1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Dúvida] Instalação de Ubuntu em SSD de 60 GB

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por AltGr, 4 de Outubro de 2012. (Respostas: 11; Visualizações: 1706)

1. AltGr

AltGr Power Member

Olá a todos.
    Irei em breve montar um PC cujo disco, em prinicipio, será de cerca 60 GB para um unico sistema operativo: linux.
    (talvez Ubuntu ou opensuse)

Tenho lido imenso por essa net fora e por aqui no forum, mas no entanto ainda tenho algumas "pequenas" dúvidas, cuja ajuda desta comunidade venho agora a apelar.

Como tenho 2 discos externos (120 e 80 GB), a questão dos backups está assegurada.

Sei que os 60GB serão suficientes numa instalação fresca de linux.
    No entanto irá encher, pois à medida que irei necessitando de alguns programas tanto para os experimentar como para os manter para uso comum.

A questão que vos queria colocar, é se a médio/longo prazo (1/2 anos) os 60 GB serão suficientes.

Sei que "saltar" para um SSD de 120GB seria a melhor opção, no entanto, um HDD de 320 ou 500 GB custa-me à volta de 50/60€, para os 80/90€ que se vêem por aí.

Sei que ao nivel de velocidade não existe comparação, no entanto a falta de espaço deixa-me um pouco com o pé atrás, para fazer uma escolha concreta.

Opiniões. O que acham?

Obrigado

2. touromelga

touromelga Banido

o que tens de avaliar é o uso a nivel de software que vais meter e outras mais coisas, pois 60gb nos dias que correm não é muito, e enchem-se com muita facilidade...

portanto tens de analizar se te compensa adquirir um ssd desse tamanho ou ir para um hdd mecanico com bastante espaço de manobra...

tudo vai depender do teu grau de exigencia...

3. AltGr

AltGr Power Member

Sim, realmente é isso mesmo que eu tenho pensado. Preciso de espaço. E se o SDD pode fazer com que um PC fique rapido, o fato de ser de apenas 60 GB para um sistema operativo que usarei exclusivamente é me claramente muito pouco.
    Obrigado pela tua opinião.

4. tripas

tripas To fold or to FOLD?

Mas o sistema é um computador portatil ou um computador de secretária?

Sem disco de "backup" sempre no sistema, mesmo 120gb são escassos... Sendo o computador de secretária o SSD é a escolha acertada, pela possibilidade de colocar mais discos, sendo o computador portátil sem optibay não vais lá...

5. AltGr

AltGr Power Member

Peço desculpa.
    Não referi.
    É um desktop.
    Terei sempre a possibilidade de juntar mais tarde um disco ou então fazer como tenho sempre feito, utilizando um disco externo ou gravar um ou dois DVD's.
    A questão do SSD seria apenas uma forma de aproveitar a melhoria no sistema que se consegue.
    Pela 1ª vez em mais de 10 anos vou deixar o windows e optar por um sistema livre, pois a maior parte dos programas que utilizo já são open source.
    Tenho instalado num PC do meu pai o Unbutu (também ele deixou definitivamente o windows) e estamos positivamente satisfeitos.
    Se anteriormente existiam duvidas (da nossa parte) em deixar o windows, agora não queremos outra coisa. E Linux será para ficar.

Se há dez anos atrás com discos de 20 ou 40 GB o windows ao fim de uns tempos ficava lento, tanto com as atualizações ou com os vários programas que se instalavam, atualmente penso que os 60 GB serão talvez curtos. E sinceramente, dar bastantes euros por um disco de 128 GB ainda me custa a dar para um sistema exclusivamente linux.

Tenho lido na net várias opções em como desligar algumas opções, por exemplo no Unbutu, para que o sistema não esteja sempre a "escrever" no SSD, fazendo com que a vida util do hardware se "detiore" mais lentamente.

