duvida i386,i586,i686

obrigado,
bem é que tenho um amd dou 3800 e n consigo instalar o ubunto 32bits enkuato o de 64bits da na boa. tipo eu meto o livecd da versao de 32bits e akilo dps d selecionarmos pra correr o live cd ou instalar n aparece mais nd enquanto o d 64bits ja podemos testar e instalar na boa.
 
Sim, é tudo 32 bits e uma arquitectura comum, é referida como x86 para depois substituir o "x" por essas coisas.

A explicação é complicada, não sei se percebes de electrónica de circuitos digitais mas eu não.

O i386 é o goodole 80386 da Intel. Velha arquitectura que tem vindo a ter extras até aos últimos P4 (o meu é desses). Corre tudo o que diz x86.

O i586 é uma derivação da AMD. Nada compila para esta, usando a geral.

Os actuais são i686 que é compatível com (quase) tudo e determinadas destros como Gentoo já adoptam isto nos seus binários.

É um bocadinho difícil aprofundar (posto que sequer percebo grande coisa do assunto).

Dá uma vista de olhos nisto.

Cumpz

EDIT: já se me adietaram. É sempre a mesma coisa :D
 
Última edição:
bem ja testei o livecd do mandriva e aquilo deu na boa, agora tenho la mais o livecd do gento,kurumin e kororaa.
ou entao qual é que voces aconcelham,podem dizer outras distros que eu n tenha livecd.
é que pra versao de 64bits tb é mais dificil de arranjar certo material.
 
bem ja testei o livecd do mandriva e aquilo deu na boa, agora tenho la mais o livecd do gento,kurumin e kororaa.
ou entao qual é que voces aconcelham,podem dizer outras distros que eu n tenha livecd.
é que pra versao de 64bits tb é mais dificil de arranjar certo material.

Eu uso 64 bits e não tenho grandes problemas (quer dizer, não tenho nenhum problema). Que aplicações é que te faltam?

Podes usar Gentoo, é a melhor para 64 bits (na minha opinião). Eu de qualquer maneira uso Ubuntu.

Cumps
 
tipo quando eu tinha o ubunto 64bits n conseguia ver filmes da paginas da net por n conseguir arranjar o plash ,dps consegui la meter a ver os filmes mas n conseguia ouvir o k diziam.
dps em certos programas so conseguia arranjar pra versao d 32bits e n conseguia arranjar pra 64bits, agora quais isso ja n me lembro pois ja foi a algum tempo.:s
 
já estava era na altura de as distros começarem a usar pacotes para i686, nomeadamente ubuntu! pelo menos disponibilizarem um repositorio... já agora, alguem sabe se a diferença entre os performances do BOINC no arch / gentoo sao mt superiores as do windows? e se ha diferença entre usar gentoo com pacotes compilados especificamente para o meu processador ou la como e´que se escolhe no gentoo (eu tenho um P4 que suporta SSE2, HT) e usar arch?
 
eu tinha sacado td que era preciso ,ate tinha visto cm converter o sistema d 64bits pra 32bits mas infelizment a mim deu algum problema que akilo n resolveu :s
por exemplo s instalar i686 da pra instalar ***** programa menos os d 64bits? tipo akeles k aparecem a dizer i386 da pra instalar tb?
 
Back
Topo