1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Duvida] Mac mini

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por Gtna, 14 de Janeiro de 2007. (Respostas: 21; Visualizações: 1935)

1. Boa tarde,

Procurei por topicos mas não encotnrei por isso é que coloco aqui a duvida...
    O meu pc (windows xp pro) já bastante antigo :) Está a dar as ultimas e trocar a motherboard vai ter d se trocar tudo...

Estava a pensar em comprar um pc novo, e falaram-me do mini-mac...
    Eu limito-me a ver mail, falar um bocado no msn, sim por vezes alguns trabalhos word/powerpoint, uso muito o photoshop e so jogo dois jogos que não pedem grandes requesitos...

Acham que o de $599 (1,66 Ghz Core Duo) seria bom? Nunca usei um mac, e os vários links que encontrei eram muito absolutistas tanto para pc como para a mac...
    Argumentos como o mac somente para a estética, e rotineiros do dia-a-dia...

E se não que outra opção?

Obrigado,

Gtna

2. cyber

cyber Power Member

Boas!
    Eu tenho um macbook, e estou muito satisfeito com ele...Faz todas as tais tarefas do dia a dia, tem o office logo da para os powerpoints..quanto ao photoshop nao uso, porque infelizmente nao sei trabalhar com ele, mas pelo que li em varios artigos sobre mac´s, dizem que os mac´s sao os melhores para ediçao de fotografia, logo deve de dar bem...se calhar tens que acrescentar ram,penso eu...
    Ah, e quanto a parte estetica, nem se comenta, basta olhar para ele:-D
    Eu agora nao trocava o meu mac por nenhum outro pc ou windows:bigrinbo:
    Cumps

3. OldMan

OldMan Power Member

Quanto ao mac mini nao posso acrescentar nada porque nao tenho muita experiencia com mac's, mas so vim dizer que eu tenho um [email protected] com 512MB e o photoshop corre bem. agora se isso funciona da mesma maneira no mac nao sei, mas alguem hade saber

4. Fork

Fork What is folding?

O prob é a grafica, nao sei se chega para photoshop, nao uso

5. Pois eu tenho exactamente as mesmas especificações de pc que tu, apenas difere no cpu que é um intel celeron 2,4 ghz :Whatever: lol xD E a motherboard asus...

A razão da compra é que este pc, antes de chegar ao windows, dá erro "a disk error has occuried ctrl+alt+del to restart".
    E está nisto uns 15 minutos... Depois chega a reiniciar e quando tento gravar um dvd dá-me o ecran azul de erro (o fatal), na 2ª tentativa já dá...
    Disseram-me que talvez tenha sido um pico de alta voltagem e danificado a motherboard (no oturo dia não me reconhecia o rato)...

Daí que seria um pc novo mais actual, e esse mini-mac parecia interessante...

Continoem e muito obrigado!

6. Catacang

Catacang Power Member

Tenho um Mac Mini G4 e serve perfeitamente os requisitos para os quais eu o comprei:
    Dá para navegar na net (há uma série de browsers para Mac), dá para ver o email, tem vários clientes de instant messaging (até o próprio MSN Messenger), existe Photoshop para Mac (recentemente até lançaram a Beta do CS3 na net para os testers) para além do gratuito Gimp, a nível de word/powerpoint tens o próprio Office 2004 para Mac (e até ao final do ano o novo Office 2008 para Mac), para além das alternativas gratuitas NeoOffice, OpenOffice, e pagas, como o iWork, aplicações P2P também não faltam, enfim, hoje em dia faz-se tudo.
    Na parte dos jogos depende do que vais correr, se o jogo só houver para Windows pode-se instalar o Windows no Mac Mini, o único problema é a placa gráfica que é um pouco fraca para jogos graficamente muito exigentes.
    De resto, a nível de processador, o Core Duo é certamente melhor que o Celeron 2.4GHz...

Cumps.

7. Ok.
    Resumindo então...
    O Mini-mac com 1,66 Ghz Duo Core dá perfeitamente para as aplicações do meu trabalho: Photoshop e Flash...?

Obrigado,

Gtna
    (Depois se tiver algumas duvidas a utilizar posso contar convosco pelo que estou a ver :D)

8. bsod

bsod Power Member

A única coisa que te digo que tens mesmo de fazer: mal o comprares, amplia a memória para (pelo menos) 1 GB.
    512 MB são o mínimo dos mínimos para o Tiger, e com a placa partilhada do mini, ficas com menos ainda...

O mini tem dois slots para SO-DIMMs PC5300, DDR2. É capaz é de ser um pouco complicado trocar a memória... tens de tirar tudo de cima para conseguires chegar à board - com o "antigo" G4 era mais fácil :)

Esses jogos de que falas, são modestos em termos gráficos? É que uma GMA950 não é, de facto, a melhor plataforma para jogos... :rolleyes:

9. Eu ainda sou noob nisto xD
    O que é Tiger?
    E porque a placa do mini está partilhada?
    E quanto ficava ($$) a nova memoria? Seria adicionar uma de 512? ou teria mesmo de trocar por uma d 1 gb?

Os jogos que falo penso serem a nivel grafico, baixos: digital paintball (mod do Half-Life 1) é um mod, mas os graficos são mt baixos segue uma pic de exemplo.
    http://www.digitalpaintball.net/images/content/media/dpbg_dpb_tropical.jpg

E o outro ainda mais baixo é :) Tibia (quando me chateiam para jogar)...

