Duvida FSB - Asrock 4Core Dual Sata2

Tom

Power Member
Boas,

Estou a equacionar montar uma nova torre, possivelmente para media center e prendo-me com uma duvida relativamente ao FSB.

A motherboard que escolhi, devido a ter uma gráfica AGP e querer mante-la mas necessitar de SATAII para blu-ray é a seguinte:

- Asrock 4Core Dual Sata2 Quad-Core FSB1066 Sk 775

http://www.*****.pt/fotos/produtos/1190217435_1_4coredual-sata2.jpg

(A minha placa gráfica é uma HD2600XT AGP 512Mb DDR3 e o processador que estou a pensar comprar é o
CORE 2 DUO E7200 2.53GHZ FSB1066 3MB CACHE BOX)

Segundo as suas especificações técnicas aceita um processador com FSB até 1066, mas com memórias DDRII até 667.

Justifica comprar um processador com FSB 1066, mesmo que as memorias limitem o seu funcionamento em 667? Ou trabalham em separado e as memórias não têm influencia com o FSB do processador?

Segundo me informaram, a maquina trabalhará com um FSB relativo ao componente mais fraco, neste caso se as memórias são 667, então toda a maquina trabalhará com FSB a 667.

Gostaria que me esclarecessem se possivel sobre este assunto.

Cumps,
Tom

 
Última edição:
o facto de essa board não ter sata2 nao e muito relevante em termos de performance visto que nenhum disco consegue tirar partido sequer da transferencia de dados maxima de sata1.

o facto d ser uma board mixada com agp e pci-x deixa-me algumas duvidas em termos de compatibilidade e performance. o controlador de memoria tb tou com duvidas... VIA ja deixou de ser um chipset decente à algum tempo mas funciona la esta... e é barato...

fazer oc nisso é mesmo boa sorte... e com voltagens à unha com mods e soldaduras na placa..... mas não tentem fazer muito oc pq provavelmente vai dar raia...

e outra coisa, isso tem pci lock ao menos?

cumps:x2:


Pelo que estive a ver, certos sites de venda online terão-me levado ao engano, a motherboard Asrock 4Core Dual Sata2 não possui SataII mas sim SataI? :paranoid:

Se isto se confirmar existe alguma diferença no desempenho caso compre discos SataII?
Terei de arranjar um adaptador ou qualquer coisa do género para ligar em SataI?

Têm conhecimento de alguma motherboard com AGP e SataII?

Agradecia a vossa ajuda e esclarecimentos.

Cumps,
Tom
 
Última edição:
vê se esta te agrada...


ASROCK 775DUAL-VSTA SOCKET 775

Principais caracteristicas :

LGA 775 for Intel® Core™ 2 Duo/ Pentium® XE / Pentium® D / Pentium® 4 / Celeron® D, supporting Conroe processors
VIA PT880 Pro/Ultra Chipset
Supports FSB1066/800/533MHz processor, EM64T CPU and H-T Technology
Supports Dual Channel DDRII667 (DDRII x 2 DIMMs) and DDR400 (DDR x 2 DIMMs)
Untied Overclocking : During Overclocking, FSB enjoys better margin due to fixed PCIE/ PCI Buses
1 x PCI Express Graphics slot
1 x AGP 8X slot
Hybrid Booster - Safe Overclocking Technology
2 ports of SerialATA 1.5Gb/s, support RAID 0, 1, JBOD, 2 ATA133 IDE ports
HDMI_SPDIF header, providing SPDIF audio output to HDMI VGA card, allows the system to connect HDMI Digital TV/projector/LCD devices.
7.1 channel with High Definition Audio, 10/100 Ethernet LAN
Windows Vista™ Premium Logo Hardware Ready
HD 8CH I/O: 4 ready-to-use USB2.0 ports, HD 7.1 channel audio jacks
 
peço desculpa, mas a motherboard que sugeri tb é sata 1...eerrrr....

a diferença entre sata 1 e sata 2 é a taxa de transferência... sata 1 é 150Mb/s enquanto que sata 2 é 300Mb/s
se colocares um hd sata 2 numa motherboard com sata 1 o hd vai funcionar como se fosse sata1...
 
Pelo que estive a ver, certos sites de venda online terão-me levado ao engano, a motherboard Asrock 4Core Dual Sata2 não possui SataII mas sim SataI? :paranoid:

Se isto se confirmar existe alguma diferença no desempenho caso compre discos SataII?
Terei de arranjar um adaptador ou qualquer coisa do género para ligar em SataI?

Têm conhecimento de alguma motherboard com AGP e SataII?

Agradecia a vossa ajuda e esclarecimentos.

Cumps,
Tom
Acho que o mais simples é venderes as RAM DDR400 e a HD2600XT AGP nos classificados da TZ e mudares para uma board só PCI-E.

Exemplo:
E7200 - 100€
P5K - 80€
2GB DDR2 800 Team Elite - 30€
HD3650 512DDR3 - 60€
 
Boas,

Estou a equacionar montar uma nova torre, possivelmente para media center e prendo-me com uma duvida relativamente ao FSB.

Segundo as suas especificações técnicas aceita um processador com FSB até 1066, mas com memórias DDRII até 667.

Justifica comprar um processador com FSB 1066, mesmo que as memorias limitem o seu funcionamento em 667? Ou trabalham em separado e as memórias não têm influencia com o FSB do processador?

Segundo me informaram, a maquina trabalhará com um FSB relativo ao componente mais fraco, neste caso se as memórias são 667, então toda a maquina trabalhará com FSB a 667.

Gostaria que me esclarecessem se possivel sobre este assunto.

Cumps,
Tom

Penso que te está a escapar algo nesse raciocinio. O fsb da Intel é quadpumped ( 1066 /4 = 266 ) enquanto que as memorias 667 são DDR2 ( logo 667 / 2 = 333 ).
Nesse aspecto, a memoria não te está a limitar em nada o fsb do sistema ;)

Quanto ao cpu, parece-me um exagero um E7200. Um dual-core um pouco abaixo deverá ser suficiente.
 
Obrigado pelo esclarecimento Stormgiant ;)

Já agora, nos Quad Core divide-se o FSB por quanto?
Presumo que não sejam quadpumped como os Core 2 Duo...
 
Back
Topo