Dúvida instalar ubuntu

geotito

Power Member
Pessoal, tenho 14 anos e quero instalar um SO Linux. Pensei no ubuntu, tive a ver uns tutoriais e tal e fiquei com algumas dúvidas. Se eu usar o GParted para particionar o disco rígido haverá algum problema? Penso ser uma opção mais viável do que fazer o particionamento através do próprio SO. A nova partição deverá ficar "formatada" como unformatted (ou seja sem formatação para o suporte de dados ou deverei apenas diminuir o meu espaço em disco rígido, ficando com 1 unidade lógica mas com espaço para a criação de outras unidades necessárias? De resto a instalação do ubuntu é igual aos demais SO's???

Agradeço a vossa ajuda...
 
wubi

Pessoal, tenho 14 anos e quero instalar um SO Linux. Pensei no ubuntu, tive a ver uns tutoriais e tal e fiquei com algumas dúvidas. Se eu usar o GParted para particionar o disco rígido haverá algum problema? Penso ser uma opção mais viável do que fazer o particionamento através do próprio SO. A nova partição deverá ficar "formatada" como unformatted (ou seja sem formatação para o suporte de dados ou deverei apenas diminuir o meu espaço em disco rígido, ficando com 1 unidade lógica mas com espaço para a criação de outras unidades necessárias? De resto a instalação do ubuntu é igual aos demais SO's???

Agradeço a vossa ajuda...

aki tens a forma mais rapida: wubi installer http://wubi-installer.org/
n tens q fazer partiçoes nem nada.
sacas, escolhes o disco aonde keres e deixas ele puxar da net o alternate CD e instalar.
dps e' so rebootar e bem vindo ao maravilhoso mundo OSS
 
Sim, o GParted é provavelmente uma das melhores soluções que encontras :) E não, se TU não fizeres nada de parvo, não há problema.
Podes criar uma partição unformated, é indiferente, já que o Ubuntu te vai formatar a partição e vai..
A instalação do Ubuntu é mais simples, a meu ver, do que a do XP. Ah, e mais rápida :)
 
a serio, para nOOb n façam partiçoes... eu sei q akilo corre kase sempre bem.
mas se corre mal, o ppl foge a 7 pés.
experimenta 1º com o wubi. se gostares, ai sim, faz backup dos teus dados mais importantes, e cria uma partiçao.
 
Instalei

People, optei por instalar o ubuntu de raiz no disco (tava mais habituado). Agora, tou com outros problemas: o som, ouve-se também um zombido irritante (será que preciso de instalar o programa daS COLUNAS - CREATIVE 2.1), o monitor com uma resolução de 1024 por 768, (LG 19 polegadas) não aparece totalmente preenchido - do lado esquerdo fica uma barra preta or preencher e do lado direito fica uma parte por se ver. Onde estão as definições do monitor e a reciclagem??? Na a encontro... Haaaa. Não deveria ter um painel de controlo completo. Quando perguntei kual me aconselhavam, ubuntu ou caixa mágica, disseram-me pra instalar ubuntu, mas pelas imagens k vi, o caixa mágica pareceu-me melhor (pelo menos tinha um painel de controlo completo).

Como configurar a net. Uso um modem adsl da sapo (Sagem F@st 800). Vi pai uns tutoriais com links para páginas, fiz download de uns ficheiros (penso eu k são firmware...) e agora, o k faço??? Ao ter net no linux na vou ter problemas no windows pois não...

P.S.: Também não consegui adicionar músicas ao rithmbox. Ia a ficheiro, adicionar paste (e tb tentei ficheiro mas não deu... nem eu tava pa adicionar música a música). Será que alguém me consegue explicar como é k isto se faz.
 
Última edição:
todas as tuas duvidas estao respondidas aki:
https://wiki.ubuntu.com/
http://ubuntupt.org/
mas por partes:
O som, deve ser qq mau contacto nas fichas ou um cabo mt perto de interferencias. O cd da creative deve ter nenhuma aplicaçao pra linux, por isso n te serve de mt.
A resoluçao resolve-se com a instalaçao dos drivers restrictos. para isso no menu administraçao escolhe Drivers Resctritos e liga os da tua placa (se for NVidia, se for ATi ve nos links q te dei).
Qt ao painel, ele foi desactivado pq era mt pesado, e optou se pelos menos de de Administraçao e Preferencias. Se kiseres mm o Painel de Controlo, podes liga-lo. Para isso clica com o botao direito do rato na barra de menu, vais a editar Menu, e na tab, clicas na caixinha q diz Panel de Controlo.
 
