[HTPC] Duvida htpc

rasta21

Power Member
Boas pessoal,
Gostava de saber a vossa opiniao em relacao a se ainda rende montar um htpc com xbmc(kodi).
Tenho uma ideia de montar um htpc para a sala com stream live de canais, filmes e hyperspin, mas nas minhas pesquisas pela net tenho visto muita gente a adquirir as pequenas media boxes para ligar as suas tvs.
Gostava de saber a vossa opniao em relacao a isso.
 
Eu montei um HTPC, isto porque pretendia ter uma máquina sempre ligada e de baixo consumo. Se for só para o Kodi, mais vale comprares um mini pc e poupas muitos €€€.
 
Eu montei um HTPC. E só aconselho. É certo que nunca experimentei nenhum mini pc ou media boxes simplesmente porque queria versatilidade.
Queria poder adicionar discos e storage e ter a certeza de que poderia fazer upgrades no futuro com a garantia de que não seriam remendos. Além disso, na altura - tem aí uns 3 anos - o processamento ainda era um problema e não sabia como se portaria uma media box com ficheiros HD e até em 3d (para os quais o mundo se está a lixar)
Basicamente, se a versatilidade/escalabilidade é uma preocupação e o "dinheiro não é um problema" - e o meu foi o mais barato possível - então só tens de ir pelo htpc.
 
Boas, vai para um mini pcs barebone.
Não estou a falar de boxes android.
Um barebone é um mini pc com processadores da intel que podes correr windows ou linux.
Em principio esses barebones vem sem memoria ram e sem disco, podes comprar a teu gosto e montar ou pedes que to montam na loja.
 
Boas, obrugado pelas vossas opnioes ate agora, mas em relacao solucao dos mini pc barebones nao seria quase a mesma coisa que comprar uma caixa e componentes em separado?
As que pesquisei pela net e teriam espaco para mais que um disco hdd somente traziam a caixa, board e psu. Teriamos de comprar depois cpu, grafica, memorias e disco(s).
 
Também voto nos mini pc. Comprei um Asus vivo pc já com 4 gb de ram e disco de 500 gb por cerca de 200 euros e só tenho a dizer maravilhas.
 
Boas, obrugado pelas vossas opnioes ate agora, mas em relacao solucao dos mini pc barebones nao seria quase a mesma coisa que comprar uma caixa e componentes em separado?
As que pesquisei pela net e teriam espaco para mais que um disco hdd somente traziam a caixa, board e psu. Teriamos de comprar depois cpu, grafica, memorias e disco(s).
Boas, como eu disse, as barebones só terás que comprar memoria ram e disco (alguns só dão msata).
As barebones já vem com processador, grafica e placa wireless.
 
Boas, vou ter que pesquisar mais um pouco para ver o que opção seria melhor para mim.

Já agora aproveito para vos deixar um video que do tipo de htpc que pretendia montar, mas não consigo saber que componentes o tipo tem neste pc. Conseguem ter alguma ideia quais poderia ter?
 
Acho q ele nem usa o kodi.

Aquilo parece o windows média center, artilhado com uma data programas e completamente costumizado para funcionar com o comando. Penso que já tenha sido descontinuado. Não sei o que a Microsoft oferece agr com o windows 10.

Eu estou a pensar trocar o meu actual htpc. O meu actual AMD e-450 já fica curto para o que pretendo.

Neste momento estou só à espera das novas boards thin mini-itx mas pretendo montar algo fanless:

- caixa akasa Euler s
- cpu i3-6100T (ou i5-6xxxT)
- 8GB ram ddr4 compatível (ou ddr3)
- SSD 128GB
- board thin-mini itx AIO (ex: ASUS q87t mas socket 1151 ou a gigabyte ga-h170tn)
- carregador portátil 90w ou 120w, deve ser suficiente.
 
Boas!
Também estou a pensar em montar um HTPC, mas tenho uma duvida, quando ligo o HDMI da grafica, o áudio 7.1 HD da MB também passa por lá?
 
Se a ideia é montar um HTPC exclusivamente para reprodução de media, aconselho a NVIDIA SHIELD. Está neste momento em promoção a 200€ com comando (o comando para controlar a box é a parte, o de jogos vem incluído). É a melhor box que existe para o efeito. Tem Android TV que permite instalar o Kodi / Plex, está em constante desenvolvimento pela NVIDIA e suporta todos os codecs, resoluções, framerates, etc, recentes. Se for para fazer algo mais, montar um sistema próprio já faz mais sentido.

Pessoalmente montei um HTPC há uns anos atrás tanto para fazer de NAS como reprodutor de media. Estou neste momento em processo de manter essa máquina somente para NAS e comprar uma NVIDIA SHIELD para o resto. Mas cada caso é um caso.
 
Também parece uma boa aposta. E como a nvidia patrocina o kodi estes, pelos vistos, têm uma equipa dedicada a trabalhar no assunto.

No entanto, do que vi, ainda tem alguns bugs de refresh rate e passthrough do áudio HD (dts-hd ma e DD truehd).
 
A m eu ver hoje en dia já nao justifica gastar uma pipa de massa num HTPC com tantas boxs Android por valor extremamente baixos, ou então a nVidia Shield TV que é excelente e já suporta HEVC 4K, que a maioria dos HTPC nem suporta.
 
Foram? Não é a informação que consta da wiki e fóruns do kodi.

Para além disso, um PC tem outras vantagens que uma box Android não tem. Mas depende do uso e necessidade de cada um.

De qualquer forma, sim, está NVIDIA shield é a box android que me faz repensar a compra/actualização ou nao do htpc.
 
Eu só estou à espera de ver se aparece aí um negócio de black friday da SHIELD + comando jogos + comando normal = ~150€. Consta que vai acontecer, é esperar para ver...
 
Back
Topo