[Dúvida] Ligação de modem cabo a gateway adsl wireless.

Voystice

Power Member
Boas. Estou com um problema entre mãos, que por mais que eu bisbilhote na internet, faça pesquisas no google, ou faça mexidelas nos menus da gateway; não consigo descobrir onde está o "truque" para eu conseguir fazer a ligação wireless pretendida.

Mas vamos começar pelo princípio: Na casa dos meus pais, o meu irmão está a usar internet da Zon, por cabo. Durante todos estes meses ele tem usado um router Belkin para receber o sinal do modem "caixinha" da Zon, para depois tratar de emitir o sinal da rede por wireless.
Ou seja, o cabo da Zon está ligado ao modem da Zon, depois a saida rj45 do modem vai ligar à entrada rj45 do router Belkin, e a partir daí este "espalha" a internet pela casa toda.

Até aqui tudo bem, mas o router Belkin deixou de funcionar há uns 3 dias atrás, e nem mesmo com outro transformador de igual voltagem ele voltou à vida. Como o período da garantia já terminou, e até estamos com dificuldades em encontrar a caixa dele com os respectivos documentos, pensámos que talvez o melhor fosse apostar num router novo...

No entanto, lembrei-me que tinha em casa um Gateway Linksys WAG54G2 que deixei de usar, depois de ter começado a usar a station da Vodafone. E lembrei-me que talvez pudesse usar esta Gateway para fazer o mesmo trabalho do router da Belkin. Ora, este Gateway é de ADSL. O que significa que ao invés de ter uma entrada rj45, tem uma entrada rj11 para a ficha telefónica, como é lógico. E as únicas entradas rj45 que possui são as 4 saídas físicas para se poder ligar 4 computadores no caso de não querermos usar wireless.

A princípio, pensei que não haveria solução, até que me lembrei que na loja onde trabalho, tenho uma ligação muito esquisita instalada: Tenho um modem ADSL da Vodafone ligado por rj45 a um router Barricade da SNC, mas que é um router por cabo. Mas, o modem não está ligado ao router SMC pela porta de entrada por "default" (a que diz "Wan") mas sim a uma das outras 4 portas de "saída". (as que dizem Lan 1, Lan 2,... etc...)

Ora, eu não sei como é que isto é possível, mas a verdade é que, pelos vistos o sinal da internet "entra" na porta Lan 1 do router SMC, sai pela outra porta Lan 2, 3 ou 4, não importa; e passa a internet para o desktop da empresa. E o desktop da empresa fica com internet.
E depois, como é um router wireless, emite também o sinal para o meu portátil com que me ligo à net todos os dias, para não ter que usar o desktop da empresa para isso.

Sempre achei esta situação deveras bizarra, e uma vez até perguntei ao técnico o motivo porque a ligação do modem da Vodafone estava feita numa das portas Lan ao invés da Wan por defeito... e ele respondeu-me que era por causa das voltagens do cabo, que eram diferentes das voltagens do ADSL... eu não fiquei muito convencido com esta explicação porque não percebo como é que pode ser um problema de voltagens quando a ficha de ligação é a mesma, (rj45) mas calculo que isto seja daquelas coisas que os técnicos de redes e computadores digam aos leigos para evitarem de terem que dar explicações mais complicadas. Assim, "assusta-se" a malta com uma conversa qualquer relacionada com "voltagens" que depois a malta nem torna mais a pensar nisso, não vá aquilo pegar fogo... :P (Mas a verdade é que o manual de instruções dizia que a ficha rj45 que vinha do modem deveria ser inserida na porta Wan,... mas prontos...)

Mas adiante, o que interessa, é que a ligação funciona, e funciona bem; logo nem me queixei, nem fiz mais perguntas. Desde que funcione sempre, fico satisfeito.

Ora, como já devem estar a adivinhar, eu quis fazer na casa dos meus pais, algo semelhante àquilo que foi feito na loja onde trabalho; por isso, tratei de ligar o cabo rj45 que sai do modem da Zon, e liguei-o a uma das tais portas de saída do Gateway da Linksys e tratei de ligar outro cabo rj45 a outra das saídas da Gateway, e liguei-o ao portáil. E funcionou! A internet "passou" do Modem da Zon, para a Gateway, e depois para o portátil.

Fixe, pensei eu! Sou um génio! Agora basta ligar o wireless da Gateway, desligar o cabo rj45 que vai da gateway ao portátil, e deixar que o portátil apanhe a mesma rede, mas desta vez ao invés de ser por ligação física, será pelo sinal wireless, certo?

Err.. bem, pois, o portátil diz que se consegue ligar à rede wireless do Gateway, mas não consegue receber internet a partir dele. -.-
Ou seja, a internet "entra" no Gateway, e pode tornar a "sair" pelas portas físicas. Mas no que toca a "sair" pela rede wireless já é mentira. Já experimentei colocar a Gateway com as configurações de fábrica, e até remover todas as encriptações de rede para facilitar ao máximo as ligações, mas não tive sorte nenhuma. O portátil reconhece a rede do Gateway, mas não consegue receber internet pela mesma.

Já me fartei de partir a cabeça, já vi sites que tentavam explicar como fazer a ligação, mas nenhum resultou. Porque é que este tipo de ligação não "passa" o sinal de internet pelo wireless da mesma maneira que passa pelo cabo físico? Será que temos que "explicar" ao router que ele está a receber a internet pela porta Wan ao invés da Lan? Ou é uma questão de configurações internas, (aqueles menus do PPPoe, PPPos, Bridged router, etc...) que aparecem nas inúmeras hipóteses de configuração do menu da Gateway?
Alguém ja teve que resolver uma situação destas alguma vez? É possível de ser resolvida, ou o caso da minha loja é um caso único no mundo da internet e das redes?

Se alguém me souber explicar o que é que estou a fazer errado, agradecia. :P

Cumps!

\w/
 
Deves ter um modem da zon dos "velhinhos", vulgo identico a este:
72143985_1-Modem-Thomson-TCM425-Setubal.jpg




Á porta de saída deste modem tens um IP público, e com o router(adsl) que tens não é possivel ligares-te á rede, ou ligas mas apenas um dos PC ligados é que vai receber o IP.
Necessitas de ter um router com uma porta WAN para que tudo funcione em condições.
Relativamente á topologia que tens no escritório, é um bocado ao desenrasca, o SMC está a fazer de acess point e switch(sem poder de autenticação), sendo o modem da vodafone responsável pela autenticação e distribuição de endereçamento da rede. Não tem nada a ver com voltagens nem nada que se pareça, são dois modos de ligação completamente distintos e com forma de operação distinta.
E ja agora... ficha de adsl (telefone) é RJ11, e Ethernet RJ45.
 
Boas.

Obrigado a ambos pela vossa disponibilidade. Cheguei agora a casa, e já estava pronto para começar a "desmanchar" os menus do Gateway, mas pelos vistos não é possível o mesmo tipo de ligação que tenho na loja.

E sim, acertaste mr_zener, o modem da Zon é igualzinho a esse que mostraste na imagem. Bem, pelos vistos, lá vamos ter que comprar outro router. Aconselham-me alguma marca? Linksys? Belkin? SMC? D-Link?

Obrigado.

\w/
 
Back
Topo