Eu kero ver se o wubi fizer maravilha, quem é que vai correr a 7 pés.


Nao ha necessidade de recorrer ao calao...
A unica coisa q o wubi faz e' criar 3 ficheiros no disco.
Um pra /, um pra home, e um pra swap.
Tds estes ficheiros sao semelhantes ao ficheiro de memoria virtual do windows...
agora diz me la, de q forma e' q axas q ele te pode estragar o wind?
 
P.S.: Também não consegui adicionar músicas ao rithmbox. Ia a ficheiro, adicionar paste (e tb tentei ficheiro mas não deu... nem eu tava pa adicionar música a música). Será que alguém me consegue explicar como é k isto se faz.

Por defeito o Ubuntu n tras os codecs de MP3 por serem licenciados.
vai ao Adicionar/Remover e adicionas os codecs de audio.
Tb podes experimentar o Automatix2 www.getautomatix.com , q te ajuda a instalar uma serie de aplicaçoes mt mais facilmente
 
Tendo em conta que és novo no mundo GNU/Linux se calhar é melhor fazeres as coisas da forma mais simples, nem sempre a melhor...

Instala os drivers da gráfica através do envy.

Codecs e plugins -> Automatix2



E depois qualquer problema, passa cá pelo fórum, lê os stickys, boa sorte e bem vindo
 
Bem parece que esse wubi é mt bom para quem quer iniciar linux e tem problemas em criar partiçoes, eu agr ja estou mais a vontade mas no começo... mas esse programa afinal o q faz ? cria as partiçoes necessarias e instala o linux automaticamente ? mas quais as desvantagens ? parece me muito bom visto em ter windows, em x de estar a criar partiçoes, o wubi faz isso tudo.
 
Como é que eu faço isso do automatix???

Não sei como utilizar o automatix. É a primeira vez que tive contacto com um sistema operativo deste tipo. Ainda não consegui aceder à net...
 
Driver NVídea

AlguÉm me pode dar o link exacto pra fazer o download da driver da placa gráfica GeForce NVídea 6200 Turbo Cache de 256 Mb?

Agradecendo desde já a vossa colaboração

Era pra linux ubuntu.
 
Última edição:
Driver NVídia

Será que alguém me pode explicar de forma simples como se instala a drive (passo a passo). A minha imagem no monitor não aparece disposta correctamente. Aparece do lado esquerdo uma barra preta, e do lado direito há uma parte do ambiente de trabalho que não se consegue ver. Há alguma solução para isto.
 
bah, sem net o Automatix não lhe vai servir para nada!

primeiro há que por essa net a bulir...mas tens um modem USB, que belo merdum...(dica: se pretendem usar Linux, peçam um modem com interface de Ethernet)

de acordo com a página do modem, ele é suportado em Linux. tens é de descobrir como o por a funcionar.

uma pesquisa rápida (mesmo mto rápida!) no foruns do Ubuntu resultou nisto: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=523176&highlight=Sagem+F@st+800
um dos links tem um pdf da Sagem que explica a instalação em Mandriva, sinceramente não o abri por isso não sei até que ponto se pode usar em Ubuntu...

a partir da página do modem, cheguei aqui: http://www.sagem.com/support/site/modele_fax.php?page=driver
tens aí o driver para Linux! faz o download disso, copia para o Ubuntu, abre o tgz e procura pelo readme, contém as seguintes instruções para instalares isso:

===Installation===
latest versions are available here :
http://dev.eagle-usb.org/wakka.php?wiki=TestEagleUs

[./autogen.sh] # only if you use a CVS version and 1.9.8
./configure
make uninstall # if you've got a previous version installed
make clean
make
make install
eagleconfig
startadsl
devo-te avisar que isto implica compilar o código do driver! por isso aconselho-te a leres bem o readme, têm lá referências para FAQs e Forums que te podem ajudar.
de qualquer forma, se seguires essas instruções como se segue uma receita de culinária mesmo sem se saber cozinhar, poderás conseguir por isso a trabalhar

agora isto tudo pode parecer uma tarefa gigantesca para ti. mas acredita que só assim aprendes alguma coisa de jeito no que respeita a informática! sim, porque saber mexer em Word, Excel e tretas dessas não é perceber de informática...é o mesmo que pensar que só porque se sabe conduzir já percebemos mto de carros....:P
 
Back
Topo