duvida Mac OS X

APLinhares

OpenSource
boas. tenho 1 duvida. segundo o k li, este sistema operativo tem algo d baseado em unix/linux certo ? :rolleyes:
se sim,seria entao possivel correr este mm n1 a64 ?
julgo k existe "variaveis" deste versao pc, s alkem me poder dar feedback agradeço :D

abraço
 
O kernel do Mac OS X (Darwin) e baseado no BSD
É opensource e portanto podes compilar pro que te apetecer e ate deve haver binarios pre-compilados para AMD64
Agora uma coisa e o kernel a outra e o pacote (MAC OS X). E esse não arranjas para outra coisa que seja *****. A Apple essa quase de certeza que tem builds internas do MacOS X para x86 (mas isto e uma opiniao minha). E duvido que a Apple alguma vez venda MacOS para algo que nao sejam os processadores dos PC's deles porque a facturação deles vem da venda do hardware.
 
Ja agora vou fazer uma pergunta.

No Linux, tanto ele esteja instalado num x86;mac ou numa sum ( e claro que cada maquina com o Linux compilado para ela propia) qualquer programa para linux serve em qualquer maquina.

Não avera ipotese de se por o BSD num x86 e correr programas do mac( eu sei que isso seria um erro gigantesco da parte da Apple, mas so não erra quem não faz)
 
PDI disse:
Ja agora vou fazer uma pergunta.

No Linux, tanto ele esteja instalado num x86;mac ou numa sum ( e claro que cada maquina com o Linux compilado para ela propia) qualquer programa para linux serve em qualquer maquina.

Não avera ipotese de se por o BSD num x86 e correr programas do mac( eu sei que isso seria um erro gigantesco da parte da Apple, mas so não erra quem não faz)

Assim era bem porreiro não era?
Claro que a Apple dificultou a coisa.

O Core do Mac OS X existe para x86, o que não existe é o interface (Finder) que corre sobre FreeBSD e Darwin. E os modulos Cocoa e Carbon parece que também só existem "na" Apple.

Emulador tens o PearPC que boota a seed do X.4.
O X diz que o meu P4/1800 é um G4/600 mas a performance não é nem parecida ao real...
 
Boas

Espero que tenham tido todos um óptimo natal e que tenham um feliz ano novo (na altura em que escrevo isto, aínda estamos em 2004) :D

O que existe, é a base do OSX, que é o darwin.
Mas se calhar a pergunta original queria englobar o ambiente gráfico.
O darwin é realmente a base do SO e existe para x86, no entanto, o Aqua, que é o ambiente gráfico todo bonito não existe.
No entanto, não sei se será possível correrem as aplicações de OSX no darwin em x86. É uma questão de o instalar, junto com o kde, por exemplo e tentar executar as aplicações gráficas.

Cumps para todos

;)
 
Nunca daria para correr os programas do X em linux.
E as "partes" do programa que usa "rotinas" do interface Aqua?

Mas seja como for, a Apple tem o X a correr em maquinas x86.
Tinha o Jaguar (X.2), mas não sei se tem o Panther ou o Tiger.
Na altura falava-se de que a Apple ia largar os ***** e começar a usar x86 porque não havia ninguem que quizesse continuar a fabricar e desenvolver o *****.
E lá apareceu a salvadora IBM que decidiu fazer o G5...
 
resumindo, a unica maneira seria emulaçao entao ne ?
apesar d ser base tb no darwin, a manipulaçao do codigo pela Apple n permite correr directamente :(
obrig a tds pela preciosa ajuda :)
 
Sim, mas quem os fazia era a Motorola.
O G5 não é bem um *****, é mais um "derivado" do IBM Power4.
Já não tem a participação da Motorola.
 
Encarnado disse:
Sim, mas quem os fazia era a Motorola.
O G5 não é bem um *****, é mais um "derivado" do IBM Power4.
Já não tem a participação da Motorola.

Desculpa lá mas isso não está correcto. Toda a família ***** foi derivado do core POWER (Performance Optimization With Enhanced RISC) da IBM. Desde do primeiro e velhinho ***** 601. O próprio nome indica isso. ***** era um POWER orientado para Performance Computing porque os POWER's só eram usados em mainframes da IBM, ou seja, ambientes intensos em processos simultâneos. A arquitectura ***** nasceu para desenrascar a Motorola porque os 68xxx/88xxx já não davam mais e porque a IBM precisava de atacar outros mercados. Foi criada uma arquitectura aberta e 2 fabricantes começaram a produzi-los. A Motorola e a IBM. A Motorola inicialmente entrou com o bus para tornar a arquitectura similar com a motorola 68k/88k e a Apple, como grande primeiro cliente, ajudava que a nova plataforma pudesse correr o seu software para motorola 68k e suavemente fazer a transição para a arquitectura *****. A IBM preocupou-se também com outros mercados e foi desenvolvendo a arquitectura juntamente com a Motorola de acordo com a necessidade dos seus clientes. Não esquecer que os *****'s são muito usados na industria como processador embebido.

Como arquitectura aberta que é até tu podes desenvolver o teu ***** *Encarnado*.
 
Xpirit disse:
Como arquitectura aberta que é até tu podes desenvolver o teu ***** *Encarnado*.

Mais um processador "incompativel" com o resto?
Não obrigado :)

Esta historia é que não conhecia.
Desfez-me algumas duvidas q tinha.
Thks.
 
Back
Topo