Dúvida Instalação ISP em habitação renovada

theleat

Power Member
Boa noite, estou prestes a mudar-me para uma casa renovada, cuja instalação de telecomunicações foi totalmente reconstruída(ou pré construida) e criou-se um esquema onde terei uma caixa central junto à varanda (para receber logo o cabo da rua) e dessa caixa, existirá pelo menos duas ligações para cada divisão, sem qualquer tipo de derivações intermédias, tudo a vir da fonte para o destino, sendo que a ideia é cada par de cabos por divisão ter um para coaxial e outro para cat6 internet.
o homem das obras disse-me que agora o que se faz é deixar apenas o esquema pré-montado, significando que as ligações/tubos estarão vazios sem os fios, e que o trabalho de preencher os tubos com os fios e ligar as tomadas é feito pelo ISP que eu contratar. "agora com a rede fibra mudou um pouco a dinamica das instalaçoes, e é assim que funciona, etc."

Honestamente o que acho é que a unica coisa que o ISP faz é fazer a ligação da rua e dependendo da casa estar preparada ou não, este faz a ligação mais conveniente e menos trabalhosa para ele (dependendo também da exigencia e conhecimento do cliente), onde no limite, se eu quiser que um cabo vá a um certo sítio, o maximo que ele me faz é colar no rodapé o cabo até chegar a esse sitio. pergunto: acham que a vodafone ou NOS fazia este serviço de passar cabo pelo tubo (a existir) de forma "correta" ao invés de deixar o cabo por fora? e ainda mais ambicioso, será que instalavam literalmente todos cabos para cada divisão deixando tudo direitinho? ou é balela do trolha? se sim vou ter lhe dizer que me terá de deixar todos os cabos já passados. a questão será saber como aferir qualidade dos cabos que ele porá.

e surgiu-me outra questão, esta em relação ao esquema montado, qual o sentido de ter os coaxiais todos a virem do mesmo sitio em vez de ser em steps (de uma divisão para outra onde se teria um splitter que recebe um e envia o outro para a divisão seguinte)? vou ter sempre de usar os splitters certo? visto que o coaxial "mestre" é só 1. até me parece pior porque vou empilhar a caixa central de splitters sem necesidade. ou está-me a falhar algo. a minha casa atual é de 2005, é normal que as coisas tenham evoluido e esteja a leste.

Muito obrigado pela vossa ajuda.
 
Última edição:
Boa noite, estou prestes a mudar-me para uma casa renovada, cuja instalação de telecomunicações foi totalmente reconstruída(ou pré construida) e criou-se um esquema onde terei uma caixa central junto à varanda (para receber logo o cabo da rua) e dessa caixa, existirá pelo menos duas ligações para cada divisão, sem qualquer tipo de derivações intermédias, tudo a vir da fonte para o destino, sendo que a ideia é cada par de cabos por divisão ter um para coaxial e outro para cat6 internet.
o homem das obras disse-me que agora o que se faz é deixar apenas o esquema pré-montado, significando que as ligações/tubos estarão vazios sem os fios, e que o trabalho de preencher os tubos com os fios e ligar as tomadas é feito pelo ISP que eu contratar. "agora com a rede fibra mudou um pouco a dinamica das instalaçoes, e é assim que funciona, etc."

Honestamente o que acho é que a unica coisa que o ISP faz é fazer a ligação da rua e dependendo da casa estar preparada ou não, este faz a ligação mais conveniente e menos trabalhosa para ele (dependendo também da exigencia e conhecimento do cliente), onde no limite, se eu quiser que um cabo vá a um certo sítio, o maximo que ele me faz é colar no rodapé o cabo até chegar a esse sitio. pergunto: acham que a vodafone ou NOS fazia este serviço de passar cabo pelo tubo (a existir) de forma "correta" ao invés de deixar o cabo por fora? e ainda mais ambicioso, será que instalavam literalmente todos cabos para cada divisão deixando tudo direitinho? ou é balela do trolha? se sim vou ter lhe dizer que me terá de deixar todos os cabos já passados. a questão será saber como aferir qualidade dos cabos que ele porá.

e surgiu-me outra questão, esta em relação ao esquema montado, qual o sentido de ter os coaxiais todos a virem do mesmo sitio em vez de ser em steps (de uma divisão para outra onde se teria um splitter que recebe um e envia o outro para a divisão seguinte)? vou ter sempre de usar os splitters certo? visto que o coaxial "mestre" é só 1. até me parece pior porque vou empilhar a caixa central de splitters sem necesidade. ou está-me a falhar algo. a minha casa atual é de 2005, é normal que as coisas tenham evoluido e esteja a leste.

