectivo é criar tipo um dvd de filmes..com os botões..opções,videos,extras etc..
Ainda estou muito no inicio..apenas criei uns botões para ir para outra cena e vou em breve colocar uns videos e isso.

Para se fazer o load de um filme,estando este numa pasta de computador e não na library, qual o código e url que tenho que pôr para ele ir lá busca-lo?Não há uma forma de lhe mostrar o caminho,sem ter que pôr manualmente?
 
Última edição:
Boas

Não sei se entendi bem mas estás a fazer no fundo uma especie de "dvd authoring" só que em Flash, ou seja estás a construir o grafismo, animação e menus do dvd tendo por base principal video, é isso?

Se sim estás a partir de um principio errado...não deverias usar flash para esse tipo de projecto. Deverias antes usar uma ferramenta de DVD Authoring como, por exemplo, Adobe Encore DVD. O Flash não é apropriado para esse tipo de projecto, apesar de permitir fazer muita coisa não há nada como um programa dedicado e especializado para essa tarefa, nesse caso eu pessoalmente optaria pelo Encore DVD.

Quanto à tua dúvida, não sei se percebi bem, mas para fazeres um loadmovie para dentro do teu SWF principal terás de criar aquilo que se designa por um "Empty Movieclip". Basicamente vais criar um rectangulo com a dimensão do swf que pretendes chamar para o teu swf principal, convertes esse rectangulo para Movieclip e depois dás-lhe um nome de instância (Canto Inferior Esquerdo -> Instance Name) que quiseres, por exemplo, empty.

Depois no botão que usas para chamar o SWF para dentro do Empty Movieclip que criaste colocas o seguinte código:

on (release) {
loadMovie("o_teu_swf.swf" , empty);
}

E basicamente é isso. Não sei se era bem isto que querias saber mas se não for diz que pode ser que te possa ajudar.

Cumps

PS: Deves ter o swf que pretendes importar ao lado do swf principal para onde ele é chamado.
 
Última edição:
Obg pela resposta rápida.
O programa é que me está a dar uns poucos de runtime errors..Assim quase nem consigo trabalhar..
Não sei se foi bem isso que eu queria,pois até agora ainda não consegui experimentar..

Mas o meu objectivo era:
Eu já criei varias scenes..umas ligadas ás outras tipo links..E agora estava a trabalhar uma scene que vai ter os videos..
Tipo tenho lá uns 5 botoes, e queria que ao carregar neles redirecionasse para o visionamento do respectivo video..
Só que deduzo que se importar os videos para a library aquilo fique muito lento..e já me deu varios erros em que o programa vai abaixo..devem ser bugs..
Por isso o objectivo era fazer o loading dos videos, estando estes na pasta onde vai ficar o trabalho..ou seja,um loading externo..O que eu não sei é pôr o path correcto..
 
Isso está a dar erros exactamente por estares a trabalhar com vídeos...para trabalhar com ficheiros pesados no flash, como por exemplo videos, tens de ter um computador bastante bom e muita memória, porque senão vai-te estar constantemente a dar erros. Essa é uma das razões porque é melhor trabalhares com outro tipo de programas para o que eu julgo que pretendes. Mas se queres mesmo ir por aí e já tens isso meio feito força. Vou tentar ajudar.

Para fazeres esse tal loading externo faz o que te indiquei que funciona. Usa o tal actionscript:

on (release) {
loadMovie("o_teu_swf.swf" , empty);
}

Se pretenderes ter os vídeos organizados numa pasta, cria uma pasta ao lado do ficheiro para onde os swfs são importados/carregados. Depois no actionscript para indicares o path fazes:

on (release) {
loadMovie("nomedapasta/o_teu_swf.swf" , empty);
}

Vais ver que funciona, é bastante simples. Trabalhar com vídeos pesados no Flash pode realmente ser um problema, prepara-te para muitos erros e ctrl+alt+del.

