[Duvida] Ligar Mikrotik ONT

Tavanex

Power Member
Boas pessoal,

Tenho um Technicolor TG784n v3 que queria meter de lado, porque não uso telefone e porque não me agrada o equipamento e a interface de gestão igualmente, tenho um mikrotik csr 125 para o efeito.

Retirei 4 portas da bridge incial e criei uma nova,com essas mesmas portas, uma vlan com id 12 a apontar para a nova bridge.

Posto isto, ligo o ONT a uma das portas e tenho ip publico, quando ligo outro equipamento numa das 3 remanescentes, o dchp server atribui IP mas não tenho internet.

Alguém que já o tenha feito que me consiga dar umas luzes do que poderá estar em falta ?

Segui +/- este tut, porque os equipamentos também são diferentes, https://forum.meo.pt/internet-fixa-e-movel-11/substituir-router-thomson-por-um-mikrotik-128865

Cumprimentos,
Pedro Tavanez
 
Ok, eu tenho um custom router montado por mim que tanto serve de servidor como de router .

Fiz exactamente como tu fizeste. Uma das portas está ligada ao ONT e configurada para estar na VLAN 12 com DHCP Client activo, para receber IP Público via DHCP vindo da rede. Depois o resto foi configurações tradicionais de router habitual. IP Masquerade (aka NAT) + Firewall e rede privada configurada onde estão ligados os meus PCs.

Funciona que nem ginjas e muito honestamente, a MEO bem que podia continuar a dar aos seus clientes, a hipótese de continuar a ter ONT separado do router... Esta mania de obrigar os clientes a terem tudo integrado é uma bela me*da.
 
Ok, eu tenho um custom router montado por mim que tanto serve de servidor como de router .

Fiz exactamente como tu fizeste. Uma das portas está ligada ao ONT e configurada para estar na VLAN 12 com DHCP Client activo, para receber IP Público via DHCP vindo da rede. Depois o resto foi configurações tradicionais de router habitual. IP Masquerade (aka NAT) + Firewall e rede privada configurada onde estão ligados os meus PCs.

Funciona que nem ginjas e muito honestamente, a MEO bem que podia continuar a dar aos seus clientes, a hipótese de continuar a ter ONT separado do router... Esta mania de obrigar os clientes a terem tudo integrado é uma bela me*da.

Tenho de rever a parte de regras de fw, ainda não voltei a tocar-lhe. Este fim de semana volto a ação.
 
Back
Topo