Dúvida instalar ubuntu

K seca...

É pá o arquivo pdf tava em francês e eu fiquei sem perceber qual é o compilador do ubuntu (é a consola???). Pra além de mais, o arquivo estava relacionado com sistemas operativos fedora core...

Desculpem lá a ignorância, mas afinal como se corre o script. No windows tou habituado à opção executar e aqui vejo-me às aranhas.
 
Última edição:
Se deixares aqui o pedaço de texto que tens dificuldade, ajuda mais do que uma pergunta generalíssima como "qual é o compilador"... já para não falar que os scripts, normalmente, são interpretados e não compilados.
 
O único problema é k ainda na consegui instalar a net, já saquei a driver (módulo de 32 bit) mas não sei mesmo como a instalar...

extrai isso para uma directoria, por exemplo ~/Desktop (~ significa a tua directoria home, pensa nela como se fosse um My Documents em Linux...mas melhor :)

agora abre um terminal e escreve: cd ~/Desktop/<directoria_do_driver>

agora limita-te a seguir as instruções que coloquei antes e que estão disponíveis no readme

qto ao compilador, qualquer Linux/Unix e variantes usa o gcc, e isso já é disponibilizado na instalação, por isso não te preocupes.

tenta fazer o que te disse, em caso de erro coloca aqui o output dos comandos

good luck!
 
Outro prob

Pá consegui executar o ficheiro em safe mode (root):
/home/o_disco.../Desktop/ueagle-feisty.sh

A cena começou a instalar mas depois apareceu um aviso de erro quando ligava a net a relatar um erro de pppd e nas0. K faço????
 
Última edição:
Pá consegui executar o ficheiro na consola ca directoria:
/home/o_disco.../Desktop/ueagle-feisty.sh

A cena começou a instalar mas depois apareceu uma cena a dizer que precisava dos direitos de administrador, pa uzar sudo sh ueagle-feisty.sh.

E agora, k faço??? Onde arranjo o ficheiro...

e' mm assim sudo e' para te dar privilegios de root ( o administrador maximo ) sempre q keiras correr scripts, tens q lhes dar permissoes de execuçao da seguinte forma: chmod a+x «NOME DO SCRIPT»
 
omg... o man n faz a mínima do que está a fazer :|
Primeiro aqui não há cenas...
Depois o que tu queres é executar comandos... sudo, sh, cd, make... são tudo comandos cada um com a sua função.
sudo blablabla é basicamente "executa o comando blablabla como se eu fosse o administrador".
O ueagle-feisty.sh deve de ser um simples script (ficheiro de texto com comandos lá dentro) e executa-lo com o comando sh.

Logo se o script ao executar diz-te que precisa de permissões de administrador, tens de correr o comando como administrador. Ou usas o sudo ou entras num terminal como root (o administrador).

Para executar o comando já deves de ter percebido, basta fazer sh nome_do_ficheiro.
Outra coisa que pode ajudar é entrares dentro da pasta em que está o ficheiro para não teres de escrever /pasta1/pasta2/pasta3/pasta4/nome_do_ficheiro.
Basta fazeres cd /pasta1/pasta2/pasta3/pasta4/ e depois podes correr o sh nome_do_ficheiro.
 
Não leves a mal, mas não pescas nd disto!é normalissimo n entenderes, até pq ng nasce ensinado, mas o que deves fazer é pesquisar nos sitios certos, aprenderes o basico de cm funciona o SO. Já te mostraram onde deves começar, agora é so teres um bocadinho de paciencia. Não podes é postar cada linha que escreves na consola...o Google tb é um bom amigo neste tipo de duvidas. Sei que so tens 14 anos, tens todo o mérito nisso, mas já que te iniciaste tao cedo neste mundo, aprende a ser um pouco auto didacta.
Não leves isto cm uma critica, mas sim cm uma ajuda!
 
Instalei mas agora há outro problema

Pessoal, instalei mas agora tenho outro problema...

Quando na consola digito adsl start aparece-me uma mensagem de erro pppd a dizer que não reconhece o comando nas0 ou coisa assim parecida.

Alguém me indica a solução???

PS.: Abri o ubuntu em recovery mode e executei o script. Pelo menos acho que é assim que se faz cas drives.
 
Erro

É algo mais ou menos semelhante:

pppd: In file /etc/ppp/peers/sapo adsl: unrecognized plugin “nas0″.

Já dei uma googleada e encontri num endereço um problema igual, só que com modems speedtouch. K poxo fazer??

P.S.: Posso ter instalados mais de 2 sistemas operativos?
 
É algo mais ou menos semelhante:

pppd: In file /etc/ppp/peers/sapo adsl: unrecognized plugin “nas0″.

Já dei uma googleada e encontri num endereço um problema igual, só que com modems speedtouch. K poxo fazer??

P.S.: Posso ter instalados mais de 2 sistemas operativos?

lamento, mas a partir daí não te consigo ajudar mais...
 
Back
Topo