Cumps
 
Eu so faço em flash pq é obrigatório para a disciplina..e o prof tb não ensina nada..só manda ler os tutoriais do programa nas aulas..
Mas se tiver o video em .flv tb dá?Ou só mesmo se tiver em swf?
Já tentei com o flv e não deu..E depois importei o .flv para a stage e exportei-o para ficar em swf e fiz o mesmo processo..e não deu tb..abriu-me metade de um menu de outra scene que nao tem nada a ver..e os nomes foram colocados bem..
Devo estar a fazer alguma coisa mal..
Mas obrigado pela ajuda..já tenho mais umas luzes.
 
Última edição:
Eu so faço em flash pq é obrigatório para a disciplina..e o prof tb não ensina nada..só manda ler os tutoriais do programa nas aulas..

O normal, porque será que os profs que dão flash não percebem nada daquilo? Enfim...

Mas se tiver o video em .flv tb dá?Ou só mesmo se tiver em swf?
Já tentei com o flv e não deu..E depois importei o .flv para a stage e exportei-o para ficar em swf e fiz o mesmo processo..e não deu tb..abriu-me metade de um menu de outra scene que nao tem nada a ver..e os nomes foram colocados bem..

Honestamente acho que nunca experimentei fazer isso com FLV. Já trabalhei com FLV mas em outras situações. Mas julgo que não dá. Se não tivesse eu mesmo bastante ocupado a fazer um site em Flash que tenho de entregar amanhã eu experimentava-te isso, assim não vai dar mesmo.

Mas com o processo que eu te disse tem de dar! Isso garantidamente. Tem o cuidado de dares o mesmo tamanho ao movieclip que serve de contentor (ao tal empty moviclip) e ao SWF que importas lá para dentro! Ou seja, imagina que o stage do movieclip que estás a importar tem 600pxx400px...o tal empty movieclip também deverá ter essa dimensão. Verifica tambem se deste o nome de instância ao empty movieclip (cá em baixo ao fundo lado esquerdo). o nome que puseres aí é o que tens de referir no action do botão. Tem também o cuidado de teres o botão presente na mesma keyframe que o tal contentor, ou seja, devem estar na mesma timeline e devem estar os dois presentes no momento em que o actionscript é executado.

Devo estar a fazer alguma coisa mal..
Mas obrigado pela ajuda..já tenho mais umas luzes.


Não tens de quê, verifica isso bem porque tem de funcionar.

Cumps
 
Obrigadão.Já consegui por o video a dar.A unica coisa que não tá bem é que o video não fica dentro do "emptymovie clip"..pus o rectangulo no meio da pagina e o video aparece-me no canto inferior direito..meio cortado..as dimensoes estão bem..Deve faltar algum pormenor.
Mas pelo menos já percebi o processo.

Eu secalhar estou a ir pelo caminho mais longo..mas como o meu flash nem .avi suporta..tenho q converter o avi para flv..depois importar para a stage, e de seguida exportar o video guardando-o como swf..não sei se tou a dar grande volta..

Mais uma vez obrigado
 
Obrigadão.Já consegui por o video a dar.A unica coisa que não tá bem é que o video não fica dentro do "emptymovie clip"..pus o rectangulo no meio da pagina e o video aparece-me no canto inferior direito..meio cortado..as dimensoes estão bem..Deve faltar algum pormenor. Mas pelo menos já percebi o processo.

Faz assim, cria novamente o EmptyMovieclip, o que julgo que se passa aí tem a ver com o ponto de referência da instância. Por isso o SWF que importas acaba por não aparecer no sitio correcto. Faz assim: cria novamente o EmptyMovieclip, ou seja, cria novamente um rectângulo com as dimensões do stage do SWF que vais importar, selecciona e pressiona F8 para converteres em simbolo, na box que aparece dá-lhe o nome que quiseres, escolhe Moviclip e ao lado de onde escolhes tem uma especie de quadrado com diversos pontos onde diz "registration"...muda o ponto do centro para o canto superior esquerdo, faz OK. Dá-lhe o instance name que tens no actionscript do botão, posiciona o movieclip onde quiseres e em principio já deve estar bem.


Eu secalhar estou a ir pelo caminho mais longo..mas como o meu flash nem .avi suporta..tenho q converter o avi para flv..depois importar para a stage, e de seguida exportar o video guardando-o como swf..não sei se tou a dar grande volta..


