Dúvida - HD externo / limite MB transferência ?

Preciso de um disco rigido externo e tenho uma dúvida..

Os discos externos 2.5 ou 3.5 têm algum tipo de limitação relativo ao tamanho de um ficheiro na transferência?

Se um só ficheiro tiver por exemplo 30gb ou 50gb os discos procedem à transferência? Ou tem algum tipo de limite no tamanho do ficheiro?

desde já obrigado:victory:
 
Preciso de um disco rigido externo e tenho uma dúvida..

Os discos externos 2.5 ou 3.5 têm algum tipo de limitação relativo ao tamanho de um ficheiro na transferência?

Se um só ficheiro tiver por exemplo 30gb ou 50gb os discos procedem à transferência? Ou tem algum tipo de limite no tamanho do ficheiro?

desde já obrigado:victory:

Boas caro amigo.
Não confundamos as coisas. O tamanho (Físico) do disco não influencia em nada a velocidade de transferência dos ficheiros, e o tamanho dos ficheiros também não (embora aqui não seja 100% verdade. Por estupido que pareça, demora mais copiar 1.000 ficheiros de 1MB do que 1 ficheiro de 1.000 MB, mas é irrelevante para a resposta).

A velocidade de transferência dos ficheiros de um disco externo para o computador dependem:

1º - da velocidade de ligação. Porta que o disco esterno tem para ligar. Por ordem crescente de velocidade tens;
a) USB 1.0
b) USB 1.1
c) Ethernet
d) USB 2.0
e) FireWire
f) eSata

2º - Da velocidade de rotação do disco.
a) Quanto maior a velocidade do disco (RPM) mais rapido é o disco a transferir.

3º - Do Tipo de porta do teu PC, pela mesma ordem do 1º ponto.
Por exemplo, um disco USB 2.0 ligado a um PC em que as portas do PC são USB 1.0 (são iguaizinhas no formato físico) faz com que o disco funcione como se fosse um interface USB 1.0.

Depois em relação aos ficheiros grandes, com mais de 4GB, etns de ter atenção ao formato de formatação que ele suporta. FAT 32 só vai até 4GB (tamanho máximo para 1 ficheiro apenas).
NTFS e XFS (acho que é assim que se chama) já suportam mais capacidade.

Se tiveres um disco com uma porta de rede Ethernet, tens de ter um HUB, Switch ou Router (com pelo menos 2 portas Ethernet) para o ligares, mas aqui tens de perceber um pouco de informatica para casares estas coisas todas, e a limitação da porta de transferência é de 100Mbps.

Só por curiosidade, as velicidades das outras são:
Taxa de transferência eSATA: 1500 Mbits/s
Taxa de transferência USB 2.0: 480 Mbits/s
Taxa de transferência USB 1.1: 12 Mbits/s
Taxa de transferência USB 1.0: 1.5 Mbits/s


Espero ter sido elucidativo, mas mais duvidas.... é só postares que cá estarei para ajudar

Um abraço

B@rt
 
Última edição:
muchas gracias pela resposta! elucidou-me bastante acerca de discos, mas a minha dúvida ñ era referente à velocidade mas sim apenas ao tamanho do ficheiro...

já agora se alguém me souber dizer cm estão formatados este discos:

http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=04167902&oid=10|56|123&c=2321799

http://www.*****.pt/catalogo/detalhesproduto.php?idprod=21828

FAT32 ou NTFS? pois concerteza que vou precisar de transferir ficheiros maiores k 4gb! consigo isto com algum destes?

Obrigado!
 
Atenção que a densidade dos pratos influencia a performance. Não falta é discos de 7200 actuais que dão ratada nos raptors antigos...
 
Quase de certeza que podes formatar num dos dois formatos, à tua escolha. São ambos discos USB portanto presumo que não haja problema, e é o Sistema Operativo que te dará a escolha, e os Windows permitem os dois formatos. Precisas mesmo de discos de 2,5" (são mais facilmente transportaveis) ? é que os outros, se não me enganos, são mais baratos.

Um abraço

B@rt
 
Quase de certeza que podes formatar num dos dois formatos, à tua escolha. São ambos discos USB portanto presumo que não haja problema, e é o Sistema Operativo que te dará a escolha, e os Windows permitem os dois formatos. Precisas mesmo de discos de 2,5" (são mais facilmente transportaveis) ? é que os outros, se não me enganos, são mais baratos.

Um abraço

B@rt

preciso msm... o meu objectivo em ter um disco é mesmo transporta-lo facilmente e não ter que o ligar a corrente como acontece com os 3.5... (penso eu) e uso MAC e não windows.. ora então se comprar algum dakeles discos mesmo que estejam em fat consigo converter?!?
 
Atenção. Mac já não é o meu território. Não te posso ersponder em relação aos formatos suportados em MAC. Alguem que ilucide o rapaz.... Tudo o que se disse atras sobre FAT e NTFS é para windows w não MAC. MAC, se não estou em erro usa outro formato nativo, mas acredito que já exista compatibilidade entre o formato MAC e NTFS.
 
Uma dica de um forum que li agora.

OS X can read NTFS partitions, but NOT write to them. Both Windows and OS X can read and write FAT32, so that format is the one most people use for shared data. The problem is that FAT32 has some limitations, including a max file size of around 4GB that can be a problem with handling video files, and so on.

The apparent best way to move files between the two is to use a shared, FAT32 formatted, external drive. Write the file in OS X to the external drive, run Windows and then open the saved file from the external drive, then save it to the NTFS partition. Several steps but it WILL work.

tirado do forum -> http://forums.macnn.com
 
q bela noticia ao chegar a casa um sábado á noite.. lol cm ele diz.. em alguns passos mas resulta... acho um pouco inconcebivél não haver outra maneira de passar um ficheiro com mais 4gb de um MAC para um disco externo... mas pronto.. tou chekando o foum agora.. :banjump:
 
As velocidades de transferência são aproximadamente:

Firewire 400 - 400 MB/s
USB 2.0 - 480 MB/s
Firewire 800 - 800 MB/s
E-Sata - 3 GB/s
 
As velocidades de transferência são aproximadamente:

Firewire 400 - 400 MB/s
USB 2.0 - 480 MB/s
Firewire 800 - 800 MB/s
E-Sata - 3 GB/s

errado
firewire 400 = 49 MB/s
USB 2 = 60MB/s (embora seja muito difícil de atingir estas velocidades)
firewire 800 = 98MB/s
e-sata é 3Gb/s = 384 MB/s

de qualquer maneira isto são tudo velocidades teóricas.
 
Back
Topo