[Dúvida] Indesign quebras de texto

3dhouse

Power Member
imagem1syy.png


Como evitar as quebras de palavras no texto como aparece na imagem? Isto dá-me alguns problemas porque nalguns casos o Indesign faz mal as transições e tenho de andar a corrigir à mão.
 
Não sei qual a versão do Indesign que usas, mas rgra geral o Indesign faz bem a hifenização (é assim que se chama correctamente a "quebra de palavras"). Se não quiseres hifenizar basta desmarcares a opção Hyphenate.

PS. Verifica se a linguagem está definida para Portuguese

Cumps
 
Não sei qual a versão do Indesign que usas, mas rgra geral o Indesign faz bem a hifenização (é assim que se chama correctamente a "quebra de palavras"). Se não quiseres hifenizar basta desmarcares a opção Hyphenate.

PS. Verifica se a linguagem está definida para Portuguese

Cumps

Obrigado, vou ver se resulta!
É o que dá não ter português à alguns anos ;) Tenho o dicionário em português mas por vezes falha nalgumas palavras.

Já agora há alguma solução par o textos fazerem caixa? Ou seja que as ultimas linhas das colunas fiquem alinhadas?

EDIT: Fui às preferências mas em Hyphenate não me deixa mudar. Uso o CS4!
imagem2efb.png
 
Última edição:
Por "fiquem alinhadas" quererás dizer justificadas. É só escolher a opção Justify All Lines. O problema disso é que te vai criar "rios" no texto.

EDIT: Não é nas preferência a hifenização, é no próprio interface do Indesign. Clicas na caixa de texto, como se fosses editar o texto, e aparece na barra em cima um menu, com um A e o , clicas no e tem lá uma opção Hyphenate. No A, ao lado da opção Skew tens a opção de linguagem, por default deve estar English: USA.

PS: Esquece o Dictionary e o Autocorrect, não funcionam, a linguagem mudas no próprio documento na caixa de texto, seleccionas o texto todo e alteras a linguagem para Portuguese.
 
Última edição:
Já consegui, com esta nova interface foi complicado encontrar. Não há nenhuma forma de por isto em default? É que estar a mudar isto para todas as caixas de texto ainda vai dar um trabalhito...
 
Equilibrar o texto em termos de quebras e ao nível de espaçamento entre palavras é na realidade um dos maiores desafios da paginação. O InDesign tem a vantagem de ter ferramentas excelentes para dar a volta a esta situação. Eu tenho por hábito fazer tudo manualmente, é uma tarefa complicada mas que acaba por visualmente compensar o esforço que tem. Eu uso CS3 mas na prática deverá ser indiferente a versão. Cá fica o meu workflow relativamente a esta temática:

1. Activar a função H&J Violations. (H&J significa hyphenation e justification)

Em Windows está em EDIT->Preferences->Composition. Quanto mais carregado for o amarelo mais problemas tem o texto nessa zona especifica e vice-versa. É necessário portanto ajustar cada bloco e por vezes linhas individualmente até obter resultados verdadeiramente satisfatórios.

2. Ajustar Justificação dos blocos de texto. Depois de pressionares o menu anterior aparece este. E é neste que terás de ir testando opções para atingires o resultado que pretendes ao nível de distância entre palavras, letras e largura de cada caracter.

3. Ajustar hifenização. Dentro do mesmo menu de paragrafo tens outro. Novamente ao ser clicado aparece-te um conjunto bastante claro de opções.

E pronto, basicamente é isto que faço. Apesar de demorar algum tempo e dar bastante trabalho costumo ficar muito satisfeito com o resultado. Se estiveres disposto a este pequeno esforço complementar tenho a certeza que ficarás igualmente contente com os resultados.

Boa sorte para o teu trabalho.:p

Cumps,
michael c
 
Última edição:
Já consegui, com esta nova interface foi complicado encontrar. Não há nenhuma forma de por isto em default? É que estar a mudar isto para todas as caixas de texto ainda vai dar um trabalhito...
Eu penso que não dá, basta correres as Preferences e lá não tem nada. Mas se tiveres as caixas de texto todas linkadas é bastante rápido e fácil. O ideal será criares uma caixa de texto com características que pretendes (por exemplo, Justify all lines e linguagem Portuguese) e depois duplicar (Alt+Arrastar caixa) que elas ficam todas iguais.

Se forem caixas de texto linkadas basta seleccionar tudo e alterar que elas alteram todas.
 
Eu penso que não dá, basta correres as Preferences e lá não tem nada. Mas se tiveres as caixas de texto todas linkadas é bastante rápido e fácil. O ideal será criares uma caixa de texto com características que pretendes (por exemplo, Justify all lines e linguagem Portuguese) e depois duplicar (Alt+Arrastar caixa) que elas ficam todas iguais.

Se forem caixas de texto linkadas basta seleccionar tudo e alterar que elas alteram todas.

Para o Portuguese (ou outros comandos) basta abrir o ID e sem nenhum documento aberto, mudar para a língua que queremos. A partir daí fica permanentemente nessa língua. Não vai é afectar os documentos já feitos.
 
Para o Portuguese (ou outros comandos) basta abrir o ID e sem nenhum documento aberto, mudar para a língua que queremos. A partir daí fica permanentemente nessa língua. Não vai é afectar os documentos já feitos.

para qqer tipo de preferencia ficar como default é muda-la sem nenhum doc aberto.
 
Back
Topo