1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

duvida Mac OS X

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por APLinhares, 28 de Dezembro de 2004. (Respostas: 15; Visualizações: 1093)

1. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

boas. tenho 1 duvida. segundo o k li, este sistema operativo tem algo d baseado em unix/linux certo ? :rolleyes:
    se sim,seria entao possivel correr este mm n1 a64 ?
    julgo k existe "variaveis" deste versao pc, s alkem me poder dar feedback agradeço :D

abraço

2. timber

timber Zwame Advisor

O kernel do Mac OS X (Darwin) e baseado no BSD
    É opensource e portanto podes compilar pro que te apetecer e ate deve haver binarios pre-compilados para AMD64
    Agora uma coisa e o kernel a outra e o pacote (MAC OS X). E esse não arranjas para outra coisa que seja PowerPC. A Apple essa quase de certeza que tem builds internas do MacOS X para x86 (mas isto e uma opiniao minha). E duvido que a Apple alguma vez venda MacOS para algo que nao sejam os processadores dos PC's deles porque a facturação deles vem da venda do hardware.

3. DJS

DJS Power Member

existem emuladores de mac os pra pc mas segundo me lembro akilo perdia mt performance. :mad:

4. APLinhares

Staff Member

exacto, eu referia compilaçoes,n o pacote :p
    pois,existe emulaçao mas isso é 1 porcaria :(
    dd ja obrig :)

5. PDI

PDI Power Member

Ja agora vou fazer uma pergunta.

No Linux, tanto ele esteja instalado num x86;mac ou numa sum ( e claro que cada maquina com o Linux compilado para ela propia) qualquer programa para linux serve em qualquer maquina.

Não avera ipotese de se por o BSD num x86 e correr programas do mac( eu sei que isso seria um erro gigantesco da parte da Apple, mas so não erra quem não faz)

6. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

http://developer.apple.com/darwin/

Existe para PPC e x86.

7. PDI

PDI Power Member

Muito interesante sim senhor

8. Encarnado

Encarnado [email protected] Member

Assim era bem porreiro não era?
    Claro que a Apple dificultou a coisa.

O Core do Mac OS X existe para x86, o que não existe é o interface (Finder) que corre sobre FreeBSD e Darwin. E os modulos Cocoa e Carbon parece que também só existem "na" Apple.

Emulador tens o PearPC que boota a seed do X.4.
    O X diz que o meu P4/1800 é um G4/600 mas a performance não é nem parecida ao real...

9. xtr3me

xtr3me Power Member

Boas

Espero que tenham tido todos um óptimo natal e que tenham um feliz ano novo (na altura em que escrevo isto, aínda estamos em 2004) :D

O que existe, é a base do OSX, que é o darwin.
    Mas se calhar a pergunta original queria englobar o ambiente gráfico.
    O darwin é realmente a base do SO e existe para x86, no entanto, o Aqua, que é o ambiente gráfico todo bonito não existe.
    No entanto, não sei se será possível correrem as aplicações de OSX no darwin em x86. É uma questão de o instalar, junto com o kde, por exemplo e tentar executar as aplicações gráficas.

Cumps para todos

;)

10. Encarnado

Nunca daria para correr os programas do X em linux.
    E as "partes" do programa que usa "rotinas" do interface Aqua?

Mas seja como for, a Apple tem o X a correr em maquinas x86.
    Tinha o Jaguar (X.2), mas não sei se tem o Panther ou o Tiger.
    Na altura falava-se de que a Apple ia largar os PowerPC e começar a usar x86 porque não havia ninguem que quizesse continuar a fabricar e desenvolver o PowerPC.
    E lá apareceu a salvadora IBM que decidiu fazer o G5...

11. SamuHell

SamuHell Power Member

Viva a IBM!! Depois de compactuar com o regime Nazi salvaram os PowerPC!!
    Hiphip, HURRA!!

12. APLinhares

Staff Member

resumindo, a unica maneira seria emulaçao entao ne ?
    apesar d ser base tb no darwin, a manipulaçao do codigo pela Apple n permite correr directamente :(
    obrig a tds pela preciosa ajuda :)

13. Xpirit

Xpirit Banido

Mas o PowerPC sempre foi da IBM com participação da Motorola e Apple.

14. Encarnado

Sim, mas quem os fazia era a Motorola.
    O G5 não é bem um PowerPC, é mais um "derivado" do IBM Power4.
    Já não tem a participação da Motorola.

15. Xpirit

Xpirit Banido

Desculpa lá mas isso não está correcto. Toda a família PowerPC foi derivado do core POWER (Performance Optimization With Enhanced RISC) da IBM. Desde do primeiro e velhinho PowerPC 601. O próprio nome indica isso. PowerPC era um POWER orientado para Performance Computing porque os POWER's só eram usados em mainframes da IBM, ou seja, ambientes intensos em processos simultâneos. A arquitectura PowerPC nasceu para desenrascar a Motorola porque os 68xxx/88xxx já não davam mais e porque a IBM precisava de atacar outros mercados. Foi criada uma arquitectura aberta e 2 fabricantes começaram a produzi-los. A Motorola e a IBM. A Motorola inicialmente entrou com o bus para tornar a arquitectura similar com a motorola 68k/88k e a Apple, como grande primeiro cliente, ajudava que a nova plataforma pudesse correr o seu software para motorola 68k e suavemente fazer a transição para a arquitectura PowerPC. A IBM preocupou-se também com outros mercados e foi desenvolvendo a arquitectura juntamente com a Motorola de acordo com a necessidade dos seus clientes. Não esquecer que os PowerPC's são muito usados na industria como processador embebido.

Como arquitectura aberta que é até tu podes desenvolver o teu PowerPC *Encarnado*.

16. Encarnado

Mais um processador "incompativel" com o resto?
    Não obrigado :)

Esta historia é que não conhecia.
    Desfez-me algumas duvidas q tinha.
    Thks.

Partilhar esta Página