Como não tenho a possibilidade de estar sempre a comprar hardware, sempre optei por garantir uma maior longevidade no hardware que compro para os meus pc's, e pensar que "talvez" possa ficar sem espaço rapidamente a opção do SSD não será para mim, pelo menos por enquanto e ao preço que os mesmos se encontram.

Apenas iniciei este tópico para ouvir a comunidade linux e se as opiniões iam ao encontro daquilo que penso, pois é esta a vez que deixarei o win para trás.

6. touromelga

touromelga Banido

acho para para a tua utilização que não deve de ser muito exigente, um vulgar hdd mecanico com bastante espaço é a melhor opção , do que ir gastar o mesmo num ssd e ficar beneficiado apenas pelo desempenho e penalizado no espaço...

e então mais tarde pensar num ssd, quando começarem a compensar a nivel de preços face ao tamanho desponivel em relação aos mecanicos, até lá só se recorre mesmo ao ssd para alto desempenho, e não se tenha muita dependencia de espaço em drive principal...

7. AltGr

AltGr Power Member

Sim concordo.
    HDD será a escolha.
    Obrigado.
    Assim que tenha novidades atualizo o post.

8. SSD, claro!

Tenho um fedora 15 instalado num disco de 60 Gb e vai ficando por lá até instalr o fedora 18 no mesmo disco,
    isto par dizer que é preferivel ter um disco SSD de 32 Gb para o arranque do sistem e o nosso trabalho normal (eu sou programador)
    e uma serie de discos ao lado que podem ser SDD ou mecanicos com aquilo que vamos "descarregando" e guardamos nesses discos.
    Esqueci-me de dizer que tenho mais um SSD de 120 para maquinas virtuais e um SSD de 80GB para fotografias, claro que na rede existe
    um NAS caseiro (debian 6) com 4 discos para backup e armazenamento no total de 3 TB expansiveis :-P

Como conclusão:

• a velocidade de um SSD
    • a total ausencia de ruido
    • o não aquecer
    • a poupança de energia
    • o facto de pudermos mexer no PC sem "riscarmos o disco"
    justifica grandemente a desvantagem de a nossa carteira só suportar capacidades pequenas (32 a 80)

Quanto ao problema do Unbutu estar sempre a escrever no disco desconheço, o Fedora não faz isso,
    de qualquer modo um SSD é em termos de SO igual ao disco mecanico, pois o
    que interessa é o interface.

Última edição: 19 de Outubro de 2012
  9. AltGr

AltGr Power Member

Só uma atualização:

Acabei por comprar um SSD de 120 GB

O Unbuntu (12.10) já corre.
    Do ligar o PC a utilizar o mesmo em ambiente linux são à volta de 10 segs

Como estou a utilizar discos externos para os meus backups, penso que chegará.

Fica assim a minha atualização ao tópico.

10. manipulo

manipulo Banido

Eu acho uma loucura, gastar-se uma fortuna por um ssd minusculo, se quisesse neste momento implementar essa tecnologia, preferia gastar dinheiro num hibrido e ficava com o melhor dos dois mundos a um preço justo e montes de espaço para dar e vender.

11. AltGr

AltGr Power Member

Esqueci-me de colocar o valor do SSD:

51,95 € (Promoção) Vertex 2

O HDD que arranjava mais perto do orçamento que tinha disponível custava 59,90 €.

E sim concordo que o custo dos mesmos é alto, no entanto e considerando os benefícios que para mim se revelaram interessantes optei pelo ssd na promoção que tive sorte de aproveitar.

EDIT: sei que a minha decisão foi ao contrário do que aqui escrevi, mas tal como o referi e após pesar os pró e os contras alterei a escolha, graças também ao ler outros pontos de vista dos utilizadores do fórum.

12. SimplyFCB

SimplyFCB Power Member

na minha opinião (mesmo ja estando resolvido) era um SSD para o root e um mecanico sata 3 como o maximo de cache possivel para o /home e o /tmp (e swap para quem usa)

Partilhar esta Página