1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dúvida - i7 920 HT on/off em OC...

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por FreestaiLa, 14 de Agosto de 2012. (Respostas: 14; Visualizações: 1653)

1. FreestaiLa

FreestaiLa Power Member

Viva, venho pedir a vossa opinião sobre esta dúvida que tenho...
    Eu tenho um i7 920 (C0) em overclock a ar, mas só consigo estabilizar a 3.6ghz com HT on
    ou a 3.8ghz com HT off e a minha dúvida qual dos dois que deva usar.
    Eu pesquisei pela internet mas o que encontrei é tudo muito ambiguo...

2. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Essa pergunta está respondida por ti.
    És a unica pessoa que pode responder a ela. Se as aplicações que usares apenas usarem até 4 cores, vai sar mais rapido com 3.8Ghz e com HT off.
    Se usarem as 8 threads, fazes testes e ves se o HT compensa os menos 200Mhz.

Eu quando tive 1366, para o dia-a-dia andava sempre com o HT off pois não usava nada que precisa-se dos 8 threads.
    Esses C0 iniciais não subiam tanto como os da geração seguinte. Se consegues 3.8 com HT off, dá uma boa velocidade se tiveres boas memorias e um SSD a acompanhar.

3. FreestaiLa

FreestaiLa Power Member

Hmm, acompanhar tenho um ssd ocz vertex2 e ram gskill 1600ghz cl6, mas pensando melhor a unica situação que me lembro de usar 8 threads é em enconding de alguns videos, apesar de ser algo esporádico. É provavel que a minha pergunta não faça muito sentido, mas como tema HT é tão ambiguo, uns defendem usar mesmo em jogos enquanto outro são contra, fiquei sempre nessa dúvida, compensa mais 200mhz em troca ao HT !?
    De qualquer forma, agradeço a tua resposta.

4. rodrigox

rodrigox Banido

No entanto um i7 sem HT, é como um i5...

5. vici

vici Power Member

Mas sem HT em OC deve ser mais "facil" ter estabilidade do que ter o HT ligado certo?

6. FreestaiLa

FreestaiLa Power Member

Sim, pelo menos a "ar", porque com HT ligado aquece mais, não consigot ter HT ligado a 3.8ghz.

Última edição pelo moderador: 15 de Agosto de 2012
  7. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

e ? constatar aquilo que é obvio não traz nada de novo ao OP :)

8. rodrigox

rodrigox Banido

Com aquilo só queria dizer que não ia desligar a unica feature que faz a diferença entre os i5 e i7s, só por uns meros mhz.

9. Kenshi

Kenshi Colaborador
    Staff Member

Eu tive um i7 950 e andava sempre com HT desligado.
    Tava com ele ao dia-a-dia a 4.0 (se não estou em erro) e como disse (e bem):

10. Daemon

Daemon Power Member

Eu por acaso tenho o HT On no meu 920. Mas se quiser subir dos 4.2Ghz tenho de desligar o HT para manter estabilidade.

11. Mk Pt

Mk Pt Power Member

Eu tenho sempre o HT ligado..

Actualmente até tenho o i7 920 a uns 3.2 Ghz e com pouca voltagem.
    Para a maioria das situações não é necessário mais e sempre se poupa uns watts. Se quiser mais capacidade é ir à BIOS puxar o outro profile [para 3.6 ou 3.8ghz, consoante a necessidade].

Quanto à diferença entre C0 e D0 é enorme.
    Com o primeiro passar dos 3.6 ghz com HT é muito díficil, com D0 o limite são bem mais altos.
    A ar [com cooler 'decente'], o meu D0 passa os 3.9ghz com temperaturas razoáveis, mas já um pouco altas e o 'sweet spot' entre voltagens-consumo/temperatura/performance [quando se quer mais potencia] é nos 3.8ghz e qualquer coisa - com HT ligado.
    Como disse, faz mais, mas o ganho em performance não justifica a voltagem/consumos e temperatura a mais, até porque mais que isso depois é necessário ter o qpi link mais baixo [para não ter que dar demasiada voltagem no qpi] e em performance real praticamente o que se ganha com mais mhz no cpu perde-se com o menor qpi link.

Também há o triple channel..
    :P

12. rpedro

rpedro Power Member

eu tenho o meu i7 920 com o HT em off. sempre esteve em on a 3.7ghz mas agora com o calor resolvi desligar o HT baixando a voltagem e por consequencia a temperatura. quando precisar (3d) ou algum jogo que possa precisar de muito processador é só repor nos perfis gravados da bios

13. eblain

eblain Power Member

Uso o meu antigo i7-960 com HT ligado, noto que no Solidworks me dá um certo jeito o HT.

14. alexb

alexb Power Member

Sei que o tópico já é antigo mas como à pouco tempo me pergutaram o mesmo, aproveito o tópico para responder.
    O que o HT faz é duplicar as tarefas que um único core consegue fazer. Não aumenta em nada a velocidade do mesmo. Para 99% das aplicações e dos jogos esta funcionalidade ou não faz rigorosamente nada ou chega mesmo a diminuir a performance para além de produzir mais calor e consumo energético.
    Em alguns jogos como o FSX (e possivelmente noutros embora eu não esteja dentro do assunto) o HT pode complicar de tal maneira a gestão de recursos visto que o jogo não suporta tantos cores que pode dar origem a conflitos que se traduzem em perda significativa de performance.
    A menos que tenham a certeza que o uso que fazem do computador tira partido do HT, então desliguem-no.
    As aplicações onde tradicionalmente se tira mais partido do HT é em video encoding e apenas na parte do render e nos programas de edição 3D.
    Dizer que se tem o HT ligado porque é onde faz a diferença para o I5, desculpem ser directo, mas revela apenas ignorância no assunto.

15. Madmax1719

Madmax1719 Power Member

Eu tenho o HT ligado mas a 3.8ghz ja fica mais quente, normalmente no verão passo sempre para 3.6ghz mas como eu é basicamente para gaming não me faz diferença nenhuma.

Partilhar esta Página