É um caminho possivel...o ideal seria os videos ficarem optimizados para o flash (mais leves)...para tal deverias, por exemplo no Adobe Premier, exportar os vídeos que estão em AVI para Quicktime usando o codec "Sorensen3". Desta forma o flash iria importar directamente para a timeline e os vídeos iriam perder alguma qualidade (pouca dependendo dos settings escolhidos) mas, muito importante, irias poder trabalhar de forma mais rápida evitando erros de esgotamento de memória.

Mas não te preocupes, se não tiveres conhecimentos de Premier e isso funcionar dessa forma é o que importa.

Cumps
 
Fiz uma vez e não deu..voltei a eliminar..voltei a fazer e nada..fechei o flash e voltei a abrir e já deu.
Obrigado mesmo!Espero que a partir de agora não tenha mais entraves como este..
Só uma questão,eu antes de ter o trabalho terminado já gravei para um cdrw para o testar,pois vai ser entregue por cd..mas não consegui pô-lo a arrancar automaticamente..talvez seja alguma opção no publish relacionado com o .exe..ou entao falta um autoboot..mas nao tou a ver como se arranja..Deduzo que seja facil..mas como nao tenho mto tempo para testar, pergunto já.

Também tenho que entregar este amanha á tarde..Mais uma vez obrigado pela ajuda
 
Fiz uma vez e não deu..voltei a eliminar..voltei a fazer e nada..fechei o flash e voltei a abrir e já deu.

Não tens de quê, ainda bem que pude ajudar. À medida que vais conhecendo o flash vais percebendo que ele por vezes é bastante esquesito. Essa versão MX 2004 ainda tem bastantes bugs, hoje as coisas estão melhor com CS3, mesmo assim de vez em quando há coisas que acontecem e não sabes muito bem porquê. Lá está, nada que um restart não resolva :002:


Só uma questão,eu antes de ter o trabalho terminado já gravei para um cdrw para o testar,pois vai ser entregue por cd..mas não consegui pô-lo a arrancar automaticamente..talvez seja alguma opção no publish relacionado com o .exe..ou entao falta um autoboot..mas nao tou a ver como se arranja..Deduzo que seja facil..mas como nao tenho mto tempo para testar, pergunto já.

Falta o autrun para arrancar automáticamente, não tem nada a ver com o EXE que o flash gera. Se tiveres por aí um cd qualquer da exame informática por exemplo, vai ao cd e copia o ficheiro autorun que lá está. Abre com o notepad do windows e onde diz Run à frente substitui o que lá está pelo teu "nomedoficheiro.exe". Depois coloca o teu exe na root do cd ao lado desse tal autorun alterado juntamente com todos os ficheiros e pastas que são chamadas para dentro dele (não mexas na estrutura criada).

Grava e voilá. Se não tiveres por aí um cd desses procura na net que encontras de certeza o tal ficheiro autorun.

Boa sorte com isso ;)
Cumps
 
Ok,obg mesmo.Amanha espero já gravar tudo direito..
Ainda não acabei..mas o essencial já consegui estruturar..se não fosses tu ainda andava aqui á procura..
Bem..por hoje já chega..já chega de flash que amanha há mais..
Obrigado mesmo e boa sorte para o teu trabalho!

Ps : davas um bom professor! :D
 
Ok,obg mesmo.Amanha espero já gravar tudo direito..
Ainda não acabei..mas o essencial já consegui estruturar..se não fosses tu ainda andava aqui á procura..
Bem..por hoje já chega..já chega de flash que amanha há mais..
Obrigado mesmo e boa sorte para o teu trabalho!

Eu ainda vou continuar por cá mais o flash por umas horas longas, espera-me uma grande noite:)

É na boa, ainda bem que o que te disse te foi util.

Ps : davas um bom professor! :D

Nah...eu gosto mesmo é de fazer, como professor perdia a piada, já não me podia divertir com o Flash :002:

Cumps e boa sorte para o trabalho
 
Back
Topo