10. Fork

Fork What is folding?

Tiger = a Nome de codigo do OS do Mac que se chama Mac OS X 10.4

è uma placa grafica de memoria virtul partilhada com a memoria do sistema.

Preços nao sei

11. cyber

cyber Power Member

O preço de 1gb de ram anda por volta dos 100€, mais ou menos...
    Cumps

12. lidador

lidador Power Member

Eu tenho um Mac mini core duo com 1.66 mhz, com 1.25 Giga de ram, e acho-o muito despachado. O meu faz tudo rápido. Ter ram ajuda, mas tenho visto o Tiger a funcionar por aí com 256 Mega de ram e sem fazer barulho das dobradiças.

13. Resumindo, para o que preciso 1 GB de RAM é fulcral e, ao mesmo tempo suficiente...
    Não posso colocar uma segunda memória de 512 MB e assim dar 1000 MB (1 gb) xD?
    E existem Ram's especificas para este mini-mac?

14. Catacang

Catacang Power Member

O Mac Mini vem com 2 módulos de 256MB, o que totaliza os tais 512MB, portanto não podes simplesmente adicionar outro módulo de 512MB.
    O melhor será no acto da encomenda pedir logo com 1 GB, assim ele vem logo de origem com os 2x512MB e escusa de andar a abrir o Mac Mini, coisa que não é propriamente uma coisa muito acessível... (o meu abri-o de espátula e requereu algum cuidado e muito jeitinho, eheh)
    O Mac Mini usa RAM DDR2 de portátil (ou seja, módulos SODIMM)

Cumps.

15. bsod

bsod Power Member

Se o Tibia é o q eu estou a pensar, então corre. :) (ouvi dizer q corria em P3 com capacidades gráficas mesmo reduzidas...)
    E esse outro jogo não parece ter muito antialiasing... além d que o motor gráfico nao me parece nada do outro mundo - para que conste, já vi o Midtown Madness 2 (que já requer algum hardware) a correr numa GMA900 fluidamente... portanto, deve dar, mas your mileage may vary ;)

16. metabolic

metabolic Power Member

Para não estar a abrir um tópico novo e pq também tem perguntas relacionadas com a thread deixo aqui a minha dúvida:
    Comprei ontem um brinquedo destes, pensava q o utilizador podia trocar memória e disco tal como no Macbook Pro por exemplo mas já vi que não..
    A minha dúvida é: Tenho de ir aonde para instalar ram nisto? E se quiser por um disco n há nenhum sitio em q possa levar o mini e trocam por um fornecido por mim pagando apenas a instalação ou algo do género? É q os preços de hardware da Apple são algo exorbitantes, de um disco de 60 para 160Gb paga-se 250€ quando um disco SATA de 160Gb custa apenas 150/160€...
    Alguma sugestão?
    Já agora.. Fiz uma pesquisa rápida e não encontrei mta coisa sobre como desmontar o Mac Mini, alguem tem alguma ideia?
    Prefiro perder a garantia q pagar um balurdio para o por como quero..

Cumps

17. maverickws

maverickws Power Member

Tens que ir à Interlog em alfragide.
    Your mac will never be the same.

P.S. - Prepara bem o orçamento, pq visto q nada disso está incluido na garantia, são 80 eur/h

18. metabolic

metabolic Power Member

Mas posso levar eu o hardware para me instalarem ou além de pagar a instalação ainda tenho de comprar lá o material ?
    Pq dizes q o Mac nunca mais ira ser o mm ?
    Mas pela conversa tá visto q tenho de procurar é como se abre isto, quando avariar pago o arranjo e q se lixe..

Cumps

19. Boa tarde !

Este é o primeiro post neste forum e inscrevi-me para poder ajudar-te. É assim, pelo que tenho lido em muitos foruns de referência (estrangeiros) e pelo que tenho visto (tanto en fotos como em vídeo), desmontar o mac mini não é uma tarefa muito complicada, o importante é termos as boas ferramentas par a concretizar.

Recomendo-te os seguintes links :

Quanto aos discos rígidos nem todos são compatíveis, portanto uma pesquisa prévia impõe-se.
    Encontrei num site francês um 120 Go Hitachi SATA 2,5" 5400t/mn 8Mo interne TravelStar 5K120 por 104.80€ e um 160 Go SATA 2,5" Seagate Momentus 5400.3 8Mo interne por 149.90€. É claro que tens de adicionar os custos de envio, mas pessoalmente acho os preços muito bons. O site é www.macway.com

Fiquem bem !

20. metabolic

metabolic Power Member

Boas,

Bem vindo ao forum.
    Obrigado pelos links/ajuda.
    O disco compro na poweron, um HITACHI TRAVELSTAR 160GB SATA 5400RPM 8Mb, se não funcionar mando pa trás e peço outro, há vários mas este é o mais barato. Não gosto muito de mandar vir do estrangeiro.
    Pelo que tive a ver nas fotos se se abrir aquilo com cuidado para não deixar marcas posso não perder a garantia certo? Não vi lá qualquer selo ou algo q indique (só vi as fotos do site Francês pq aqui no trabalho a proxy não permite youtube) se foi aberto ou n, estou errado?
    Como fico com o disco de 60Gb original (numa caixa externa) dps bastava tornar a colocar se desse problemas.

Cumps

Partilhar esta Página