duvida html, php e sql

kray

Power Member
Boas a minha duvida e simples eu tenho uma base de dados e tenho de a fazer paginas html/php para inserir, editar e apagar dados nessa base de dados, ate ai tudo bem. Como fazer para quando se esta para inserir so sejam inseridos dados que estao ja na base de bados?

Espero que esteja melhor
 
Última edição:
Boas a minha duvida e simples eu tenho uma base de dados e tenho de a fazer paginas html/php para inserir, editar e apagar dados nessa base de dados, ate ai tudo bem. Como fazer para quando se esta para inserir so sejam inseridos dados que estao ja na base de bados?

Espero que esteja melhor

Se vais inserir é porque ainda não existem dados. Se já existem dados deves querer referir-te a actualizar os dados. Se for esse o caso, tens que ter um select de controlo que verifica se já existe o id desse registo. Se sim, se existe o id, procedes à actualização.
 
geoblast

É essa a ideia, por exemplo eu quero por exemplo eu quero por um livro (que pertence a um genero) esse genero ja tem de estar na base de dados. Deu para peceber?
Agora nao sei como fazer isso.
 
É essa a ideia, por exemplo eu quero por exemplo eu quero por um livro (que pertence a um genero) esse genero ja tem de estar na base de dados. Deu para peceber?
Agora nao sei como fazer isso.

Tens que criar tabelas para esses dados auxiliares (tabela de géneros, autores, paises, etc). O formato mais simples destas tabelas é id e descrição (1 - Drama; 2 - Romance; 3 - Terror; etc). No formulário de inserção do livro, utilizas drops para escolher estes dados e carregas as drops a partir dessas tabelas. Quando guardas o registo livro, o que vais guardar é o id do género e não a descrição do género.

Este procedimento é bastante simples. Pesquisa no google por drop down list e tens imensos exemplos de como o fazer.
 
Mas tens de prever a situação em que o género ainda não esteja na base de dados, aí tens de deixar o utilizador adcionar esse género.
No entanto parece-me que que faltam bases para criares uma base de dados, tenta ler primeiro como funcionam as bases de dados (o teu caso tem a ver com relações).

É essa a ideia, por exemplo eu quero por exemplo eu quero por um livro (que pertence a um genero) esse genero ja tem de estar na base de dados. Deu para peceber?
Agora nao sei como fazer isso.
 
Back
Topo