Muito obrigado pela vossa ajuda.
Usar a tubagem para passar cabo para o local onde vais ter boxs e 1 PC por exemplo sim devem fazer sem grande problema. Fazer a instalação de toda a casa, não vai acontecer.
 
theleat

Se tens a instalação toda de comunicações da casa para fazer, esquece isso, eles só fazem o essencial para ficares com o serviço a funcionar box e router, o resto tens de mandar alguém acabar.
 
e em relação a fibra, esta so precisa de chegar ao router e daí segue via coaxial ou cat6 para todas as divisoes certo? ou é preciso passar fibra tambem para outros sitios?
 
e em relação a fibra, esta so precisa de chegar ao router e daí segue via coaxial ou cat6 para todas as divisoes certo? ou é preciso passar fibra tambem para outros sitios?

Não. Só tens uma fibra que termina no router (AIO) ou ONT. A divisão dentro da habitação é feita através de ethernet (cabo de rede).

Cumps
 
nas casa novas, deixam cabo coaxial (antena) e o de rede/net e eventualmente de Telefone
da caixa (ATI) até as tomadas de destino.

O operador é so chegar, e ligar a fibra até ao ati, geralmente eles fazem a asneira de deixar o router dentro do ati,
e depois instalam a(s) box(es), e telefone onde quiseres.

Instalar Router dentro do ati:
ora aquilo e uma coisa que fica dentro da parede, alem de aquecer um pouco, difunde mal o wi-fi!
(fica restrito aquele area)

Obviamente podes pedir a quem for fazer a instalação, e os cabos de rede, eles colocam... mas apenas para o serviço ficar a funcionar,
não te vao meter cabo de rede em todas as divisoes... ate porque muitas vezes eles vao com os minutos contados e querem-se e despachar.
se pedires 2 boxes, eles metem, as boxes onde desejares.
Tipo uma na sala, e outra por exemplo na cozinha ou no quarto
Se possuires um pc fixo, no escritorio, pede para o deixarem a funcionar, implica que eles puxem um cabo de rede do ati, para o escritorio ou sala.

se passas mais tempo na sala, e preferivel que o router fique ai instalado.
a fibra em vez de ficar a terminar no ATI, eles que a puxem para onde queres o router.

o sinal coaxial para as outras divisoes da casa, sai do router ==> ate ao ati, que depois o injecta na instalação existente.
Assim como o sinal de telefone... a não ser que apenas queiras ter o telefone junto ao router :(

Outra box, e eventualmente um pc FIXO, implica a saida de cabos de rede, do ROUTER até a esses pontos, passando pelo quadro ATI...
por isso eles deixam as vezes o router dentro do ATI... que e mais facil.

Mas se a casa foi intervencionada recentemente, passam na boa 2 cabos de dados/rede numa tubagem.

Qualquer duvida ou questao, apita.

Se quiseres, deixa aqui um esquema da casa, e onde pensas deixar os aparelhos, e onde esta o quadro ATI, para te darmos umas luzes.
 
p.rosa

Não realidade não os técnicos do ISP, só instalam o serviço e não fazem rigorosamente mais nada na instalação ITED, se quiser que lhe façam alguma coisa na instalação tem mesmo de contratar um Técnico só para o efeito e credenciado para esse tipo de instalações.
 
p.rosa

Não realidade não os técnicos do ISP, só instalam o serviço e não fazem rigorosamente mais nada na instalação ITED, se quiser que lhe façam alguma coisa na instalação tem mesmo de contratar um Técnico só para o efeito e credenciado para esse tipo de instalações.
Eles fazem esse serviço com uma perna as costas, estamos a falar de passar cabo de rede e coaxial.
Quem precisa fala com o tecnico, nem que combine com ele passar lá mais tarde para fazer o serviço.

Nas instalações Meo estão incluidas a ligação do serviço e instalação de uma tomada RF Adicional.
 
p.rosa

Fazem mas é tudo à lei da bala pois esse técnicos nem formação de ITED tem, por isso é que cada vez que vão fazer uma instalação fazem lá uma belo serviço, é a despachar e nem querem saber de regras, quem depois fica prejudicado é o dono da casa que tem de pagar a alguém especializado para ir resolver os problema criados.

Nunca ouviste dizer o barato acaba por sair caro.
 
Eu tenho tido excelente feedback sobre as pessoas que já me fizeram instalações, sempre me deram excelentes dicas.

Mexer em ITED deve ser canja para quem sabe soldar fibra, fazer conexões RJ45, ligar coaxial, etc.
 
Back
Topo